A metodologia de growth hacking, que surgiu em 2010 com Sean Ellis (fundador da GrowthHackers), consiste na realização constante de experimentos para validar hipóteses e, com isso, contribuir com o crescimento das empresas. A prática tem se tornado cada vez mais popular. De acordo com o relatório The State of Growth 2023, divulgado pela Growth Hackers, 61% das companhias entrevistadas desejam manter ou aumentar o seu investimento em growth neste ano.
Devido ao crescimento que o growth hacking pode proporcionar, muitas pessoas o associam somente a organizações escaláveis, que têm potencial para expandir em velocidade e utilizando poucos recursos, como a Uber, Airbnb, Netflix, entre outras. Contudo, é possível aplicar a metodologia também em negócios tradicionais, como empresas de serviços, que podem gerar grandes resultados ao implementar uma cultura de experimentação.
Isso porque, quando falamos de growth, não estamos nos referindo à geração de leads, mas sim a uma metodologia aplicada a experimentos para poder aumentar o número de clientes. Para isso, é necessário ter uma mentalidade voltada para o crescimento, que pode ser implementada independente da companhia ser escalável ou não. Quanto mais isso se tornar algo cultural dentro das organizações, maiores são as chances de sua estratégia ser efetiva.
O ponto de partida para essa aplicação é olhar para dentro de casa, encontrar oportunidades de ser mais eficiente por meio da análise de dados e, com isso, se posicionar melhor digitalmente. Por isso, os esforços devem ser voltados para crescimento interno e melhoria contínua.
Mercado mais maduro
Pelo que observo, o mercado ainda está amadurecendo na questão de elaborar estratégias de crescimento. Antigamente, existia o time de vendas, que ficava responsável por ir aos eventos, desenvolver relacionamentos e fazer ligações, e tinha o pessoal do marketing, que cuidava da parte institucional da marca. Hoje, o marketing está muito mais conectado no processo de geração de oportunidade de vendas do que antes. Portanto, as empresas perceberam a necessidade de transformar essa mentalidade e, cada vez mais, equipes de marketing e vendas trabalham juntas pelo crescimento dos negócios, impulsionado por growth hacking.
Como aplicar growth em empresas não escaláveis?
É possível aplicar a metodologia de growth hacking em companhias de qualquer segmento. Para isso, é necessário focar em quatro passos:
- Ter uma mentalidade de crescimento em todas as áreas da organização, para conseguir alcançar os objetivos. Todos os colaboradores devem estar em consenso sobre o que precisa ser feito. Para isso, a retenção de talentos é crucial, pois quando a equipe é mantida, a cultura se fortalece. É a mesma coisa que acontece nos esportes, por exemplo. Os melhores times, na maioria das vezes, são os que jogam juntos há mais tempo;
- Possuir uma estratégia bem definida e segui-la à risca. No mercado existe algo que eu chamo de “estratégia de prateleira”, que é quando uma empresa decide adotar determinado método pela sua popularidade, ao invés de realmente pensar e elaborar um planejamento que a companhia realmente precise. É necessário, portanto, construir um planejamento adequado, focando primeiramente em atingir objetivos e resultados, ao invés de agir por impulso;
- Investir na experimentação, para sempre ter algo novo a ser validado. O importante aqui é a frequência com que são realizados os experimentos. Segundo o relatório The State of Growth 2023, a maioria das lideranças entrevistadas (45,37%), revelaram realizar o número mínimo de 1 a 5 experimentos por mês. Portanto, não importa a quantidade, mas sim a regularidade;
- Manter consistência, pois a partir do momento em que o processo começa a render os primeiros resultados, é fundamental continuar aplicando a mesma receita, para que assim o crescimento seja cada vez maior.
O growth tem esse ciclo de levantamento de hipótese, priorização, teste e análise, para poder descobrir maneiras de gerar mais resultados, sem precisar fazer grandes investimentos. Em suma, você só poderá experimentar o avanço do seu negócio se entender o growth hacking não como uma metodologia, mas sim como uma mentalidade de crescimento em todas as áreas. É isso que fará com que os objetivos sejam atingidos.
*Alex Compri é Sócio e Head de Growth da BRSA
COMPARTILHAR ESSE POST