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4 passos para a criação de conteúdos compatíveis com as tendências, segundo Tiktok

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

1 de mar. de 2024

CATEGORIA

Mídia

Reconhecendo a própria relevância como um berço de tendências, o TikTok publicou nesta semana o Trends Digest. A publicação, feita sob a assinatura do TikTok for Business, traz insights sobre quatro elementos essenciais para a criação de conteúdos compatíveis com as tendências criadas pelo público da plataforma.

O TikTok começa explicando a essência do que considera ser uma tendência. A reflexão passa pela diferenciação do que é, de fato, uma tendência, e do que está “na moda”. Partindo dessa comparação, a plataforma divide os insights em momentos de tendência, com fenômenos mais consolidados, e sinais de tendência, indicativos de fenômenos que podem ou não estourar, ressaltando que quanto mais momentos de tendências são identificados, maiores são os sinais de tendência.

Segundo a plataforma, as tendências são compostas por quatro elementos principais: mensagem de tendência, hashtags associadas, identidade sonora e narrativa visual. Para um momento de tendência, esses elementos são mais definidos, o que torna mais desafiador para as marcas se envolverem rapidamente. Os sinais de tendência, por sua vez, são mais amplos, abrindo mais espaço para a criatividade das marcas.

Estas são as sugestões dadas pelo TikTok para usuários que desejam fazer publicações baseadas na estrutura:

Mensagem: Núcleo dos vídeos, as mensagens são narrativas que devem ser elaboradas a partir de um divertido senso de ilusão.Hashtags associadas: Várias hashtags se destacam no TikTok. Aqui, o segredo é escolher aquelas que são mais compatíveis com a essência, o posicionamento e o dia-a-dia da marca.Identidade sonora: Como sugere o nome, a ideia é escolher uma trilha sonora única, capaz de aumentar a visibilidade de uma marca em um momento de tendência.Narrativa visual: A plataforma sugere o uso de slides de carrossel ou conceitos conversacionais, criados a partir da conversa entre dois ou mais atores que desdobram a mensagem.O Case ElleNL

O artigo destaca que os usuários do TikTok estão recorrendo a vídeos construídos por slides de carrossel ou recortes de conversas entre dois ou mais personagens. Isso traz às postagens um toque otimista sobre situações cotidianas, o que, por sua vez, faz com que as pessoas se identifiquem com os conteúdos que consomem.

Entendendo a lógica da identificação e aproveitando um momento de tendência descrito pela exibição dos itens que compõem o ambiente de um escritório, a Elle Netherlands utilizou o formato carrossel para mostrar artigos como smartphones, bolsas, prendedores de cabelo e chaveiros pertencentes às diferentes integrantes da equipe.

Neste caso, a comparação de pertences corriqueiros e comuns a qualquer pessoa foi a trend message escolhida pela Elle, acompanhada pela hashtag associada #OfficeTok. O vídeo também contou com uma trilha sonora associada à tendência e utilizou um carrossel composto pelas fotos dos pertences de cada participante para montar a narrativa visual.

Atualmente, a ElleNL coleciona 8175 seguidores na plataforma e quase 199 mil visualizações em vídeos que mostram o dia-a-dia das colaboradoras. Por que isso funciona? Segundo o TikTok, conteúdos de bastidores oferecem uma janela que permite que o mundo olhe para a marca e conheça a sua personalidade de uma forma mais pessoal. Isso, por sua vez, faz com que os usuários se sintam mais conectados com uma empresa.

Leia também: Spoleto aumenta conversões em 2,5x e reduz o CPM em 40% no TikTok

Clube Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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