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4 passos essenciais para engajar consumidores no Pinterest

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Tempo de Leitura 3 min

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21 de nov. de 2024

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Notícias

4 passos essenciais para engajar consumidores no Pinterest
4 passos essenciais para engajar consumidores no Pinterest
4 passos essenciais para engajar consumidores no Pinterest

O Pinterest alcançou mais de 500 milhões de usuários ativos mensais – um aumento de 12% em sua base global. Mundialmente, 42% desta população é composta por integrantes da Geração Z, enquanto no Brasil, 64% do público da plataforma é formado por mulheres adultas.

Entender o público do Pinterest – quem são estas pessoas, o que querem e como elas se comportam – é um passo crucial para que as marcas possam explorar o potencial publicitário da plataforma, utilizada como vitrine de compras por 55% dos usuários.

Funcionando como um catálogo de inspirações e referências visuais em diversas áreas, como decoração, looks, culinária, casamentos e planejamento de eventos, o Pinterest transfere o foco da interação direta entre os usuários para a curadoria e descoberta de ideais visuais.

De olho nas engrenagens da plataforma, a Vidmob analisou dados e métricas de desempenho das principais categorias da plataforma e identificou boas oportunidades de Marketing. Mas para aproveitá-las de forma plena, marcas precisam tomar alguns cuidados. São eles:

Reflita a mentalidade do usuário para mostrar os serviços

As marcas do setor de hospitalidade – voltadas para férias, restaurantes, entretenimento e eventos – que se alinham com tópicos de pesquisa populares no Pinterest podem aproveitar o poder das preferências do usuário da plataforma.

A Vidmob avaliou uma campanha criativa criada por uma destas marcas, direcionada ao tema noivas, um dos mais buscados no Pinterest. A ação apresentou os serviços de cerimônia e recepção da marca, permitindo que eles atingissem efetivamente seu público-alvo. A abordagem resultou em um aumento de 76% na taxa de cliques em pin (PCR) em comparação com a média da conta. 

Esse sucesso ressalta a importância de entender as preferências do público, os comportamentos de pesquisa e a mentalidade da plataforma para maximizar a eficiência de custos e o retorno sobre o investimento em anúncios.

Alinhe o call to action com os valores da plataforma

Além de focar nas categorias que os usuários buscam, adaptar os elementos tradicionais da marca para se alinhar às preferências da plataforma pode ser uma abordagem eficaz. Avaliando uma campanha de outra marca do setor de hospitalidade, a Vidmob identificou uma queda de 38% nos cliques em uma mensagem com o call to action “Reserve Agora”.

A mensagem direta pode ser excessiva para os usuários que, geralmente, estão sonhando com suas próximas férias e ainda estão nos estágios iniciais do planejamento. CTAs que evocam uma conexão emocional, como "Seu Refúgio de Verão Começa Aqui", “A Praia está chamando” e "Viva a Boa Vida", tiveram melhor desempenho, pois se alinham com o espírito exploratório dos usuários do Pinterest.

Amplie o apelo do lifestyle

Além de melhorar as mensagens da campanha, as marcas também devem focar em aspectos individuais que afetam as reservas, como comodidades, atividades e opções gastronômicas, além da localização. O conteúdo relacionado a alimentos e bebidas é uma boa oportunidade para aumentar o apelo de lifestyle dessas marcas.

Usar a cultura gastronômica do Pinterest é uma estratégia eficaz, já que é uma das categorias mais populares na plataforma. Por exemplo, uma marca do segmento contou com aumento de 82% no engajamento ao usar conteúdo de comida. Incorporar experiências culinárias aspiracionais na mensagem de luxo e conforto pode aumentar o engajamento e fortalecer a marca na plataforma.

Conteúdo selecionado e lookbooks

Os pins relacionados ao lifestyle são muito populares no Pinterest. Usar o entusiasmo da plataforma pela moda tem sido eficaz para atrair também quem busca por férias. Inspirados por moda e lookbooks – uma coleção de fotografias compiladas –, e aproveitando a base de usuários predominantemente feminina de 70% da plataforma, uma marca de hospitalidade realizou campanhas de moda que destacaram o glamour das férias em Las Vegas, nos Estados Unidos.

A abordagem resultou em um aumento de 80% na taxa de cliques, graças às imagens aspiracionais de moda. Alinhando com as preferências da plataforma, a marca atraiu com sucesso aqueles que desejavam ter uma experiência sofisticada em uma viagem internacional por meio do conteúdo estilizado no Pinterest.

Leia também: Pinterest apresenta novos recursos com IA e automação para anunciantes

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Ian Cândido

Repórter

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