MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

McDonald’s é a marca de fast food mais consumida do Brasil

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

26 de mai. de 2025

CATEGORIA

Notícias

méqui
méqui
méqui

O McDonald’s mantém a liderança entre as marcas de fast food mais consumidas do Brasil, segundo o estudo Brand Footprint Brasil Out of Home QSR 2025, realizado pela Worldpanel. A gigante do setor atingiu 76,4 milhões de pontos de contato na métrica CRP (Consumer Reach Points), que considera o número de lares compradores e a frequência de consumo. Logo atrás vêm Burger King (68,5M), Pizza Hut (26,3M), Habib’s (19,8M) e Giraffas (16,5M).

Além da liderança consolidada, o McDonald’s se destaca por registrar crescimento em todos os canais – consumo no ponto de venda (PDV), e-commerce e drive-thru. A estratégia da rede é clara: ampliar os pontos de contato com o consumidor e se adaptar aos novos hábitos de compra, que combinam conveniência e experiência.

Concorrência em movimento

Apesar da vantagem numérica, os concorrentes ganham terreno. O Burger King foi a marca que mais conquistou novos compradores no período, somando mais de cinco milhões de clientes adicionais entre 2023 e 2024. Segundo David Fiss, Diretor de Novos Negócios da Worldpanel, o avanço vem do aumento da presença de jovens de 11 a 29 anos nas lojas físicas e da adesão crescente de consumidores acima dos 50 anos no ambiente digital.

Já o Cabana Burger se destacou pelo maior crescimento em penetração, com alta de 87,5%, especialmente entre consumidores das classes A e B e na faixa de 40 a 49 anos. A performance revela o apelo das marcas que oferecem diferenciação e posicionamento mais premium.

Nesse mesmo segmento, o Madero também avança, com crescimento de 14,3% em penetração e um tíquete médio por comprador 95% superior ao do McDonald’s. A marca aposta em elevar o gasto por visita, unindo velocidade de atendimento à proposta de qualidade superior.

Mudanças no consumo e oportunidades para o Marketing

Os dados reforçam a importância de uma abordagem omnicanal no setor. A preferência dos brasileiros ainda recai sobre o consumo presencial (49,3% das ocasiões), mas o e-commerce já representa 29,2% das interações, seguido por telefone (12,4%) e drive-thru, que cresceu em penetração.

O estudo também mostra que 62% da população brasileira consumiu fast food ao menos uma vez em 2024, com crescimento de 16% nas ocasiões de consumo e leve alta no número de consumidores. O gasto médio anual no setor foi de R$ 263, com frequência média de cinco visitas por pessoa.

Outro ponto relevante é a ampliação da amostra da Worldpanel, que agora cobre o comportamento de 147,6 milhões de brasileiros, contra 47,4 milhões na edição anterior, o que permite uma leitura mais abrangente das preferências regionais e reforça o papel estratégico do Marketing local na conquista de novos públicos.

Leia também: Como o Burger King fez do seu posicionamento o principal elo com público-alvo

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme