Poucas pessoas apreciam a sensação de copiar ou ser copiado por alguém. E em um mundo onde atributos como originalidade e autenticidade são cada vez mais valiosos, a aversão às cópias - recebidas ou infligidas - se estende de forma estratégica ao Marketing.
Para começar, é preciso entender que em um cenário marcado pela economia da atenção, no qual marcas se degladiam pela atenção do consumidor, os gastos com Marketing tendem a aumentar. Neste ano, o investimento global no setor deverá crescer 8,2% e chegar a US$1 trilhão, conforme apontam dados divulgados pela Warc.
O que isso quer dizer? Primeiro, que o aumento dos investimentos será proporcional ao aumento de campanhas dos mais diferentes formatos e veiculadas em diversos canais. Segundo que, em função deste crescimento, também crescem as chances de que os consumidores sejam impactados por publicidades semelhantes - ou genéricas, se preferir.
Pensando nisso, Hérica Machado, fundadora e Head de Estratégia da KARU, afirma que a chave para a personalização assertiva, capaz de fazer com que empresas saiam do óbvio nas campanhas de Marketing, está na leitura e interpretação correta dos dados disponíveis, e ressalta que cada indicador se faz importante na discussão sobre o que deve ser levado em conta durante o planejamento.
Gustavo Alves, sócio e Head de Projetos e Atendimento na KARU, complementa destacando que a importância de dar um passo atrás para aprofundar o entendimento de cada cenário, grupos de públicos e como tudo isso se relaciona com os objetivos iniciais. Segundo ele, em cenários táticos, cabe perguntar: “como minha mensagem se comportaria em diferentes canais e formatos?”.
A dupla separou quatro dicas para empresas que buscam fugir do 'mais do mesmo' em suas campanhas de Marketing.
Entenda o contexto, o mercado, a cultura e as características da empresa
Uma estratégia assertiva precisa de uma leitura do cenário para trazer hipóteses e caminhos de solução real. Para Hérica, o entendimento do mercado traz insights poderosos para o desenvolvimento de ações que geram impacto para levar o negócio para outro nível. É preciso buscar uma evolução e performance com assertividade na mensagem para o público correto.
A Head de Estratégia ressalta que o entendimento dos dados históricos, de mercado e do negócio são guias para encontrar a solução mais eficaz. Conectar várias personas, soluções, produtos e praças de maneira assertiva só é possível com o desenvolvimento de uma estratégia sob medida, que leve em consideração cada uma dessas nuances e consiga projetar as iniciativas a longo prazo.
Converse com o público certo
Para Gustavo, a pergunta que deve ser feita é: Em meio a diversas comunicações, como sua mensagem se conecta com o público desejado? Segundo ele, a resposta está em duas coisas: aprendizados e falar a língua do seu público-alvo. Isso, no entanto, só será possível com timing e uma operação ágil.
Nesse sentido, segmentar por interesse ou usar um mix de formatos, por exemplo, oferece uma oportunidade única para alcançar esse grupo específico de usuários. Mais que uma mera função numérica, a análise de dados sobre o público é fundamental para contextualizar e reforçar a assertividade. Diminuir os ciclos de aprendizado e otimizar tudo que tiver alcance enquanto uma campanha estiver no ar também é sinônimo de sucesso.
Conecte a sua marca com mais princípios
Hérica defende o alinhamento à pauta ESG como uma maneira de trabalhar os princípios da marca. Dessa forma, é possível conectar os pilares relacionados ao meio ambiente, pessoas/sociais e a governança do negócio.
Ela ressalta que empresas orientadas ao ESG, com indicadores e metas bem definidos podem elevar a sua reputação no mercado como também seu valuation. Naturalmente, o movimento deve ser espontâneo. Isso requer que as marcas estejam comprometidas e engajadas tanto em fazer do mundo um ambiente melhor quanto em se relacionar com a sociedade em uma relação de retorno.
Não se esqueça do tailor made
Gustavo relembra que o tailor made (sob medida, em franca tradução) é uma forma especializada de entregar serviços ou qualquer solução. Ao invés de absorver uma problemática e tratá-la de maneira genérica, opções tailor made oferecem novas formas, abordagens e maneiras de resolver um problema. Essa abordagem individualizada aumenta a eficiência, pois reconhece a singularidade de cada situação.
Hérica complementa argumentando que cada negócio é um organismo, que está em uma fase diferente e tem seus dilemas próprios. Por isso, é de extrema importância que exista um entendimento mais profundo para ações eficientes. Ela encerra o raciocínio com um questionamento: se cada negócio tem suas próprias características, por que tratar as soluções de Marketing, mensagem e expansão de vendas da mesma maneira?
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