MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

32% das empresas ainda não utilizam CRM, segundo os próprios profissionais de Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 1 min

DATA

11 de dez. de 2024

CATEGORIA

Notícias

32% das empresas ainda não utilizam CRM, segundo os próprios profissionais de Marketing

Uma empresa que não usa ou não aproveita todo o potencial do CRM, pode estar perdendo oportunidades valiosas para otimizar relacionamentos com clientes e gerar melhores resultados. Mas, de acordo com os profissionais de Marketing da comunidade do Mundo do Marketing, o CRM ainda não é utilizado de maneira mais completa. 

Uma enquete no LinkedIn, com 188 pessoas, levantou dados sobre o nível de utilização de CRM nas empresas. Os resultados apontaram que 23% dos respondentes utilizam o CRM de forma avançada, enquanto a maioria (39%) afirmou usar de forma básica. Ainda, 6% mencionaram estar no processo de implementação, e 32% indicaram que suas empresas não possuem um CRM.

Os dados refletem um cenário diverso, evidenciando que, apesar da adoção crescente, muitos ainda estão no início da jornada com a ferramenta ou sequer começaram. Isso demonstra a necessidade de mais educação sobre os benefícios do CRM e estratégias para integrá-lo de forma eficiente.

CRM para 2025

Tendências de CRM para 2025

Segundo Renan Marafigo, diretor de CRM da Cadastra, o futuro do setor dependerá de pilares como personalização avançada, integração de dados e uso de inteligência artificial para melhorar a experiência do cliente. 

Veja 5 tendências de CRM para 2025:

Personalização além do nome: experiências únicas, indo além de abordagens básicas.

Integração de dados: essencial para consolidar a visão do consumidor.

IA na personalização: potencializa campanhas e otimiza conversões.

Foco na retenção: intensificando a fidelização.

Destaque para experiência do cliente: como diferencial competitivo.

Leia também:  3 funções de CRM para identificar problemas e traçar novos objetivos em vendas

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar