Uma empresa que não usa ou não aproveita todo o potencial do CRM, pode estar perdendo oportunidades valiosas para otimizar relacionamentos com clientes e gerar melhores resultados. Mas, de acordo com os profissionais de Marketing da comunidade do Mundo do Marketing, o CRM ainda não é utilizado de maneira mais completa.
Uma enquete no LinkedIn, com 188 pessoas, levantou dados sobre o nível de utilização de CRM nas empresas. Os resultados apontaram que 23% dos respondentes utilizam o CRM de forma avançada, enquanto a maioria (39%) afirmou usar de forma básica. Ainda, 6% mencionaram estar no processo de implementação, e 32% indicaram que suas empresas não possuem um CRM.
Os dados refletem um cenário diverso, evidenciando que, apesar da adoção crescente, muitos ainda estão no início da jornada com a ferramenta ou sequer começaram. Isso demonstra a necessidade de mais educação sobre os benefícios do CRM e estratégias para integrá-lo de forma eficiente.
Tendências de CRM para 2025
Segundo Renan Marafigo, diretor de CRM da Cadastra, o futuro do setor dependerá de pilares como personalização avançada, integração de dados e uso de inteligência artificial para melhorar a experiência do cliente.
Veja 5 tendências de CRM para 2025:
Personalização além do nome: experiências únicas, indo além de abordagens básicas.
Integração de dados: essencial para consolidar a visão do consumidor.
IA na personalização: potencializa campanhas e otimiza conversões.
Foco na retenção: intensificando a fidelização.
Destaque para experiência do cliente: como diferencial competitivo.
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