MADE POSSIBLE BY

Powered by

Vibra cria “Loja de Inconveniência” para conscientizar sobre violência sexual infantil

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

17 de mar. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Diante do dado alarmante de que apenas 8,5% dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes são denunciados (IPEA, 2023), a Vibra lança a Loja de Inconveniência, uma instalação interativa localizada na área externa do Shopping Cidade São Paulo, na Avenida Paulista.

Aberta ao público de 20 a 23 de março, a iniciativa propõe uma experiência que desafia as expectativas dos visitantes. No lugar de produtos tradicionais, eles encontrarão um circuito imersivo com embalagens redesenhadas para expor dados oficiais sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil.

O percurso da loja segue uma narrativa estruturada, começando pela exposição de dados sobre a violência sexual infantil e culminando na convocação à denúncia por meio do Disque 100.

Prateleiras, gôndolas, geladeiras, mostruários e até os próprios funcionários da loja foram projetados para ir além da exposição de estatísticas. Cada elemento foi concebido para provocar incômodo e traduzir, de forma sensorial, o impacto devastador da violência sexual.


Na seção de mercearia, os visitantes encontram embalagens de pano de chão com a mensagem: “Não passe pano para parentes. 71,5% dos casos de violência sexual são cometidos por familiares”. Já na área de brinquedos e doces, são apresentados os impactos psicológicos enfrentados pelas vítimas, como ansiedade, transtornos alimentares, depressão e síndrome do pânico.

Ao longo da visitação, sons, alterações climáticas e interações sensoriais intensificam a experiência. No caixa, os participantes recebem uma "nota fiscal", destacando informações sobre a gravidade do problema. Outra ativação dentro da loja é o quadro de "Funcionário do Mês", que homenageia ativistas que se dedicam ao combate à violência sexual infantil. No final, um espelho convida os visitantes a se enxergarem como os próximos agentes de proteção.

Segundo Ernesto Pousada, CEO da Vibra, o combate a essa violência é um compromisso inegociável da Vibra. A Loja de Inconveniência reflete o propósito de mobilizar a sociedade para transformar essa realidade, muitas vezes invisibilizada. A informação tem um papel essencial, e por isso, todos os recursos estão sendo utilizados para sensibilizar e engajar o público.

Leia também: Agora é MSP Estúdios: o reposicionamento da Maurício de Sousa Produções

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar