MADE POSSIBLE BY

Powered by

Vendas no varejo crescem 10,9% em abril, aponta SpendingPulse

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

23 de jun. de 2025

CATEGORIA

Notícias

O varejo brasileiro registrou um crescimento de 10,9% nas vendas totais em abril de 2025, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. É o que aponta o SpendingPulse, levantamento da Mastercard que monitora o desempenho do consumo no país.

Os setores que mais se destacaram no período foram hospedagem (21,4%), supermercados (17,2%) e eletrodomésticos (16,7%). A Páscoa foi um dos principais impulsionadores do bom desempenho do varejo, estimulando especialmente categorias ligadas a alimentos e consumo fora do lar.

A análise regional mostra que Santa Catarina liderou o crescimento, com alta de 21,1%, seguido por Rio Grande do Sul (17,9%). O setor de alimentos apresentou desempenho relevante em quase todo o país, com destaque para Santa Catarina (26,6%), Espírito Santo (23,0%) e Rio Grande do Sul (19,7%). Já Brasília (13,3%), Pernambuco (13,0%) e Maranhão (13,0%) tiveram avanços mais moderados no segmento.

O levantamento considera todos os meios de pagamento, incluindo compras online e em lojas físicas, e oferece uma fotografia abrangente do consumo no Brasil.


SpendingPulse é relançado no Brasil com dados mais precisos

Diante da crescente demanda por análises mais detalhadas, a Mastercard anunciou o relançamento do SpendingPulse no Brasil, agora com uma versão aprimorada e com maior capacidade de leitura regional.

Presente em 19 países, o SpendingPulse utiliza dados agregados e anônimos da Mastercard combinados a modelos estatísticos para medir o desempenho do varejo. A nova versão passa a oferecer uma segmentação mais granular, com dados detalhados de mais de 50 mesorregiões nos estados do Sul e Sudeste.

Com isso, empresas, analistas e profissionais do mercado passam a ter acesso a um painel interativo, que entrega indicadores-chave, tendências de consumo e relatórios mensais aprofundados — uma ferramenta que se torna ainda mais estratégica para embasar decisões em cenários econômicos dinâmicos.

“O SpendingPulse oferece uma compreensão mais precisa dos hábitos de compra dos brasileiros, permitindo que empresas alinhem suas operações às mudanças no comportamento de consumo”, destaca Gustavo Arruda, economista-chefe para América Latina e Caribe do Mastercard Economics Institute.

Leia também: Mastercard aproxima consumidores da gastronomia em nova parceria com Guia Michelin

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar