A Unilever Food Solutions, em parceria com a Iris Worldwide, está trazendo uma solução inovadora contra o desperdício de alimentos no setor gastronômico: a Casa Zero. Realizada nos dias 2 e 3 de dezembro, em São Paulo, a experiência imersiva foi o ponto alto de uma ampla campanha que visa educar operadores de restaurantes sobre o uso eficiente dos alimentos.
De acordo com o movimento social Pacto Contra a Fome, o Brasil desperdiça 55 milhões de toneladas de alimentos anualmente, apesar de ser um dos maiores produtores do mundo. Atenta a essa realidade, a Unilever Food Solutions decidiu intensificar seus esforços para reduzir perdas na cadeia alimentar.
Mais do que um evento, a Casa Zero foi uma experiência educacional e inspiradora. Aberto ao público mediante cadastro, o evento foi palco para palestras e workshops que abordaram técnicas de reaproveitamento e boas práticas de cozinha para evitar o desperdício.
A Casa Zero contou ainda com a participação de chefs renomados, como: Chef Dario Costa, vencedor em 2020 do reality "Mestre do Sabor", Lucas Corazza, Confeiteiro, Cozinheiro, e Apresentador do programa Que Seja Doce no GNT, Edson Leite, fundador da Gastronomia Periférica, Heaven Delhaye, Chef de cozinha, apresentadora de televisão brasileira e fundadora de quatro restaurantes no eixo RJ_SP, entre outros grandes nomes. Operadores de restaurantes e influenciadores do setor também estarão presentes como convidados da ação.
“Buscamos com esta ação trazer maior conscientização sobre a utilização total dos alimentos no ambiente gastronômico profissional. A Casa Zero concretiza nossos esforços em uma grande campanha de comunicação para o food service”, destaca Adriana Vichino, diretora de Marketing Latam da Unilever Food Solutions.
Educação como pilar central
A Casa Zero foi além da inspiração ao oferecer sessões práticas sobre a gestão de alimentos. As ações incluíram palestras, talks com especialistas e workshops que exploraram soluções criativas para problemas do cotidiano dos restaurantes. Para Adriana Vichino, “a educação é essencial para ajudar os profissionais a reduzirem o desperdício e melhorarem a eficiência de suas operações”.
Desde 2023, a Iris Worldwide atua como parceira estratégica da Unilever Food Solutions, trazendo soluções criativas que integram campanhas digitais e experiências offline.
Leia também: Mais de 90% do desperdício alimentar ocorre durante a cadeia produtiva
COMPARTILHAR ESSE POST