O Spotify fechou uma parceria com a plataforma APOIA.se. A novidade permite que criadores expandam suas audiências com a distribuição no serviço de streaming enquanto monetizam o trabalho por meio do financiamento coletivo.
Muitos podcasters já utilizam a APOIA.se como fonte de receita, oferecendo conteúdos exclusivos para seus apoiadores. Com a integração, os criadores podem distribuir seus episódios diretamente no Spotify sem precisar adotar diferentes soluções de assinatura para cada plataforma, mantendo controle total sobre sua base de assinantes, seu conteúdo e sua receita.

Ao mesmo tempo, os assinantes de um podcast na APOIA.se poderão consumir todo o conteúdo sem precisar alternar entre diferentes aplicativos. Segundo Barbara Zamberlan, líder de parcerias com criadores no Spotify Brasil, a integração reforça o compromisso da plataforma em oferecer múltiplos modelos de monetização para os podcasters.
Para isso, a iniciativa amplia o controle dos criadores sobre seus negócios e permite a monetização de conteúdos de forma personalizada. Além disso, Laura Neis, líder do time de sucesso da comunidade na APOIA.se, reforça que a parceria fortalece o ecossistema de podcasts ao facilitar o acesso do público brasileiro ao conteúdo nacional qualificado.
Benefícios para criadores e ouvintes
A APOIA.se oferece aos podcasters um envolvimento mais próximo com sua comunidade, garantindo benefícios exclusivos aos apoiadores, como acesso antecipado a episódios, conteúdos extras, recompensas e sorteios.
A integração com o Spotify amplia as possibilidades de monetização, permitindo que os criadores estabeleçam diferentes níveis de assinatura com recompensas personalizadas, como episódios bônus, mercadorias especiais ou agradecimentos nos créditos.
A novidade foi recebida com entusiasmo por criadores como Stefanie Zorub, host do “Café Com Crime”, que celebra a praticidade da integração e o impacto positivo para seu público mais fiel.
Vitor Soares, do “História em Meia Hora”, também destaca que a maioria de seus ouvintes já está no Spotify, e a possibilidade de entregar os episódios exclusivos diretamente na plataforma facilita a experiência e impulsiona o número de apoiadores.
Leia também: Segmentação ou criatividade: o que torna o Spotify tão atrativo para as marcas?
COMPARTILHAR ESSE POST