O Duolingo conquistou um espaço único no mercado de aprendizado de idiomas, em grande parte devido às suas estratégias de Marketing voltadas para o engajamento. E os mascotes Duo e Lily não nos deixam mentir: os personagens são peças centrais em campanhas recheadas de bom humor e muito celebradas pelos usuários nas redes sociais.
Em entrevista concedida a Bruno Mello no CMO Summit 2024, Analigia Martins, Head de Marketing do Duolingo e mãe da coruja mais famosa do Brasil explicou que o trabalho da plataforma nas redes sociais é feito com o objetivo de viralizar de forma orgânica em ambientes propícios à construção das “febres”, como o TikTok e o Instagram.
A companhia enxergou nas redes sociais uma excelente oportunidade para alcançar o patamar de marca icônica. “Isto era o que a gente mais queria quando a gente chegou aqui, criar essa conexão com as pessoas, inspirar identificação. Conseguimos fazer isso de uma forma tão genuína que os nossos alunos se tornaram grandes embaixadores da marca”, comenta Analigia.
Para isso, um componente chave da estratégia de engajamento do Duolingo é a valorização do conteúdo gerado pelos usuários. Ao incentivar os usuários a criar e compartilhar suas próprias experiências, a marca promove uma conexão autêntica com seu público, aumentando a lealdade de pessoas que deixam de ser alunos e se tornam brand lovers.
Durante a entrevista, Analigia Martins falou mais sobre o Duo, a famosa coruja da marca, e explicou como a equipe monitora métricas como alcance, impressões e taxa de compartilhamento para avaliar a eficácia de suas campanhas e ajustar suas estratégias conforme necessário.
O bate-papo poderá ser acessado na íntegra a partir do dia 15 de outubro, data de início do CMO Summit 2024. Para fazer parte da conversa, basta realizar a inscrição gratuita no site do evento.
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