Profundamente inseridos no ecossistema da internet moderna, consumidores estão se transformando em hubs individuais de comunicação. Este panorama cria uma dinâmica complexa, onde as marcas precisam encontrar maneiras de se destacar e engajar esses indivíduos, que possuem vozes e audiências próprias.
Atentos a este cenário, profissionais de Marketing precisam desenvolver estratégias capazes de integrar nestes múltiplos canais, garantindo que a mensagem da marca seja consistente e atraente em todos eles. Isso, naturalmente, inclui a utilização de conteúdo de qualidade, que possa ser distribuído em diferentes formatos e plataformas.
Esta foi uma das dicas compartilhadas por Fernando Cesário, CMO da ESPM, em entrevista concedida a Edu Wolkan no CMO Summit 2024. O profissional destacou que a fragmentação da comunicação é um impõem um verdadeiro desafio a todos que se propõem a estudar o Marketing e transformar a disciplina em uma carreira.
Na avaliação de Cesário, adentrar estes espaços cada vez mais particulares é um exercício que requer uma atenção especial para o detalhe. “O grande desafio é encontrar elementos fundamentais para gerar despertar interesse e captar a atenção do alvo. Isso, obviamente, passa por várias tentativas, porque um grupo, por mais homogêneo que pareça, tem suas próprias especificidades”, comenta.
Pensando nisso, defendeu o CMO, seria um esforço quase nulo imaginar campanhas com uma única linha criativa, com uma única mensagem e com elementos limitados de abordagem. “É preciso apostar em várias iniciativas e investir nos testes A-B para encontrar aquelas que são mais, obviamente, oportunas e que podem gerar algum tipo de atenção em cenários específicos”, finalizou.
Além dos desafios impostos pela fragmentação da comunicação, Fernando Cesário abordou temas como a mudança do comportamento do consumidor, o crescente desafio do engajamento, a importância das estratégias multicanal e o cada vez mais necessário foco no aprimoramento da experiência do consumidor.
O CMO Summit 2024 acontece nos dias 15, 16 e 17 de outubro. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site do evento.
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