A partir desta sexta-feira (13), mais de 85 marcas promovem cerca de 135 ativações na Cidade do Rock, palco do Rock in Rio. As ações de Marketing incluem de tudo um pouco, e foram desenvolvidas para promover a imersão dos fãs da música nas celebrações do aniversário de 40 anos do festival.
Um desses projetos é em parceria com a Coca-Cola, que se uniu ao festival para criar uma série documental exclusiva com Luísa Sonza, a “POV Luísa Sonza: O Mundo é Meu Lugar”, que começou a ser exibida no TikTok. Com cinco episódios, a série lançada no domingo (25/8) oferece aos fãs um olhar íntimo sobre os bastidores da preparação da cantora para sua estreia no Palco Mundo.
Os episódios acompanham Luísa em seus ensaios, a partir de diferentes pontos de vista, revelando suas ansiedades e desafios, culminando em um episódio final que captura a emoção do dia do show. Essa parceria não apenas celebra a artista, mas também reforça a conexão entre a marca, o festival, e o público, criando uma experiência digital que leva a música além dos palcos.
Em parceria com a Neoenergia, o Rock in Rio apresenta a série documental "Na Rota da Energia", que explora os bastidores da construção da Cidade do Rock com foco em sustentabilidade. Com quatro episódios de cerca de cinco minutos, a série que estreou na quinta-feira (29/8) destaca as iniciativas do festival para descarbonização, mostrando desde os processos de engenharia até a implementação de tecnologias verdes. A bordo de carrinhos elétricos da Neoenergia e com apresentação da influenciadora Mari Moon, os espectadores serão levados a uma jornada #PelaDescarbonização e pelos segredos da Cidade do Rock, com depoimentos de personagens que tornam o festival possível.
Confira, abaixo, como algumas marcas patrocinadoras do Rock in Rio participarão da festa:
Seara Gourmet no Rock in Rio
A Seara Gourmet, linha de frios oficial do Rock in Rio Brasil 2024, terá um espaço exclusivo de 150 m², próximo ao palco Sunset. O local será abastecido com produtos selecionados para o festival: Parma, vindo diretamente da Itália, o Salame com borda de pimenta importada da Alemanha e a Mortadela Duplamente defumada.
Os itens serão parte de uma ativação musical baseada na mixagem dos sons emitidos por cada produto, unindo-os à obra “As Quatro Estações”, de Vivaldi. A empresa utilizou sintetizadores para captar as vibrações sonoras de cada alimento. As faixas servirão como base para a criação de releituras da peça clássica, à cargo do artista Dennis DJ.
A ativação será acompanhada do cardápio "Gourmet Hits", que contará com três sanduíches especiais, oferecidos aos visitantes do espaço, cada um celebrando os produtos Seara Gourmet. Além disso, a marca oferecerá degustações exclusivas dos frios da linha.
Os convidados do espaço Seara Gourmet também receberão um lenço Scarf Me, em parceria com a marca, com estampa exclusiva gerada através das batidas da obra musical de Vivaldi, acessório que tem ganhado popularidade entre fashionistas e promete ser um item indispensável para o festival.
Adicionalmente, a marca contará com um espaço, dentro da área vip do festival, com decoração inspirada no universo da charcutaria, para levar toda a experiência dos sanduíches inspirados na Itália para os convidados presentes neste espaço.
Segundo Tannia Bruno, Diretora de Marketing de Seara, a oportunidade de participar do Rock in Rio reforça o perfil criativo da marca e permite a criação de experiências únicas, como a transformação dos produtos em música. Já Dennis DJ pontuou que criar sons a partir da frequência dos alimentos é uma ideia muito inovadora e o resultado está seguindo o esperado.
Natura
Patrocinadora do Palco Sunset, Natura apresenta o Portal Natura Pulsa, um espaço sinestésico que combina música e fragrâncias para proporcionar uma experiência de imersão sensorial. O local será utilizado para apresentar aos visitantes produtos da Linha Ekos.
Os participantes também terão a oportunidade de explorar o espaço dedicado às marcas Natura Faces e Natura Humor, com uma bancada 360° para testar maquiagens exclusivas e novos produtos inspirados no festival, como batons licenciados Rock in Rio, o famoso gel glitter, agora disponível na cor cristal, e as novas fragrâncias Festival de Humor e Conexão de Humor.
A Loja Pop Up Natura será outro ponto de destaque, permitindo que os visitantes comprem e experimentem produtos das linhas Ekos, Faces e UNA, e ainda aproveitem os serviços de retoque de maquiagem.
Durante todo o festival, mochileiros estarão circulando pela Cidade do Rock oferecendo proteção solar e gel glitter, enquanto promotores distribuirão amostras e promoverão a experimentação dos produtos da Natura.
Incrível!
Pela segunda edição consecutiva, Incrível! participa do Rock in Rio Brasil. Neste ano, a marca aposta em experiências que mostram que é possível manter uma relação positiva e equilibrada com a alimentação, sem abrir mão do prazer em comer bem.
A marca oferecerá ao público um cardápio prático e compatível com seu propósito. As opções incluem kibe, coxinha e hot dogs, todos feitos com ingredientes vegetais. Também será possível comprar bebidas no lounge-restaurante.
Além disso, influenciadores marcarão presença no espaço de Incrível!, promovendo experiências de consumo e gerando conteúdo unindo o consumo de produtos da marca com um apelo retrô, em sintonia com a temática da Rota 85.
A polaroid, um sucesso incontestável entre as novas gerações, será resgatada e reinterpretada como um dos principais elementos dessa ativação, ligando o público à atmosfera nostálgica que celebra a história do Rock in Rio e a cultura pop dos anos 80.
Chilli Beans e as collabs
A Chilli Beans estará presente no festival com quatro ativações exclusivas celebrando o amor, como a Capela Chilli Beans, onde serão celebrados inúmeros casamentos, Óculos Gigante, que servirá como ponto instagramável e oferta de brindes, mosaicos personalizados feitos de cubos mágicos ao vivo pelo artista Jhonatan Martins (@xhonatas) na Área Vip e, por fim, a Loja Chilli Beans, no Global Village, onde será possível encontrar os óculos e relógios da coleção Rock in Rio Brasil 2024 disponíveis para venda.
Além da nova coleção de óculos de sol, óculos de prescrição e relógios Rock in Rio, a Chilli Beans se uniu à Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, para a criação de produtos exclusivos feitos com aço 100% reciclável, que homenageia o Palco Mundo do festival. Os produtos poderão ser comprados nos pontos de venda da Chilli Beans na Cidade do Rock ou pela internet, no site da empresa, a partir do dia 13 de setembro.
Na Capela Chilli Beans, localizada na Rota 85, onde acontecerão mais de mil celebrações do amor, a marca se uniu à Natura, marca líder em beleza e cuidados pessoais no Brasil e na América Latina, para promover um dia especial para as noivas das cerimônias reais com validade jurídica. Desta forma, a marca de maquiagem oficial do Rock in Rio Brasil 2024 fará as makes combinando a potência sensorial e performance de seus produtos com o estilo da Chilli Beans.
Para tornar os casamentos ainda mais inesquecíveis, nos dias 15, 19 e 22, a Incrível!, marca de alimentos plant-based, presenteará os noivos com um álbum de fotos instantâneas e adesivos para personalização, além de uma saída ilustre da cerimônia em um carrinho de golfe. Já nos dias 14 e 20, para deixar a fila da capela mais divertida e saborosa, a marca fará um teste às cegas de seus produtos para surpreender o paladar do público com os sabores das criações com proteína vegetal.
Além disso, os consumidores que comprarem uma refeição no restaurante-lounge de Incrível! poderão encontrar tickets premiados no fundo das embalagens: o ticket prateado garante desconto de 10% na loja oficial da Chilli Beans, e o ticket dourado dá um óculos da coleção Rock in Rio 40 anos. A ação é válida apenas na unidade dentro da Rota 85.
A Engov, bebida de recuperação oficial do Rock in Rio Brasil 2024, concederá aos noivos produtos personalizados como brinde do casamento. Entre as ativações, a marca também terá dinâmicas em seu próprio estande em que o público concorrerá a premiações, que vão desde óculos a vouchers de desconto. Na capela, a marca ofertará mais de 2 mil produtos para consumo.
Já a Colgate, líder no mercado de higiene bucal no Brasil, contribuirá todos os dias do festival, das 15h às 15h30 na capela, com a distribuição de enxaguante bucal Colgate Plax ao público. Nos casamentos reais, agendados para os dias 15, 19 e 22 de setembro, a marca presenteará os noivos com kits exclusivos, que incluem as escovas elétricas e o refrescante enxaguante Colgate Plax. Esses produtos não apenas garantirão um sorriso radiante para as fotos e vídeos da cerimônia, mas também um hálito refrescante para dizer o tão sonhado “sim” no altar.
Por fim, para transmitir a energia e estilo do evento, a Chilli Beans, em parceria com a Ellus, promoverá conteúdos nas redes sociais de inspirações de looks para o festival com as coleções inéditas Rock in Rio das marcas, com combinações perfeitas entre roupas e óculos estilosos inspirados no trap, funk, pop 2000 e muitos outros.
C&A no palco Mundo
Na edição comemorativa de 40 anos do Rock in Rio, a C&A se reafirma como copatrocinadora do Palco Sunset pelo segundo festival consecutivo. A estratégia da companhia e o patrocínio buscam fortalecer a marca e intensificar o relacionamento com a cliente de diferentes gerações e espaços.
A C&A marcará presença com duas lojas em diferentes pontos da Cidade do Rock, a primeira na varanda da área VIP e a segunda na Global Village. Uma das novidades para a edição de 2024, é o stand da C&A na Cidade do Rock. Com dois andares e 150m², o espaço contará com um primeiro andar preparado para receber o público geral, com diversas ativações, e um segundo andar reservado para influenciadores e convidados especiais.
Como “Look Oficial do Rock in Rio”, a C&A deseja proporcionar ao público a oportunidade de vivenciar um dos momentos mais memoráveis do festival, o “stage diving”, que em português significa se jogar na plateia. Para isso, uma das ativações interativas e tecnológicas da marca durante o festival será o Photo Opportunity, onde os participantes poderão recriar esse momento em uma superfície de chroma key, com vídeos sendo gerados em tempo real e exibidos no stand da C&A. Após a experiência, os fãs serão direcionados a uma área exclusiva para customizar seus looks e receber brindes como bonés e bolsas impermeáveis.
Além das ativações, a C&A lançou uma coleção exclusiva inspirada no evento com peças licenciadas que capturam o espírito enérgico e vibrante dos últimos 40 anos de Rock in Rio. O público poderá adquirir itens que vão desde acessórios, camisetas temáticas de artistas que fazem parte da história do evento até a já popular jaqueta jeans com o logo do festival, um sucesso de vendas na edição passada. Os produtos estarão disponíveis na loja física da Cidade do Rock, em unidades da C&A espalhadas pelo Rio de Janeiro e no e-commerce para todo o Brasil.
Com essas iniciativas, a C&A espera não só aumentar sua visibilidade e engajamento com o público que frequenta e que admira os grandes momentos da música, mas também fortalecer seu posicionamento como uma marca que celebra a união entre música e moda.
Itaú
Na sua sétima edição como patrocinador master do Rock in Rio Brasil, o Itaú Unibanco consolidou sua participação como referência em música, celebração de novos talentos e apresentações inéditas. Em 2024, a marca amplia ainda mais esse conceito, trazendo o maior espaço até agora, com 1.000m², e transforma o que antes era conhecido por Arena Itaú por Pavilhão Itaú.
Já estão confirmados nomes como Forfun, Os Garotin e Liniker (em um encontro inédito), além de Paulo Miklos cantando com Arnaldo Antunes e os rappers BK’ e FBC. Todos entrarão em cena após a apresentação do headliner do Palco Mundo para transformar o gramado em frente ao Pavilhão Itaú em uma grande pista de dança e em uma festa diária, trazendo o público para fazer parte da celebração dos 100 anos do Itaú.
A principal referência para definir o line-up foi o próprio movimento Feito de Futuro do banco, que convida à reflexão sobre tempo, legado e longevidade. A programação de 2024 contará com uma curadoria especial de artistas nacionais, alinhada ao tema de cada dia do festival e em sintonia com os ritmos dos Palcos Mundo e Sunset. O line-up, que ainda terá novos nomes divulgados em breve, abrange uma mistura de gêneros como rock, pop, R&B e outros estilos musicais, promovendo encontros entre novos talentos e nomes consagrados da música brasileira.
TIM e TikTok
Já a TIM, em parceria com Eletromidia, Context e Rock in Rio entregou o primeiro museu a céu aberto do mundo, batizado de "Rock in History". Lançado em maio deste ano, o projeto foi uma celebração ao legado do Rio de Janeiro e do Rock in Rio, oferecendo uma experiência imersiva e inovadora para os fãs. Espalhados pela cidade, 40 pontos digitais interativos apresentaram histórias do festival, objetos 3D, portais virtuais, e outros conteúdos imersivos que transportam os usuários para novos universos digitais. Com esse projeto, a TIM comemorou os 40 anos do Rock in Rio e conectou o público ao passado glorioso do festival com o futuro tecnológico de experiências ampliadas. Os primeiros fãs que coletaram todos os “badges” ganharam pares de ingressos de gramado para o festival.
Para celebrar os 40 anos do Rock in Rio e seus 30 anos de carreira, Ivete Sangalo, a garota Rock in Rio, se junta ao festival, a TIM e ao TikTok para uma experiência VIP única. Ivete estreia um "Branded Mission", onde os fãs poderão reproduzir a coreografia de Abalou e ter a chance de aparecer no telão durante sua apresentação. O conteúdo também acompanha a creator Clara Garcia conhecendo Ivete e assistindo ao show de um lugar privilegiado. O projeto “No Palco com Ivete” foi lançado no perfil da artista no TikTok na última quinta-feira (29/08). No dia 20 de setembro, quando a cantora sobe ao Palco Mundo, será publicado com um vídeo final mostrando os melhores momentos dessa experiência inesquecível.
KitKat e TikTok
KitKat e Rock in Rio se uniram para lançar "Break Time", uma série que celebra a melhor plateia do mundo como a verdadeira protagonista. Em sete episódios diários de três minutos cada, Yuma Ono será o host de entrevistas com pessoas de todos os estilos e personalidades, revelando como cada um aproveita seus "breaks" durante o festival. Seja dançando, relaxando ou curtindo o stand de KitKat. Esses momentos são capturados em uma linguagem nativa para o TikTok, proporcionando uma visão divertida e descontraída do lifestyle dos fãs no Rock in Rio. A estreia está marcada para o dia 13 de setembro, primeiro dia de festival.
Trident
Trident e Rock in Rio celebram a paixão pela música que une diferentes gerações de fãs com a série "Encontro de Gerações". Em quatro episódios de até três minutos cada, Klébio Damas, host de Trident, explora a conexão entre famílias que compartilham a experiência do festival. Pais, filhos e até avós participam de bate-papos descontraídos e dinâmicas divertidas, como quizzes e desafios musicais, que testam o conhecimento sobre o Rock in Rio. A série será lançada no TikTok e nos perfis oficiais do festival a partir do dia 15 de setembro, destacando como o festival continua a ser uma ponte entre diferentes gerações. Trident estará ainda no VLT e metrô, com trens envelopados no Rio de Janeiro, marcando presença no deslocamento até o festival.
Gerdau e Fundação Grupo Volkswagen
O Rock in Rio deu mais um passo importante no novo projeto que abraçou em prol de um mundo melhor: o Favela 3D (Digital, Digna e Desenvolvida). A iniciativa criada e idealizada pela ONG Gerando Falcões nasceu para transformar as realidades de comunidades de todo o Brasil e, após o sucesso na Favela do Haiti — projeto realizado pelo The Town, que recentemente atingiu pleno emprego e realizou sonhos —, chegou ao Rock in Rio atuando em uma área de valor histórico para o Rio de Janeiro.
É nas regiões do Buraco, Sessenta e Ladeira do Faria, situadas no centenário Morro da Providência, a favela mais antiga do Brasil, no bairro da Gamboa, que o Favela 3D, em conjunto com o Instituto Entre o Céu e a Favela da Rede Gerando Falcões, está operando com o propósito de fortalecer o desenvolvimento social e gerar renda para as 250 famílias desses locais.
O projeto, que também conta com a parceria da Gerdau e Fundação Grupo Volkswagen, já iniciou as obras em duas importantes áreas: na Praça do Buraco e na Praça Sessenta. Com a previsão de serem concluídas até o início do Rock in Rio, em setembro, as melhorias vão revitalizar e transformar esses espaços em pontos de entretenimento e lazer para reunião e encontro de moradores, com brinquedos para as crianças, paisagismo, instalações artísticas, bancos, iluminação em led, remanejo e organização do lixo com descarte consciente e coleta seletiva de lixo, pintura de fachadas, melhora dos pisos e calçadas, entre outros elementos.
As obras fazem parte do primeiro conjunto de iniciativas que começaram a ser implementadas na comunidade. O Programa Decolagem é uma das ações que já estão em andamento e também faz parte da metodologia do Favela 3D e que vai atender 250 famílias das regiões.
A partir dele, são construídas trilhas individualizadas de superação da pobreza para cada família, fomentando a autonomia das pessoas no processo de transformação. As famílias são atendidas em todas as suas complexidades. É realizado um acompanhamento familiar regular, seguindo uma metodologia também multidisciplinar e intersetorial, que viabiliza a emancipação da pobreza. Uma equipe profissional com atendimento técnico especializado é responsável por promover encaminhamentos das famílias para diferentes setores (público, Terceiro Setor e iniciativa privada) com ações em diversas áreas, como educação, renda, moradia, entre outras. Unindo gestão humana e tecnologia, por meio de levantamento de dados e acompanhamento frequente, o Programa Decolagem é o primeiro programa de graduação da pobreza urbana, focado em favelas, com monitoramento em tempo real, que traz maior assertividade na tomada de decisão, influenciando as políticas públicas de combate à pobreza e ações intersetoriais.
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