A CES 2025 chega ao fim no próximo sábado (11) mas já deixou boas pistas do que há por vir no campo da tecnologia. Com a Inteligência Artificial (IA) no centro de várias novidades, empresas apostam em diferenciais como a máxima personalização da experiência dos usuários e a comodidade aliada ao poder conectivo da Internet das Coisas (IoT).
Na terça-feira (07), a Amazon Ads anunciou o gerador de SQL da Amazon Marketing Cloud (AMC), um recurso de consulta em linguagem natural que usa IA generativa para ajudar anunciantes a gerar insights de forma mais rápida.
O novo recurso da AMC fornece uma interface de linguagem natural por meio da qual os anunciantes podem gerar consultas SQL para casos de uso de público-alvo, eliminando a necessidade de criar um código manualmente e reduzindo o tempo de criação da consulta de horas para minutos em muitos casos.
O gerador de SQL também permite que os anunciantes façam perguntas e obtenham orientações úteis. Um anunciante pode perguntar: "Como posso criar um público de clientes que ouviram nossos anúncios de áudio, mas ainda não fizeram uma compra?" Em seguida, o gerador cria o código necessário para construir esse público em vários canais, com instruções passo a passo.
Já a Samsung Electronics exibiu sua visão AI para Todos com Home AI, redefinindo o significado de lar ao apresentar serviços personalizados em todos os dispositivos inteligentes e conectados.
O estande da marca no Las Vegas Convention Center apresentou experiências imersivas de lares no futuro com os temas "Casa para Eficiência", "Casa para Bem-Estar", "Casa para Entes Queridos", "Casa para Produtividade" e "Casa para Arte", oferecendo uma visão abrangente de como a AI está moldando o futuro da vida moderna.
A área “Casa para Eficiência” demonstrou como a tecnologia de AI e SmartThings simplificam as tarefas domésticas e o gerenciamento de energia. Soluções inovadoras focadas em conservação de energia e gerenciamento de tempo capturaram a atenção dos visitantes.
A área “Casa para Entes Queridos” introduziu soluções que podem ajudar a cuidar de familiares, animais de estimação e plantas. Integrado com os sensores conectados adequados, o SmartThings pode detectar incidentes como quedas e enviar alertas de emergência para dispositivos conectados pré-aprovados, como smartphones de familiares, TVs e geladeiras Family Hub.
Outros destaques da CES 2025
Com destaque para as categorias de TVs, dispositivos vestíveis, automóveis e inteligência artificial, o evento reafirmou sua posição como a maior vitrine de tecnologia do mundo. No setor de TVs, a Panasonic Z95B OLED se destaca como a melhor TV da feira, graças ao seu brilho otimizado, sistema de som Dolby Atmos integrado e o uso do sistema operacional Fire TV OS.
Entre os carros, o Honda Zero chega com um design futurista inspirado nas décadas de 1970 e 1980, o modelo combina nostalgia e inovação, oferecendo uma visão das tendências automotivas que estão por vir.
Na categoria de tecnologia doméstica, o Switchbot K20 Plus Pro se destacou como o melhor gadget para casas inteligentes, enquanto o Cell BioPrint da L'Oréal apresentou uma tecnologia de beleza que faz uma avançada análise de pele.
A feira também apresentou conceitos inovadores como, por exemplo, os aspiradores fabricados com “braços e pernas”, como o Saros Z70, desenvolvido pela Roborock, e o X50 Ultra, da Dreame. Os órgãos mecânicos foram criados para adicionar funções específicas (como a coleta de roupas espalhadas pelo ambiente durante a limpeza) e aumentar a mobilidade dos aparelhos frente a obstáculos como degraus.
Além disso, foi apresentado o protótipo CureSilk, um curativo feito de proteína de seda de aranha, integrado a um aplicativo que diagnostica e trata feridas.
No segmento de tecnologia para jogos, o Acer Nitro Blaze 11 chamou a atenção como um PC portátil robusto voltado para gamers, enquanto o Lenovo Legion Go S, equipado com SteamOS, foi eleito o melhor portátil para jogos. A série Nvidia RTX 50 também foi premiada como a melhor tecnologia para jogos, graças aos seus avanços em desempenho gráfico.
Na área de inteligência artificial, a Nvidia se destacou: na linha de frente de dispositivos para IA, a empresa anunciou a linha de unidades de processamento gráfico (GPU) RTX 50-series. O dispositivo será comercializado em diferentes versões e promete revolucionar a indústria de games ao mesmo tempo em que amplia a capacidade de criação da IA Generativa.
A RTX 5090, programada para ser lançada em 30 de janeiro ao preço de US$ 1.999, é a estrela da nova linha de GPUs. Essa placa de dois slots conta com 32 GB de memória GDDR7 e promete oferecer o dobro de taxa de quadros em jogos como Cyberpunk 2077 em comparação com sua antecessora, a RTX 4090.
No campo dos gadgets, os óculos inteligentes da Rokid apresentou um design simples e funcional. A tela microgravada na parte frontal dos óculos é discreta — quase invisível de frente, sem protuberâncias como nos antigos Google Glass.
O dispositivo utiliza uma luz verde monocromática para melhor visibilidade em ambientes mais iluminados. Entre as funcionalidades disponíveis, destacam-se as traduções em tempo real, a função teleprompter (útil para consultar anotações durante apresentações) e uma minicâmera que auxilia o enquadro de fotografias simples.
Leia também: L'Oréal apresenta dispositivo capaz de ler a idade da pele em cinco minutos
COMPARTILHAR ESSE POST