MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

RedNote: quem é a plataforma chinesa que está recebendo muitos usuários nos EUA

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

16 de jan. de 2025

CATEGORIA

Notícias

RedNote: quem é a plataforma chinesa que está recebendo muitos usuários nos EUA
RedNote: quem é a plataforma chinesa que está recebendo muitos usuários nos EUA
RedNote: quem é a plataforma chinesa que está recebendo muitos usuários nos EUA

Em vez de lamentar pela possível perda de acesso ao seu aplicativo favorito de vídeos curtos, muitos usuários do TikTok estão migrando para o RedNote, uma plataforma de mídia social chinesa também conhecida como Xiaohongshu. 

Lançado em 2013 como uma plataforma de compras, o RedNote se transformou em um dos aplicativos sociais mais populares da China, com opções para a publicação de fotos, vídeos e conteúdo escrito. Com a possível suspensão do TikTok, a plataforma experimenta um novo pico de usuários vindos de outras partes do mundo.

Xiaohongshu

Nos últimos dias, a plataforma ganhou mais de 700 mil inscritos, segundo a Reuters. O número ainda é considerado pequeno, e apenas uma fração dos 150 milhões de americanos que o TikTok reportou como usuários ativos no início de 2023. 

O nome "Xiaohongshu", que significa "Pequeno Livro Vermelho" em mandarim, faz alusão a um objeto cultural icônico da China: o "Livro Vermelho" de citações de Mao Tsé-Tung, amplamente conhecido durante a Revolução Cultural. Embora o RedNote não tenha relação direta com o conteúdo político, o nome carrega um simbolismo forte de algo compacto, informativo e prático.

A escolha do nome sugere que a plataforma também é um "livro" moderno e digital, onde os usuários podem encontrar inspirações e recomendações úteis para o dia a dia, principalmente relacionadas a compras, estilo de vida e tendências. É como um guia pessoal e colaborativo que reflete a essência da comunidade digital.

RedNote

Muitos usuários nos EUA estão recorrendo à plataforma chinesa como uma espécie de provocação diante dos planos do governo americano de banir o TikTok — mas de uma forma claramente descontraída.

Diferenciais da plataforma

A plataforma inicialmente focava em recomendações de compras, mas evoluiu para um espaço onde usuários compartilham vídeos curtos, fotos e postagens sobre moda, beleza, viagens e estilo de vida. O diferencial do RedNote está na integração entre conteúdo e consumo. Ela não só permite que os usuários compartilhem experiências e recomendações de produtos, como também possibilita compras diretamente no aplicativo. 

Outro destaque é a ênfase nos interesses individuais dos usuários. Diferente de plataformas dominadas por influenciadores, o RedNote personaliza o conteúdo com base nas preferências de cada usuário, transformando a experiência em algo mais genuíno e focado nas necessidades do público.  

A plataforma também se consolida como um guia de estilo de vida. Com mais de 600 milhões de consultas diárias no final de 2024, tornou-se uma referência para dicas, tendências e recomendações práticas. Atualmente, o RedNote está disponível em chinês e inglês, mas vem atraindo um público internacional crescente. A empresa já trabalha no aprimoramento de ferramentas de tradução e moderação para atender melhor aos usuários de fora da China.  

Dessa forma, o RedNote não só compete com gigantes como TikTok e Instagram, mas também cria uma experiência que une inspiração, interação e praticidade, que agrada a todas as gerações.

Leia também: TikTok é a rede social preferida por 66% das empresas para ações com influencers

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme