MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Rebranding bem planejado é chave para conquistar consumidores

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

Rebranding bem planejado é chave para conquistar consumidores
Rebranding bem planejado é chave para conquistar consumidores
Rebranding bem planejado é chave para conquistar consumidores

Dar vida nova à uma marca, revitalizar seus conceitos, promover mudanças em elementos visuais e ajustar a mensagem levada aos clientes, bem como as estratégias de marketing para um efetivo posicionamento da empresa, de modo que ela seja vista de forma mais atraente pelo público-alvo são alguns dos objetivos a serem alcançados quando as companhias optam pela realização de um Rebranding.

A estratégia, inclusive, vem ganhando cada vez mais adeptos. Segundo uma pesquisa realizada pela Hanover Research, desde 2020, cerca de 75% das empresas optaram por reformular suas marcas. Um outro estudo, feito pela UPCity, em 2022, revelou que 51% das empresas alteraram suas identidades visuais desde a pandemia.

Os motivos que levam as empresas a optar por um reposicionamento de marca são diversos. Normalmente, a iniciativa tem ligação com aspectos como a evolução do mercado, alinhamento da companhia às novas tendências para continuarem competitivas, mudança ou ampliação do público de interesse, expansão para novos mercados, correção de problemas de imagem e, claro, para manter um alinhamento com as tendências de design e comunicação a fim de modernizar a aparência da marca.

Teamwork

É claro, que essa não é uma tarefa simples. Também não é algo a ser feito de um dia para outro. Trata-se de um processo que requer um planejamento sério, robusto e sólido. Afinal, é preciso ter cuidado na hora de analisar cada ponto a ser modificado e desenvolver estratégias, incluindo testes, pesquisas de mercado e diagnóstico de marca a fim de entender até onde vai a percepção do consumidor com as transformações planejadas.

Penso, inclusive, que o rebranding é um meio pelo qual uma empresa, uma organização inteira, consegue se alinhar para destravar valor. Isso significa, que é essencial envolver todas as equipes no processo e, mais do que isso, não permitir que o conceito fique apenas no papel. É fundamental que o processo de transformação da marca seja vivenciado dia a dia por todos os profissionais. A execução é a chave para que toda a estratégia traçada realmente gere frutos.

Acho importante ter em mente que a cultura brasileira pouco valoriza o passado. É curioso notar como marcas centenárias, que passaram por processos de rebranding recentemente, de fato renasceram perante o mercado. Por aqui, a tradição dá lugar ao novo, ao moderno, àquilo que é indicado pelo influenciador.

Brainstorming

Em um cenário como o que vivemos hoje no Brasil, o branding e o rebranding ganham ainda mais relevância. Estamos em um período em que não basta trabalhar os famosos 'Ps': preço, promoção, produto e ponto de venda. É preciso olhar além e trabalhar a visão de todos os parceiros e públicos envolvidos.

Repito: a tarefa não é simples e também não é fácil, mas é possível de ser realizada desde que haja boa estratégia e muita mão na massa!

COMPARTILHAR ESSE POST

Haroldo Matsumoto é especialista em Marketing e gestão e sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa

Haroldo Matsumoto

Sócio-Diretor da Prosphera Educação Corporativa

Especialista em Marketing e Gestão e Sócio-Diretor da Prosphera Educação Corporativa

AUTOR

Haroldo Matsumoto é especialista em Marketing e gestão e sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa

Haroldo Matsumoto

Sócio-Diretor da Prosphera Educação Corporativa

Especialista em Marketing e Gestão e Sócio-Diretor da Prosphera Educação Corporativa

AUTOR

Haroldo Matsumoto é especialista em Marketing e gestão e sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa

Haroldo Matsumoto

Sócio-Diretor da Prosphera Educação Corporativa

Especialista em Marketing e Gestão e Sócio-Diretor da Prosphera Educação Corporativa

AUTOR

Haroldo Matsumoto é especialista em Marketing e gestão e sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa

Haroldo Matsumoto

Sócio-Diretor da Prosphera Educação Corporativa

Especialista em Marketing e Gestão e Sócio-Diretor da Prosphera Educação Corporativa

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme