MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Queda nas vendas de bonecas: Indústria de brinquedos enfrenta retração

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

22 de out. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Queda nas vendas de bonecas: Indústria de brinquedos enfrenta retração
Queda nas vendas de bonecas: Indústria de brinquedos enfrenta retração
Queda nas vendas de bonecas: Indústria de brinquedos enfrenta retração

A indústria de brinquedos registrou uma queda global de 6% no faturamento em 2023. No Brasil, essa retração foi ainda mais acentuada, com uma diminuição de 12%, o dobro da média mundial. E segundo a Circana, autora do levantamento que mapeou as diminuições, os índices apontam uma coisa: a Geração Alpha não quer saber de bonecas.

Isso porque o desempenho da categoria de bonecas está diretamente ligado ao baixo rendimento da indústria de brinquedos. Apesar de liderar o mercado brasileiro, o segmento registrou uma redução de 12% nas vendas no último ano.

Para Ana Weber, Diretora de Contas de Varejo da Circana, a queda nas vendas de bonecas reflete um panorama global desfavorável no que diz respeito ao consumo de brinquedos pelas meninas da geração Alpha, formada por crianças nascidas a partir de 2010. 

Comparando dados de 2019 e 2023 no mercado estadunidense, a empresa identificou um aumento de 1% nas compras de brinquedos para meninas, enquanto o segmento de brinquedos para meninos cresceu 12%. Segundo Weber, a queda afeta principalmente as bonecas fashion, como a Barbie, e as mini-bonecas, como a L.O.L. Surprise!.

O fator pré-adolescência

Em contrapartida, o segmento de Beleza apresentou um cenário positivo entre as meninas da geração Alpha. Estudos realizados pela Circana indicam um aumento global de 14% no faturamento com produtos de beleza em 2023. No Brasil, esse nicho cresceu mais de 10%. 

A Diretora de Contas explica que a transformação no comportamento das meninas reflete uma tendência cultural mais ampla. Além do maior acesso a conteúdos de beleza online, essa mudança revela a busca precoce pela autoexpressão e construção de identidade. 

Do outro lado, para enfrentar a queda no mercado de brinquedos, o setor tem apostado na diversificação do portfólio, buscando se conectar com as tendências das redes sociais. Algumas das apostas incluem produtos de beleza e acessórios lúdicos, como os da Estrela Beauty, além de kits de missangas para pulseiras e colares, que tiveram um crescimento de 10% nas vendas no Brasil em 2023.

Leia também: Mercado de brinquedos busca alternativas para incrementar as vendas

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme