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Queda nas vendas de bonecas: Indústria de brinquedos enfrenta retração

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Tempo de Leitura 2 min

DATA

22 de out. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Queda nas vendas de bonecas: Indústria de brinquedos enfrenta retração

A indústria de brinquedos registrou uma queda global de 6% no faturamento em 2023. No Brasil, essa retração foi ainda mais acentuada, com uma diminuição de 12%, o dobro da média mundial. E segundo a Circana, autora do levantamento que mapeou as diminuições, os índices apontam uma coisa: a Geração Alpha não quer saber de bonecas.

Isso porque o desempenho da categoria de bonecas está diretamente ligado ao baixo rendimento da indústria de brinquedos. Apesar de liderar o mercado brasileiro, o segmento registrou uma redução de 12% nas vendas no último ano.

Para Ana Weber, Diretora de Contas de Varejo da Circana, a queda nas vendas de bonecas reflete um panorama global desfavorável no que diz respeito ao consumo de brinquedos pelas meninas da geração Alpha, formada por crianças nascidas a partir de 2010. 

Comparando dados de 2019 e 2023 no mercado estadunidense, a empresa identificou um aumento de 1% nas compras de brinquedos para meninas, enquanto o segmento de brinquedos para meninos cresceu 12%. Segundo Weber, a queda afeta principalmente as bonecas fashion, como a Barbie, e as mini-bonecas, como a L.O.L. Surprise!.

O fator pré-adolescência

Em contrapartida, o segmento de Beleza apresentou um cenário positivo entre as meninas da geração Alpha. Estudos realizados pela Circana indicam um aumento global de 14% no faturamento com produtos de beleza em 2023. No Brasil, esse nicho cresceu mais de 10%. 

A Diretora de Contas explica que a transformação no comportamento das meninas reflete uma tendência cultural mais ampla. Além do maior acesso a conteúdos de beleza online, essa mudança revela a busca precoce pela autoexpressão e construção de identidade. 

Do outro lado, para enfrentar a queda no mercado de brinquedos, o setor tem apostado na diversificação do portfólio, buscando se conectar com as tendências das redes sociais. Algumas das apostas incluem produtos de beleza e acessórios lúdicos, como os da Estrela Beauty, além de kits de missangas para pulseiras e colares, que tiveram um crescimento de 10% nas vendas no Brasil em 2023.

Leia também: Mercado de brinquedos busca alternativas para incrementar as vendas

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Ian Cândido

Repórter

AUTOR

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