O otimismo em relação ao cenário empresarial previsto para 2025 está em alta. 65% dos profissionais de Marketing entrevistados pela WARC durante a produção do relatório The Voice of The Marketer projetam melhores condições comerciais no ano que vem.
Alguns profissionais continuarão a priorizar o crescimento de longo prazo: um terço (35%) espera que os investimentos em Marketing de marca aumentem em 2025, e outro terço (38%) prevê aumento nos investimentos em performance no mesmo período.
O investimento global em publicidade está prestes a ultrapassar US$1 trilhão pela primeira vez este ano e deve crescer +7,6% em 2025, segundo as últimas previsões de gastos publicitários da WARC Media. Os canais digitais continuarão sendo a prioridade.

A publicidade online representa mais da metade (58,7%) dos gastos totais com publicidade, enquanto as mídias tradicionais correspondem a um quarto (25,3%), conforme apontam dados divulgados no relatório Global Ad Spend Outlook, da WARC.
Na avaliação de David Sandstrom, Diretor de Marketing da Klarna, as mídias tradicionais, em comparação com as mídias de performance mais agressivas, ainda têm a capacidade de gerar confiança e contar uma história.
Para o especialista, o que falta para as marcas hoje não é a habilidade de otimizar seus anúncios no Facebook – ou em outras redes sociais utilizadas pelas empresas – mas sim a capacidade de narrar uma boa história.

Pessimismos e preocupações
As expectativas em relação ao orçamento para o setor de Marketing, no entanto, são mais moderadas. Apenas um terço (34%) dos entrevistados prevê um aumento nos orçamentos para o setor.
O otimismo em relação aos orçamentos é significativamente menor entre as agências: pouco mais de um quarto (28%) dos respondentes das agências esperam um aumento nos orçamentos, em comparação com quase metade (46%) das marcas.
Além disso, o agravamento dos conflitos geopolíticos representam ameaças ao progresso. Quase três quartos (72%) dos profissionais de Marketing acreditam que as condições econômicas impactarão significativamente suas estratégias no ano que vem.

44% dos entrevistados apontaram a fragmentação de mídia e audiência como uma das maiores preocupações para 2025 – aumento de 9 pontos percentuais em relação ao ano passado. Apesar dos desafios, há mais oportunidades para alcançar e engajar clientes.
As descobertas destacadas no relatório The Voice of the Marketer foram divulgadas com base na análise de uma pesquisa com mais de 1 mil profissionais de Marketing em todo o mundo.
Leia também: Mídia Adquirida como recurso para impulsionar a eficácia criativa
COMPARTILHAR ESSE POST