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Pesquisa: mensurar ROI da IA e integrá-la a processos é o maior desafio para líderes

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Tempo de Leitura 5 min

DATA

21 de mar. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Uma nova pesquisa conduzida pela HubSpot, "Retorno sobre Investimento: os impactos da IA no Marketing", revela que 30% dos líderes de marketing têm dificuldade em mensurar o ROI de IA. 

Ainda, nove em cada dez empresas brasileiras precisam recorrer a consultorias ou fornecedores externos para implementar soluções de inteligência artificial em suas operações de marketing. 

O estudo, que ouviu mais de 950 profissionais da área no Brasil, expõe o paradoxo da adoção de IA no país: enquanto o uso destas tecnologias cresce rapidamente, permanece a dificuldade em mensurar resultados concretos e implementar soluções de forma autônoma.

A pesquisa chega em um momento crítico para lideranças de marketing que enfrentam pressão crescente para demonstrar o retorno sobre investimento de suas iniciativas tecnológicas. 

Ferramentas de IA mais utilizadas por equipes de marketing

O cenário ainda é de concentração no uso de ferramentas de IA no Brasil. Quando questionados sobre quais soluções são oficialmente adotadas por suas equipes, 64% dos profissionais indicaram o Chat GPT como principal ferramenta. 

Em segundo lugar, apareceu o Jasper, com 15% de adesão, Claude (9%), e MidJourney (7%). 

Menos de 1% utilizam outras ferramentas disponíveis no mercado.

A baixa diversificação sugere que muitas equipes ainda estão na fase inicial de experimentação com IA, optando por ferramentas mais conhecidas e de uso geral, em vez de soluções especializadas para marketing - ou que integrem diferentes funções, como marketing, vendas e atendimento ao cliente, por exemplo.

Mensuração de impacto é o maior desafio da IA

Para os CMOs brasileiros, o principal obstáculo na adoção efetiva de IA está na capacidade de medir seu impacto traduzido em resultados concretos, como aumento de receita, redução de custos operacionais ou melhorias na experiência do cliente.

29% dos respondentes relatam dificuldades em atribuir resultados diretamente às iniciativas de IA.

Outros 26% enfrentam complexidade na análise de dados gerados pelas ferramentas, e 17% apontam a falta de metas claras para o uso de IA como barreira significativa.

Outros desafios apontados pelos respondentes foram:

  • Falta de experiência e conhecimento técnico (19%)

  • Resistência à mudança dentro da equipe (13%)

  • Falta de boas ferramentas em português (13%)

Agentes de IA para Marketing e Vendas serão cada vez mais integrados

O relatório da HubSpot identifica uma tendência emergente: a integração de agentes inteligentes diretamente nas plataformas de CRM e gestão de Marketing.

Esta abordagem busca superar um dos principais gargalos identificados: a fragmentação de dados e automações com IA dispersos em múltiplas ferramentas.

A próxima evolução deste mercado é a centralização de várias ferramentas de IA em um único tech stack, incluindo agentes de prospecção, atendimento, criação de conteúdo, enriquecimento de dados, resumo de pipeline e negócios.

"A adaptabilidade dos agentes de IA é um dos seus maiores trunfos", afirma Camilo Clavijo, Vice-Presidente de Vendas da HubSpot para a América Latina. "Eles podem ser ajustados para atender às necessidades específicas de empresas de diferentes setores, transformando-se em ferramentas valiosas tanto para equipes quanto para a tomada de decisão organizacional."


Breeze: a IA conectada e o novo ecossistema de agentes de IA da HubSpot

A pesquisa da HubSpot não apenas identifica desafios, mas também aponta caminhos para superá-los através de soluções integradas. 

A empresa desenvolveu uma inteligência artificial integrada a todos os seus produtos e serviços, além de um ecossistema de agentes inteligentes inseridos em seu CRM e fluxos de trabalho de Marketing e Vendas.

Em vez de ferramentas isoladas, as funcionalidades do Breeze compõem uma rede interconectada que aproveita os dados e fluxos já existentes no CRM. 

Agente de Conteúdo e Content Remix

O Agente de Conteúdo da HubSpot tem IA generativa nativa para construção de blogs, landing pages e imagens dentro do próprio CMS.

Além disso, a funcionalidade de Content Remix permite que equipes criem ativos em diferentes formatos a partir de um ativo inicial. 

Funcionalidades de Content Remix. Para saber mais, solicite uma demonstração sem compromisso.

Intenção do Comprador: cruzamento de dados de intenção e ICP

E se você pudesse identificar facilmente quais empresas do seu mercado-alvo estão demonstrando intenção de compra em seu site?

A área de Intenção do Comprador da HubSpot permite cruzar dados de ICP, como indústria-alvo, perfil de empresa, funcionários, entre outros, com atividade de visita à página da web e outros critérios de intenção.

Ainda, permite criar fluxos de trabalho para encaminhar leads para vendas usando dados de comportamento de intenção do comprador.


Funcionalidades de intenção do comprador. Para saber mais, solicite uma demonstração sem compromisso.

Agente de Redes Sociais

Focado em maximizar alcance e engajamento nas principais plataformas digitais, o Social Media Agent analisa o desempenho histórico das publicações, identifica padrões de sucesso e automatiza a criação e distribuição de conteúdo. 

O sistema também otimiza horários de publicação e adapta mensagens para diferentes canais, mantendo a consistência da marca.


Agente de Prospecção

Direcionado para equipes de vendas, o Prospecting Agent identifica lacunas de mercado que podem representar clientes em potencial e auxilia na construção de estratégias de prospecção personalizadas. 

O sistema analisa padrões comportamentais, enriquece perfis de leads e automatiza sequências de aproximação, buscando conversões mais eficientes em todas as etapas do pipeline de vendas.


Agente de Atendimento ao Cliente

Este componente aprimora a gestão de tickets através de um agente rapidamente treinável que oferece suporte personalizado 24 horas por dia. 

Devido à integração nativa com o CRM, o agente tem acesso ao histórico completo de interações e base de conhecimento, permitindo respostas contextualizadas e resolução eficiente de problemas. 

O sistema também é configurado para adotar o tom de voz da marca, garantindo experiência consistente para os clientes.

A IA na prática: como líderes da HubSpot aplicam essas tecnologias

A própria HubSpot está adotando IA de forma intencional em suas equipes. Shelley Pursell, Diretora de Marketing da HubSpot para América Latina, compartilha sua abordagem:

"Estabelecemos objetivos trimestrais que nos motivam a explorar e testar novas ferramentas, mantendo-nos atualizados e identificando as mais efetivas para melhorar nossa eficiência e produtividade’’, conta.

Karina Balan Julio, Gerente de Marketing da empresa para a operação brasileira, detalha aplicações práticas: "Tenho testado os recursos de IA da própria HubSpot para gerar listas e consultar o resultado de campanhas recentes, aproveitando que já existem alguns templates de prompts. Já para o repasse de listas de alto valor para vendas, tenho usado a área de intenção do comprador do Breeze para consultar contas que demonstram intenção de compra e estão dentro do nosso ICP’’, explica.

O relatório completo "Os Impactos da IA no Marketing" está disponível para download neste link.

Para saber mais sobre os agentes de IA e plataforma de clientes HubSpot, solicite uma demonstração sem compromisso.

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