MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Pepsico incentiva reciclagem de embalagens UHT em ação com Toddynho e Kero Coco

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

28 de fev. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Pepsico incentiva reciclagem de embalagens UHT em ação com Toddynho e Kero Coco

Com as marcas Toddynho e Kero Coco, a PepsiCo lidera um projeto para fortalecer a cadeia de reciclagem das embalagens longa vida (UHT). Em parceria com a Eureciclo, empresa especializada em impacto socioambiental, a iniciativa busca tornar a reciclagem desse material mais atrativa, profissionalizando o setor e aumentando a renda das cooperativas e catadores.  

O acordo viabiliza uma remuneração mais vantajosa pela compra das embalagens pós-consumo junto às organizações de catadores e operadores de reciclagem. Além disso, inclui treinamentos e apoio técnico para profissionalizar um setor amplamente composto por trabalhadores informais. As marcas esperam fortalecer a estruturação da cadeia de materiais recicláveis e incentivar a economia circular.  

Segundo Patrícia de Almeida, diretora de Sustentabilidade da PepsiCo Brasil, aumentar a remuneração desse material permite que organizações de catadores e centrais de triagem iniciem ou ampliem a recuperação desse tipo de resíduo, gerando benefícios ambientais e sociais, como a circularidade das embalagens e a destinação correta dos materiais.

Atualmente, o projeto envolve 50 cooperativas de coleta e separação de resíduos recicláveis em dez estados do Brasil, incluindo Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A expectativa é expandir para todas as regiões do país. 

Por meio da parceria, a Eureciclo oferece à PepsiCo os Créditos de Reciclagem para Embalagens Longa Vida, garantindo que os resíduos sejam rastreados, certificados e auditados, além de possibilitar uma remuneração mais justa para os recicladores.  

Além das ações voltadas à indústria e aos recicladores, os consumidores serão incentivados a participar do processo por meio de campanhas nas redes sociais de Toddynho e Kero Coco. A comunicação destaca a importância da separação correta dos resíduos e do descarte adequado, lembrando que as caixinhas longa vida devem ser limpas antes de serem enviadas para a reciclagem.

O projeto também conta com a participação da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), responsável pela fabricação do alumínio presente nas embalagens, e da Tetra Pak, fornecedora das caixas longa vida de Toddynho e Kero Coco. A iniciativa reúne os principais elos da cadeia produtiva para estruturar um processo eficiente de recolhimento, separação e reciclagem das embalagens pós-consumo.  

A CBA desenvolveu uma nova tecnologia que permite separar o alumínio do plástico e do papel presentes na estrutura das embalagens longa vida. Essa inovação aumenta o aproveitamento de cada um dos materiais, tornando o processo de reciclagem mais eficiente e sustentável.

Leia também: Como a PepsiCo aumentou as vendas em 30% com tecnologia no PDV

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar