MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Pagamentos por aproximação no transporte público cresceram 71% no primeiro trimestre

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

3 de jun. de 2025

CATEGORIA

Notícias

A Mastercard vem liderando esforços contínuos para impulsionar a adoção de pagamentos por aproximação no transporte público. No primeiro trimestre de 2025, o uso dessa tecnologia com cartões de crédito e débito cresceu 71% em comparação ao mesmo período de 2024, consolidando uma tendência de crescimento acelerado.

Desde 2017, a empresa tem investido em tecnologias que permitem a validação direta nas catracas de ônibus, metrôs e barcas hidroviárias. Recentemente, cidades como Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Ponta Grossa (PR) passaram a adotar o modelo com sucesso.

Agora, a marca compartilha números relativos à expansão da oferta tecnológica. Eventos de grande porte continuam sendo catalisadores importantes para o uso de pagamentos por aproximação no transporte público. Durante o show da Lady Gaga no Rio de Janeiro, por exemplo, o número de transações com cartão no metrô da cidade cresceu 405% em relação ao fim de semana anterior. No show da Madonna, em 2024, o aumento foi de 108%.


No Carnaval, a adesão à tecnologia também indicou a tendência de  alta. Em 2024, o uso de cartões no transporte público durante o feriado subiu 121% em relação à semana anterior. Já em 2025, o crescimento foi ainda mais expressivo: 133%. Na ocasião, os sistemas integrados de transporte registraram saltos significativos quando comparados à média dos dias úteis anteriores:

Barcas hidroviárias: +395% em Salvador e +51% no Rio de Janeiro

Metrôs: +275% em Belo Horizonte, +120% em Salvador e +133% no Rio de Janeiro

Pagamentos por aproximação avançam nas rodovias

Nas estradas brasileiras, a digitalização avança em ritmo semelhante. Em 2024, os pagamentos por aproximação em pedágios cresceram 63% em relação ao ano anterior. A maioria das rodovias do país já aceita cartões de crédito e débito com tecnologia contactless diretamente nas cabines.

Nos últimos meses, dez novas concessionárias aderiram ao modelo, ampliando a cobertura em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais. Além da praticidade, os pagamentos por aproximação também representam um avanço significativo em segurança. A ausência de bilhetes físicos ou cartões recarregáveis torna a jornada do usuário mais fluida e menos vulnerável.


Um exemplo emblemático é Curitiba (PR), onde a adoção da tecnologia resultou em uma queda de 87% nos assaltos a ônibus entre 2019 e 2022, segundo levantamento da Urbanização de Curitiba (Urbis), com base em boletins de ocorrência das empresas operadoras.

Atualmente, a Mastercard atua em 24 sistemas de transporte de 20 cidades brasileiras. A expansão se intensificou nos últimos dois anos, acompanhando o avanço do pagamento por aproximação no país, que hoje representa cerca de 70% das transações presenciais com cartão, segundo dados da Abecs. Em 2022, esse índice era de 29,5%.

Leia também:Mastercard aproxima consumidores da gastronomia em nova parceria com Guia Michelin

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme