MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Pagamentos por aproximação no transporte público cresceram 71% no primeiro trimestre

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

3 de jun. de 2025

CATEGORIA

Notícias

A Mastercard vem liderando esforços contínuos para impulsionar a adoção de pagamentos por aproximação no transporte público. No primeiro trimestre de 2025, o uso dessa tecnologia com cartões de crédito e débito cresceu 71% em comparação ao mesmo período de 2024, consolidando uma tendência de crescimento acelerado.

Desde 2017, a empresa tem investido em tecnologias que permitem a validação direta nas catracas de ônibus, metrôs e barcas hidroviárias. Recentemente, cidades como Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Ponta Grossa (PR) passaram a adotar o modelo com sucesso.

Agora, a marca compartilha números relativos à expansão da oferta tecnológica. Eventos de grande porte continuam sendo catalisadores importantes para o uso de pagamentos por aproximação no transporte público. Durante o show da Lady Gaga no Rio de Janeiro, por exemplo, o número de transações com cartão no metrô da cidade cresceu 405% em relação ao fim de semana anterior. No show da Madonna, em 2024, o aumento foi de 108%.


No Carnaval, a adesão à tecnologia também indicou a tendência de  alta. Em 2024, o uso de cartões no transporte público durante o feriado subiu 121% em relação à semana anterior. Já em 2025, o crescimento foi ainda mais expressivo: 133%. Na ocasião, os sistemas integrados de transporte registraram saltos significativos quando comparados à média dos dias úteis anteriores:

Barcas hidroviárias: +395% em Salvador e +51% no Rio de Janeiro

Metrôs: +275% em Belo Horizonte, +120% em Salvador e +133% no Rio de Janeiro

Pagamentos por aproximação avançam nas rodovias

Nas estradas brasileiras, a digitalização avança em ritmo semelhante. Em 2024, os pagamentos por aproximação em pedágios cresceram 63% em relação ao ano anterior. A maioria das rodovias do país já aceita cartões de crédito e débito com tecnologia contactless diretamente nas cabines.

Nos últimos meses, dez novas concessionárias aderiram ao modelo, ampliando a cobertura em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais. Além da praticidade, os pagamentos por aproximação também representam um avanço significativo em segurança. A ausência de bilhetes físicos ou cartões recarregáveis torna a jornada do usuário mais fluida e menos vulnerável.


Um exemplo emblemático é Curitiba (PR), onde a adoção da tecnologia resultou em uma queda de 87% nos assaltos a ônibus entre 2019 e 2022, segundo levantamento da Urbanização de Curitiba (Urbis), com base em boletins de ocorrência das empresas operadoras.

Atualmente, a Mastercard atua em 24 sistemas de transporte de 20 cidades brasileiras. A expansão se intensificou nos últimos dois anos, acompanhando o avanço do pagamento por aproximação no país, que hoje representa cerca de 70% das transações presenciais com cartão, segundo dados da Abecs. Em 2022, esse índice era de 29,5%.

Leia também:Mastercard aproxima consumidores da gastronomia em nova parceria com Guia Michelin

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar