Nem múmias, tampouco vampiros ou almas penadas: para um profissional de Marketing, o que assusta mesmo é olhar para as planilhas de orçamento e descobrir que, por falta de verba, aquela campanha linda, há meses na mesa de rascunho, não será tão bela na realidade quanto se mostrou na expectativa.
E não são poucos os profissionais que temem o fantasma da falta de budget: 47% dos respondentes a uma enquete conduzida pelo Mundo do Marketing no LinkedIn concordaram que o orçamento é o que mais lhes apavora na rotina profissional. Não muito distante, a métrica de retorno sobre o investimento, ROI, foi citada por 31% dos respondentes.
Para 13% dos participantes, as metas de Marketing são as verdadeiras agentes do horror. 12% elegeram a centralidade no cliente como o motivo para os mais gelados frios na espinha. Avaliando o último cenário, Danilo Maurício, Estrategista de Marketing da Mandara Studios, pontuou que é assustador pensar que, mesmo com dados em mãos, ainda existe o risco de não conseguir falar diretamente com quem importa: o cliente.
Também participando da enquete, Fábio Farias, especialista em Marketing Esportivo e CEO da F83 Assessoria Esportiva, afirmou que os medos a serem vencidos pelos profissionais de Marketing variam de acordo com a área de atuação. Ele destacou que no futebol, por exemplo, o que mais apavora são os resultados de cada time em campo – variante que alimenta os pesadelos dos profissionais do setor.
A enquete permanece aberta até o dia 4 de novembro. Participe, acessando o link da publicação.
O que apavora os CMOs?
Em 2023, uma ação da agência Heads olhou para a rotina dos CMOs e também se questionou: o que de fato assusta os líderes da área? Para obter as respostas, a Heads realizou uma pesquisa com os grandes nomes do mercado e determinou os 10 principais problemas que mais causam medo. Em seguida, transformou cada um desses problemas em um pôster de filme de terror.
A agência adicionou uma mensagem aos cartazes preparados contra os problemas que podem ser um pesadelo para os CMOs, da fidelidade do cliente ao ROI, do Marketing em tempo real ao boicote: “Os desafios de Marketing ainda te assustam? Nós podemos ajudar”.
Confira 10 “filmes de terror” especiais para CMOs:
Fidelização do cliente

Real-time Marketing

Jornada do Cliente

Orçamento

ROI

KPI

Dados

Persona

Clones

Centralidade no cliente

Leia também: Foco em pessoas: o grande desafio para o profissional de Marketing moderno
COMPARTILHAR ESSE POST