No terceiro aniversário da invasão em larga escala da Rússia à Ucrânia, a organização sem fins lucrativos Razom for Ukraine lançou um dispositivo inovador: o Air Raid Alarm Clock. O relógio inteligente transmite em tempo real os alertas de ataque aéreo que ocorrem na Ucrânia, emitindo o mesmo som das sirenes que alertam os civis sobre bombardeios iminentes. O objetivo é despertar a consciência dos políticos americanos e europeus que têm reduzido o apoio ao país.
Desde o início da invasão, em 24 de fevereiro de 2022, mais de 40 mil civis foram mortos ou feridos devido aos ataques russos. Cerca de 11 milhões de ucranianos foram forçados a abandonar suas casas, tornando-se deslocados internos ou refugiados. Em média, 42 alertas de ataques aéreos são emitidos diariamente no país.
"Queremos que o mundo ouça o que ouvimos todos os dias. Se as palavras não conseguem atravessar a surdez dos políticos, talvez o som consiga – um som que não pode ser ignorado”, escreveu Max Burtsev, criativo ucraniano e voluntário.
A Razom for Ukraine é uma ONG sediada nos EUA que trabalha para fortalecer uma Ucrânia democrática e próspera. Desde o início da invasão russa, a entidade forneceu US$ 139 milhões em ajuda humanitária. Seu trabalho inclui a distribuição de suprimentos médicos, alimentos e abrigo para a população afetada. Em 2024, a CEO da Razom, Dora Chomiak, foi reconhecida pela Time Magazine como uma das 100 pessoas mais influentes da saúde.
Dispositivo conectado ao Sistema Oficial de Alertas
O Air Raid Alarm Clock funciona como um relógio digital comum, mas é integrado ao sistema oficial de alertas do governo ucraniano. Sempre que um aviso de ataque é emitido no país, a sirene toca no dispositivo e exibe dados em tempo real, incluindo região sob alerta, percentual do país afetado e dias desde o início da guerra.
Com alarmes tocando mais de 40 vezes por dia, a expectativa é que o dispositivo desperte a atenção dos políticos e estimule um maior comprometimento com a soberania ucraniana.
Para garantir que a mensagem seja ouvida, a Razom entregou 10 unidades do relógio para senadores e congressistas nos EUA e membros do Parlamento Europeu. Em 17 de fevereiro, uma manifestação simbólica ocorreu na Praça de Luxemburgo, em frente ao Parlamento Europeu, onde um dos relógios foi ativado. As sirenes ecoaram pelo local, chamando a atenção de pedestres e políticos.
A equipe da Razom também se reuniu com representantes da Comissão Europeia de Política Energética, que tem colaborado com a Ucrânia, para discutir a situação e entregar o dispositivo.
Infomercial satírico
Além da mobilização política, a Razom produziu um infomercial satírico, estrelado pelo ator ucraniano Denis Sheck, onde um vendedor tenta promover o Air Raid Alarm Clock a políticos dos EUA, sendo constantemente interrompido pelos alarmes. Durante as 12 horas de filmagem, 38 alertas reais de ataque foram emitidos em regiões como Kyiv, Donetsk e Odesa.
O dispositivo e sua campanha foram desenvolvidos pela Creative Alliance, um coletivo de criativos da Espanha, Ucrânia e EUA. A iniciativa conta com agências, designers e desenvolvedores de empresas como Arriba! (Kharkiv), Officer & Gentleman, Fabs Robotics, Canal Creativo, BRIDGE, Pedro Perles (Madrid), Goloso Creative Studio (Murcia), Ricorico (Valência) e Secret Films (Barcelona), que trabalharam pro bono para concretizar o projeto.
Max Burtsev, fundador da Arriba! e membro do conselho da Razom, reforçou que “a guerra na Ucrânia não é um evento distante que pode ser ignorado. Já mudou o mundo e pode atingir qualquer lar”. Com o relógio, a esperança é que a mensagem seja clara: o tempo para agir em defesa da Ucrânia está se esgotando.
Leia também: Nivea cria campanha para combater o isolamento social
COMPARTILHAR ESSE POST