MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

O protagonismo das motocicletas na mobilidade urbana

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

27 de mai. de 2024

CATEGORIA

Artigos

Nos últimos quatro anos, o mercado brasileiro de motocicletas registrou crescimento de 63,5%, passando de 962 mil unidades produzidas, em 2020, para 1,573 milhão, em 2023. O avanço reflete o papel de destaque na logística urbana (serviços de delivery) e a sua consolidação como símbolo de agilidade e flexibilidade nas ruas congestionadas das grandes cidades. Entre os principais fatores que impulsionam essa popularidade estão o baixo custo de aquisição, manutenção e quilômetro rodado.

De acordo com dados do Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, Ciclistas e Moto-Taxistas do Estado de São Paulo (SindimotoSP), o número de motociclistas que atua no serviço de motofrete, na capital, aumentou em quase 40% no primeiro ano da pandemia da Covid-19 (2020-2021), impulsionado pela recomendação de isolamento social para conter a propagação da doença. Atualmente, na cidade de São Paulo, há 1,3 milhão de motocicletas em circulação.

Com o rápido crescimento do segmento, é natural que surjam preocupações em relação à segurança. Nesse sentido, é preciso fomentar a consciência dos indivíduos sobre o respeito às normas de trânsito, as boas práticas de condução e o uso adequado de equipamentos de proteção.

O setor tem respondido a esses desafios implementando avanços tecnológicos no produto e atividades preventivas e educativas com o apoio do poder público que, por sua vez, vêm desenvolvendo ações próprias de fiscalização e infraestrutura, buscando ações para garantir a proteção dos motociclistas. Um exemplo é a faixa azul, sinalização de segurança para motocicletas, localizada entre as faixas veiculares 1 e 2 na Avenida 23 de Maio (sentido aeroporto) e na Avenida dos Bandeirantes (ambos os sentidos), inaugurada em 2022, em São Paulo. O objetivo é organizar o espaço compartilhado entre automóveis e motocicletas, pacificando e humanizando o trânsito. De acordo com um estudo conduzido pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), utilizar essas faixas pode ser até 20 vezes mais seguro para o motociclista.

Recentemente, a Yamaha participou da inauguração de mais trechos da faixa azul, instalados nos corredores Washington Luís e Santos Dumont, na Rua Santa Eulália, situada na Zona Norte, e no Túnel Ayrton Senna (sentido bairro), na Zona Sul do município. Com a expansão, a capital do estado agora totaliza 98,2 quilômetros de faixas azuis.

Em parceria com prefeituras e autoridades de trânsito, a Yamaha promove campanhas de conscientização no estilo pit stops. Essas ações incluem demonstrações práticas de frenagem e identificação de pontos cegos, áreas que o condutor não consegue ver ao dirigir, geralmente, localizadas nas laterais do veículo e fora do alcance dos espelhos retrovisores. Os eventos são realizados em todo o Brasil e, nos últimos dois anos, impactaram, aproximadamente, 20 mil motociclistas em sete estados do país.

Apesar dos avanços, ainda enfrentamos obstáculos para garantir a mobilidade urbana sustentável. Em meio ao Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização para a redução de sinistros no trânsito, é imprescindível compreender que se trata de um desafio de saúde pública que demanda uma abordagem multifacetada. É como uma grande engrenagem: motociclistas, governos, indústrias, órgãos reguladores e a sociedade desempenham papéis interconectados na promoção da proteção viária. Os desafios que envolvem a política de mobilidade devem ser tratados de maneira conectada, formando um tripé pela fiscalização das leis de trânsito, o investimento em infraestrutura e promoção de programas educacionais, aspectos fundamentais para garantir a proteção de todos os usuários das vias.

É essencial continuarmos avançando nesse caminho, buscando constantemente estratégias para tornar as estradas mais seguras. Contudo, também devemos reconhecer os esforços já empreendidos e valorizar os resultados alcançados. Os motociclistas não devem ser estigmatizados como vilões: são cidadãos que dependem de suas motocicletas para seus deslocamentos diários e alternativa de renda. É hora de trabalharmos em prol de uma convivência mais harmoniosa nas ruas e estradas do Brasil.

*Rafael da Silva Lourenço, Gerente de Relações Institucionais e Comunicação Corporativa da Yamaha Motor do Brasil

Rafael Da Silva Lourenço

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme