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O desafio das companhias B2B no aumento da conexão com seu público

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

22 de out. de 2024

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Artigos

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O desafio das companhias B2B no aumento da conexão com seu público

O segundo semestre do ano tem na programação grandes shows e eventos que prometem movimentar a economia brasileira de forma geral. E isso é um tesouro para as marcas presentes como patrocinadores. É uma oportunidade única de aumentar a proximidade com seu público e trazer muitos temas relevantes para a reflexão. O Rock in Rio é um exemplo. O festival movimenta mais de 700 mil visitantes por edição e permite que os patrocinadores façam ações inovadoras e cheias de interatividade.

Sabemos que em momentos de lazer as pessoas estabelecem relações emocionais com as marcas e estar presente em um grande evento significa ter vantagens diversas de conexão com o público, além de alcançar um número elevado de pessoas. Uma delas é a chance de oferecer experiências completas (e muitas vezes imersivas) diretamente aos consumidores. E isso é muito valioso também para as empresas B2B (business to business) que não têm contato direto com seu público final. Desse modo, as marcas têm investido na aproximação com as pessoas nestes momentos em que elas estejam mais abertas a experimentações. Algo que pode acontecer por meio de estandes próprios, instalações interativas e espaços temáticos. Tudo para transmitir mensagens importantes e buscar um maior engajamento com o público.

Nos patrocínios da Braskem, temos buscado nos últimos anos desenvolver ações que reafirmem a perspectiva de economia circular e incentivem a educação ambiental. Por isso, aproveitamos os grandes eventos de entretenimento para promover reflexões, aprendizados e engajamento em torno de temas importantes como consumo consciente e descarte correto dos resíduos. Entendemos que tais assuntos são fundamentais para o desenvolvimento sustentável e, por meio deles, conseguimos ampliar a discussão sobre o tema.

No Rock in Rio deste ano, o maior festival de música do planeta, a empresa seguiu focando na conscientização do grande público sobre o consumo consciente, o descarte adequado e a circularidade do plástico. O que incluiu ter um estande com várias ações relacionadas ao tema, além de pontos de coleta de resíduo espalhados pelo festival. Foram entregues 132.148 tirantes para que o público pudesse ter próximo seus copos reutilizáveis, e mais de 6 mil brindes foram distribuídos no estande da marca. Ao todo, foram recolhidos 92.935 itens plásticos nos pontos de coleta da Braskem, uma quantidade menor em relação a última edição, o que mostra forte adesão do público ao uso dos itens reutilizáveis.  

E o melhor de tudo é que os bons resultados, quando o assunto é consumo consciente nos festivais, já acontecem há alguns anos. Se pensarmos no Lollapalooza de 2022 e 2023, no Popload 2022, no The Town 2023 e no Rock in Rio de 2022, a Braskem contou com mais de 46 mil pessoas participando de suas ações e 1,4 milhão de resíduos coletados ao longo dos dias de evento. E, por trás de cada um deles, existe uma infraestrutura muito organizada para os resultados acontecerem.

Há investimento em instalações interativas e estandes com diversas atividades, sempre com preparo intenso. Tamanha organização das marcas, principalmente na questão do destino de resíduos, contou também com um reforço na legislação. Em São Paulo, tal tema gerou a lei de nº 17.806/2023 que exige dos organizadores de eventos públicos e privados a gestão de resíduos sólidos - desde a coleta até a destinação dos materiais. O objetivo? Destinar corretamente os resíduos gerados e promover a economia circular a partir dos eventos de maior expressividade. Foi o início de uma conversa muito bem-vinda.

Entendo que ter desafios na organização de grandes eventos faz parte e percebo que as marcas têm se mostrado cada vez mais alinhadas à proposta de aumentar a conexão com seu público por meio de um planejamento consistente. Sabemos que buscar oportunidades para transmitir mensagens e propósitos seguirá sendo o grande foco, mas nada melhor do que encontrar um caminho consistente. Planejar, estruturar e ir em busca de resultados são diretrizes fundamentais em qualquer ação de patrocínio de sucesso. Isso hoje e, claro, no futuro. Vamos em frente.

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diretora global de Marketing e comunicação corporativa da Braskem

Ana Laura Sivieri

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