MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

O avanço do Retail Media no Brasil e seus desafios no país

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

13 de jan. de 2025

CATEGORIA

Artigos

O avanço do Retail Media no Brasil e seus desafios no país
O avanço do Retail Media no Brasil e seus desafios no país
O avanço do Retail Media no Brasil e seus desafios no país

O Retail Media não é só funil de vendas. Ele também constrói awareness de marcas e vem se consolidando como uma das principais frentes de transformação no mercado publicitário global. No Brasil, essa realidade não é exceção e o evento Retail Media Days Brasil, realizado este mês, em São Paulo, com executivos do mercado de grandes marcas, trouxe muito deste cenário que envolve expansão e crescimento, mas também desafios.  

De acordo com recentes pesquisas, como a realizada pela pelo Path to Purchase Institute e pela Skai, o Retail Media é o principal canal de Marketing em 2024, sendo considerado importante ou extremamente importante para os negócios para 81% dos entrevistados. Já a pesquisa Retail Media Insights, desenvolvida pela Newtail com apoio da Comscore e Enext, revelou que 64% das marcas já trabalham com estratégias relacionadas ao canal. 

O impacto deste crescimento e como grandes marcas estão utilizando dados para segmentar, cada vez mais, as experiências dos consumidores foram preocupações levantadas durante o evento, o que gerou  trocas valiosas entre os participantes.

Alguns pontos importantes que precisaremos enfrentar neste cenário:

Conhecimento e mindset - a falta de conhecimento de anunciantes e agências sobre como integrar campanhas de retail media às estratégias gerais de marketing e todas as possibilidades têm sido um ponto muito desafiador no processo.

Tecnologia - o suporte tecnológico necessário para obter otimizações relevantes nas operações.

Insights e dados de qualidade -  que esbarram em questões como privacidade e são essenciais para se ir além do modelo tradicional de mídia.  

Fora a maturidade do mercado que ainda está em estágios iniciais de adoção no país. Muitos varejistas brasileiros e marcas estão apenas começando a entender o valor de monetizar suas plataformas digitais para publicidade e também a concorrência de plataformas de mídia já consolidadas, como Google e Meta. 

Outro ponto desafiador é, sem dúvida, sobre métricas e atribuição confiável de resultados. Medir o impacto direto das campanhas de Retail Media e como sua contribuição foi efetiva em uma decisão de compra pode ser um desafio. 

No entanto, todo crescimento traz dor e desafios e sabemos que este caminho no Brasil está apenas no começo de sua trajetória. Acreditamos que o Retail Media é parte de uma integração que vem mudando o mercado e que com inovação, tecnologia e conhecimento, terá uma trajetória ainda mais promissora e frutífera.

COMPARTILHAR ESSE POST

Paulo Alvarenga - diretor comercial da Groovinads

Paulo Alvarenga

Diretor Comercial da Groovinads

Diretor Comercial da Groovinads

AUTOR

Paulo Alvarenga - diretor comercial da Groovinads

Paulo Alvarenga

Diretor Comercial da Groovinads

Diretor Comercial da Groovinads

AUTOR

Paulo Alvarenga - diretor comercial da Groovinads

Paulo Alvarenga

Diretor Comercial da Groovinads

Diretor Comercial da Groovinads

AUTOR

Paulo Alvarenga - diretor comercial da Groovinads

Paulo Alvarenga

Diretor Comercial da Groovinads

Diretor Comercial da Groovinads

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme