MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

O avanço do Retail Media no Brasil e seus desafios no país

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

13 de jan. de 2025

CATEGORIA

Artigos

O avanço do Retail Media no Brasil e seus desafios no país
O avanço do Retail Media no Brasil e seus desafios no país
O avanço do Retail Media no Brasil e seus desafios no país

O Retail Media não é só funil de vendas. Ele também constrói awareness de marcas e vem se consolidando como uma das principais frentes de transformação no mercado publicitário global. No Brasil, essa realidade não é exceção e o evento Retail Media Days Brasil, realizado este mês, em São Paulo, com executivos do mercado de grandes marcas, trouxe muito deste cenário que envolve expansão e crescimento, mas também desafios.  

De acordo com recentes pesquisas, como a realizada pela pelo Path to Purchase Institute e pela Skai, o Retail Media é o principal canal de Marketing em 2024, sendo considerado importante ou extremamente importante para os negócios para 81% dos entrevistados. Já a pesquisa Retail Media Insights, desenvolvida pela Newtail com apoio da Comscore e Enext, revelou que 64% das marcas já trabalham com estratégias relacionadas ao canal. 

O impacto deste crescimento e como grandes marcas estão utilizando dados para segmentar, cada vez mais, as experiências dos consumidores foram preocupações levantadas durante o evento, o que gerou  trocas valiosas entre os participantes.

Alguns pontos importantes que precisaremos enfrentar neste cenário:

Conhecimento e mindset - a falta de conhecimento de anunciantes e agências sobre como integrar campanhas de retail media às estratégias gerais de marketing e todas as possibilidades têm sido um ponto muito desafiador no processo.

Tecnologia - o suporte tecnológico necessário para obter otimizações relevantes nas operações.

Insights e dados de qualidade -  que esbarram em questões como privacidade e são essenciais para se ir além do modelo tradicional de mídia.  

Fora a maturidade do mercado que ainda está em estágios iniciais de adoção no país. Muitos varejistas brasileiros e marcas estão apenas começando a entender o valor de monetizar suas plataformas digitais para publicidade e também a concorrência de plataformas de mídia já consolidadas, como Google e Meta. 

Outro ponto desafiador é, sem dúvida, sobre métricas e atribuição confiável de resultados. Medir o impacto direto das campanhas de Retail Media e como sua contribuição foi efetiva em uma decisão de compra pode ser um desafio. 

No entanto, todo crescimento traz dor e desafios e sabemos que este caminho no Brasil está apenas no começo de sua trajetória. Acreditamos que o Retail Media é parte de uma integração que vem mudando o mercado e que com inovação, tecnologia e conhecimento, terá uma trajetória ainda mais promissora e frutífera.

COMPARTILHAR ESSE POST

Paulo Alvarenga - diretor comercial da Groovinads

Paulo Alvarenga

Diretor Comercial da Groovinads

Diretor Comercial da Groovinads

AUTOR

Paulo Alvarenga - diretor comercial da Groovinads

Paulo Alvarenga

Diretor Comercial da Groovinads

Diretor Comercial da Groovinads

AUTOR

Paulo Alvarenga - diretor comercial da Groovinads

Paulo Alvarenga

Diretor Comercial da Groovinads

Diretor Comercial da Groovinads

AUTOR

Paulo Alvarenga - diretor comercial da Groovinads

Paulo Alvarenga

Diretor Comercial da Groovinads

Diretor Comercial da Groovinads

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme