O Retail Media não é só funil de vendas. Ele também constrói awareness de marcas e vem se consolidando como uma das principais frentes de transformação no mercado publicitário global. No Brasil, essa realidade não é exceção e o evento Retail Media Days Brasil, realizado este mês, em São Paulo, com executivos do mercado de grandes marcas, trouxe muito deste cenário que envolve expansão e crescimento, mas também desafios.
De acordo com recentes pesquisas, como a realizada pela pelo Path to Purchase Institute e pela Skai, o Retail Media é o principal canal de Marketing em 2024, sendo considerado importante ou extremamente importante para os negócios para 81% dos entrevistados. Já a pesquisa Retail Media Insights, desenvolvida pela Newtail com apoio da Comscore e Enext, revelou que 64% das marcas já trabalham com estratégias relacionadas ao canal.
O impacto deste crescimento e como grandes marcas estão utilizando dados para segmentar, cada vez mais, as experiências dos consumidores foram preocupações levantadas durante o evento, o que gerou trocas valiosas entre os participantes.
Alguns pontos importantes que precisaremos enfrentar neste cenário:
Conhecimento e mindset - a falta de conhecimento de anunciantes e agências sobre como integrar campanhas de retail media às estratégias gerais de marketing e todas as possibilidades têm sido um ponto muito desafiador no processo.
Tecnologia - o suporte tecnológico necessário para obter otimizações relevantes nas operações.
Insights e dados de qualidade - que esbarram em questões como privacidade e são essenciais para se ir além do modelo tradicional de mídia.
Fora a maturidade do mercado que ainda está em estágios iniciais de adoção no país. Muitos varejistas brasileiros e marcas estão apenas começando a entender o valor de monetizar suas plataformas digitais para publicidade e também a concorrência de plataformas de mídia já consolidadas, como Google e Meta.
Outro ponto desafiador é, sem dúvida, sobre métricas e atribuição confiável de resultados. Medir o impacto direto das campanhas de Retail Media e como sua contribuição foi efetiva em uma decisão de compra pode ser um desafio.
No entanto, todo crescimento traz dor e desafios e sabemos que este caminho no Brasil está apenas no começo de sua trajetória. Acreditamos que o Retail Media é parte de uma integração que vem mudando o mercado e que com inovação, tecnologia e conhecimento, terá uma trajetória ainda mais promissora e frutífera.
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