Dona de cerca de 80% do market share global de chipsets de Inteligência Artificial, a NVIDIA alcançou os patamares necessários em autoridade e expertise para educar o mercado com algumas lições sobre o uso da tecnologia em suas infinitas aplicações ao universo business.
Abraçando essa responsabilidade, a empresa aposta em diferentes canais e formatos para cumpri-la. Entre eles, está o podcast temático “Vem A.I.”: com 22 episódios divididos em quatro temporadas, a produção põe a NVIDIA frente-a-frente com alguns dos principais usuários da oferta de IA da marca.
Até o momento – a quinta temporada do Vem A.I. está no forno – passaram pelo podcast convidados como Cláudio Stopatto, gerente geral da Lenovo, Alexandre Nakahara, diretor de inteligência artificial na Oracle e Anderson Soares, Professor de Machine Learning e Deep Learning na Universidade Federal de Goiás.
Os episódios são construídos a partir do compartilhamento das experiências de cada entrevistado com o uso frequente das ferramentas de IA. Dessa forma, a produção da NVIDIA flutua entre diferentes planos de fundo operacionais, identificando panoramas muito específicos sobre as aplicações da tecnologia em contextos diversos.
Além de estabelecer uma ponte de conversa entre a fornecedora e seus clientes, o Vem A.I tem outro objetivo, mais ambicioso e, de muitas formas, urgente: educar o público geral sobre a expansão da IA, desmistificando as crenças que pairam sobre o tema e respondendo as perguntas que causam um embaraço na cabeça do consumidor.
O plano de fundo educacional do Vem A.I
O podcast surgiu da necessidade de criar um espaço que vá além da técnica e aprofunde o debate sobre o impacto das tecnologias de inteligência artificial na vida das pessoas e nas operações das empresas.
“A NVIDIA decidiu investir nesse formato justamente para desmistificar o uso da IA e aproximar o tema do grande público, mostrando como ela pode ser uma força positiva para o desenvolvimento da humanidade. O objetivo é educar, esclarecer e inspirar, alcançando tanto o público especializado quanto aqueles que são novos nesse tema”, afirma Marcelo Pontieri, diretor de marketing da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.
A empresa classifica como positiva a recepção ao podcast e observa o crescimento da audiência a cada temporada, o que demonstra o interesse do público nos temas abordados. Esta relevância, aliás, tem sido construída a partir do casamento entre tópicos quentes e a experiência de profissionais prontos para compartilhar depoimentos reais sobre eles.
Timo Allison (à esquerda), head de Field Marketing da NVIDIA NALA e Marcelo Pontieri (à direita), diretor de marketing da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.
São priorizados os temas compatíveis com a atualidade e que possam proporcionar uma visão ampla e inspiradora sobre o uso da IA. Na seleção dos convidados, são visados os profissionais que compartilham uma perspectiva única e impactante e estão por trás de cases práticos, desenvolvidos com as tecnologias da marca.
“Isso nos permite compartilhar exemplos concretos e histórias reais, mostrando o impacto direto da IA na otimização de processos e na inovação nos negócios. Nossa equipe trabalha para criar conteúdos que sejam acessíveis e didáticos, garantindo que os ouvintes possam compreender os benefícios da IA, mesmo sem conhecimento técnico aprofundado”, explica o diretor.
Internamente, os níveis de aprovação do podcast moveram as correntes de comando. O head de Field Marketing da NVIDIA NALA, Timo Allison visitou o estúdio da TD, em São Paulo, onde são construídos os cenários utilizados no Vem A.I. O executivo conferiu de perto o processo de gravação dos episódios da quinta temporada e conheceu os bastidores da produção que tem gerado excelentes resultados para a empresa no Brasil.
Timo Allison visitou o estúdio da TD, em São Paulo
O podcast como ferramenta de Marketing
Antes conhecida de modo quase unânime entre os heavy users de tecnologia computacional e dependentes de unidades poderosas de processamento gráfico (gamers, arquitetos, designers, entre outros), a NVIDIA passou a ser parte das rodas de conversas mantidas por usuários casuais a partir do boom de democratização da IA.
Com mais pessoas falando sobre Inteligência Artificial, perguntas surgiram em profusão – nem sempre acompanhadas por respostas satisfatórias. Pensando nisso, a NVIDIA utiliza o Vem A.I como uma porta de acesso à públicos recém-atraídos pela oferta tecnológica, usuários casuais e profissionais em busca de respostas para questões ainda nebulosas.
“O Vem A.I. tem sido uma ferramenta poderosa para fortalecer a presença da marca NVIDIA junto ao público em geral. O podcast nos permite falar diretamente com novos públicos, mostrando que a marca está presente em áreas que impactam diretamente o cotidiano das pessoas e a inovação em diferentes setores da economia”, pontua Pontieri.
O projeto permite à NVIDIA reforçar seu posicionamento como líder no ecossistema de IA e expandir a visibilidade da marca para além do universo técnico. O esforço continuará na quinta temporada, a ser publicada em breve. “Os novos episódios abordarão insights sobre como a IA pode ajudar a criar um futuro mais sustentável, equilibrado e inovador”, adianta Pontieri.
Os episódios do podcast Vem A.I. estão sendo produzidos e gravados pela TD, e disponíveis no canal da NVIDIA no YouTube e no perfil da marca no Spotify.
Leia também: Inteligência Artificial e Marketing: o papel da NVIDIA na nova era da tecnologia
COMPARTILHAR ESSE POST