MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

NVIDIA busca desmistificar as aplicações da IA com podcast próprio

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

DATA

18 de nov. de 2024

CATEGORIA

Reportagens

Nvidia busca desmistificar as aplicações da IA com podcast próprio
Nvidia busca desmistificar as aplicações da IA com podcast próprio
Nvidia busca desmistificar as aplicações da IA com podcast próprio

Dona de cerca de 80% do market share global de chipsets de Inteligência Artificial, a NVIDIA alcançou os patamares necessários em autoridade e expertise para educar o mercado com algumas lições sobre o uso da tecnologia em suas infinitas aplicações ao universo business. 

Abraçando essa responsabilidade, a empresa aposta em diferentes canais e formatos para cumpri-la. Entre eles, está o podcast temático “Vem A.I.”: com 22 episódios divididos em quatro temporadas, a produção põe a NVIDIA frente-a-frente com alguns dos principais usuários da oferta de IA da marca.

Até o momento – a quinta temporada do Vem A.I. está no forno – passaram pelo podcast convidados como Cláudio Stopatto, gerente geral da Lenovo, Alexandre Nakahara, diretor de inteligência artificial na Oracle e Anderson Soares, Professor de Machine Learning e Deep Learning na Universidade Federal de Goiás.

Os episódios são construídos a partir do compartilhamento das experiências de cada entrevistado com o uso frequente das ferramentas de IA. Dessa forma, a produção da NVIDIA flutua entre diferentes planos de fundo operacionais, identificando panoramas muito específicos sobre as aplicações da tecnologia em contextos diversos.

Além de estabelecer uma ponte de conversa entre a fornecedora e seus clientes, o Vem A.I tem outro objetivo, mais ambicioso e, de muitas formas, urgente: educar o público geral sobre a expansão da IA, desmistificando as crenças que pairam sobre o tema e respondendo as perguntas que causam um embaraço na cabeça do consumidor. 

O plano de fundo educacional do Vem A.I

O podcast surgiu da necessidade de criar um espaço que vá além da técnica e aprofunde o debate sobre o impacto das tecnologias de inteligência artificial na vida das pessoas e nas operações das empresas.

“A NVIDIA decidiu investir nesse formato justamente para desmistificar o uso da IA e aproximar o tema do grande público, mostrando como ela pode ser uma força positiva para o desenvolvimento da humanidade. O objetivo é educar, esclarecer e inspirar, alcançando tanto o público especializado quanto aqueles que são novos nesse tema”, afirma Marcelo Pontieri, diretor de marketing da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

A empresa classifica como positiva a recepção ao podcast e observa o crescimento da audiência a cada temporada, o que demonstra o interesse do público nos temas abordados. Esta relevância, aliás, tem sido construída a partir do casamento entre tópicos quentes e a experiência de profissionais prontos para compartilhar depoimentos reais sobre eles.

Timo Allison (à esquerda), head de Field Marketing da NVIDIA NALA e Marcelo Pontieri (à direita), diretor de marketing da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

São priorizados os temas compatíveis com a atualidade e que possam proporcionar uma visão ampla e inspiradora sobre o uso da IA. Na seleção dos convidados, são visados os profissionais que compartilham uma perspectiva única e impactante e estão por trás de cases práticos, desenvolvidos com as tecnologias da marca.

“Isso nos permite compartilhar exemplos concretos e histórias reais, mostrando o impacto direto da IA na otimização de processos e na inovação nos negócios. Nossa equipe trabalha para criar conteúdos que sejam acessíveis e didáticos, garantindo que os ouvintes possam compreender os benefícios da IA, mesmo sem conhecimento técnico aprofundado”, explica o diretor.

Internamente, os níveis de aprovação do podcast moveram as correntes de comando. O head de Field Marketing da NVIDIA NALA, Timo Allison visitou o estúdio da TD, em São Paulo, onde são construídos os cenários utilizados no Vem A.I. O executivo conferiu de perto o processo de gravação dos episódios da quinta temporada e conheceu os bastidores da produção que tem gerado excelentes resultados para a empresa no Brasil.

Timo Allison visitou o estúdio da TD, em São Paulo

O podcast como ferramenta de Marketing

Antes conhecida de modo quase unânime entre os heavy users de tecnologia computacional e dependentes de unidades poderosas de processamento gráfico (gamers, arquitetos, designers, entre outros), a NVIDIA passou a ser parte das rodas de conversas mantidas por usuários casuais a partir do boom de democratização da IA.

Com mais pessoas falando sobre Inteligência Artificial, perguntas surgiram em profusão – nem sempre acompanhadas por respostas satisfatórias. Pensando nisso, a NVIDIA utiliza o Vem A.I como uma porta de acesso à públicos recém-atraídos pela oferta tecnológica, usuários casuais e profissionais em busca de respostas para questões ainda nebulosas.

“O Vem A.I. tem sido uma ferramenta poderosa para fortalecer a presença da marca NVIDIA junto ao público em geral. O podcast nos permite falar diretamente com novos públicos, mostrando que a marca está presente em áreas que impactam diretamente o cotidiano das pessoas e a inovação em diferentes setores da economia”, pontua Pontieri.

O projeto permite à NVIDIA reforçar seu posicionamento como líder no ecossistema de IA e expandir a visibilidade da marca para além do universo técnico. O esforço continuará na quinta temporada, a ser publicada em breve. “Os novos episódios abordarão insights sobre como a IA pode ajudar a criar um futuro mais sustentável, equilibrado e inovador”, adianta Pontieri.

Os episódios do podcast Vem A.I. estão sendo produzidos e gravados pela TD, e disponíveis no canal da NVIDIA no YouTube e no perfil da marca no Spotify.

Leia também: Inteligência Artificial e Marketing: o papel da NVIDIA na nova era da tecnologia

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme