A National Football League (NFL) anunciou a expansão do seu Programa de Mercados Globais (Global Markets Program – GMP), trazendo novas franquias para atuar no Brasil. O Detroit Lions e o campeão do Super Bowl LIX, Philadelphia Eagles, agora têm o direito de operar no mercado nacional, juntando-se ao Miami Dolphins e ao New England Patriots, que já trabalham suas marcas com os fãs brasileiros desde temporadas anteriores.
Esses times já possuem experiência no GMP e atuam em diferentes países. O Lions está presente na Áustria, Canadá, Alemanha e Suíça, enquanto o Eagles marca presença na Austrália, Gana e Nova Zelândia. Além disso, o time da Philadelphia foi o mandante da primeira partida oficial da NFL no Brasil, realizada na semana 1 da temporada regular de 2024, na Arena Corinthians, em São Paulo.

Criado em 2022, o GMP concede às franquias da NFL direitos de marketing internacional para expandirem suas bases de fãs além dos Estados Unidos. As equipes participantes podem realizar ações de engajamento, eventos, desenvolvimento do NFL Flag, além de buscar oportunidades comerciais e patrocínios. Com a nova expansão, o programa agora conta com 29 equipes atuando em 21 mercados internacionais, um crescimento em relação aos 25 clubes e 19 mercados em 2024.
Para Luis Martinez, general manager da NFL Brasil, a chegada de mais duas franquias reforça a importância do país para a liga. Ele destaca que o Brasil tem 36 milhões de fãs da NFL, sendo a terceira maior base no mundo. O volume justifica a ampliação do escopo da liga no país, e os acordos com os Lions e os Eagles servirão para continuar impulsionando a paixão dos torcedores.

As franquias da NFL podem solicitar direitos para atuar em mercados internacionais a cada temporada por meio do International Committee. Os direitos concedidos pelo programa têm validade de cinco anos, período no qual as equipes podem realizar diversas iniciativas no país.
Leia também: Busca por NFL cresce 54% no Brasil, mas NBA segue liderança entre ligas americanas
COMPARTILHAR ESSE POST