MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Neurociência e Marketing Esportivo: Dupla imbatível para entrar nos negócios globais

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

17 de ago. de 2023

CATEGORIA

Artigos

No competitivo mundo dos negócios, as empresas estão sempre em busca de estratégias inovadoras para conquistar novos mercados e aumentar a penetração global. Nesse cenário, o marketing esportivo aliado à neurociência se apresenta como uma dupla imbatível para estimular o crescimento de negócios no Brasil e no mundo.

A neurociência é o estudo responsável por desvendar os segredos da mente humana e como as pessoas tomam decisões, e compreender o comportamento do consumidor é essencial para o sucesso das estratégias de marketing.

O marketing esportivo, por outro lado, tem a capacidade de atingir públicos grandes e engajados, por meio das emoções e paixões que o esporte desperta, e tê-lo como um dos pilares de uma marca (desde que seja verdade e isso se reflita internamente) é muito interessante do ponto de vista de Branding.

Conexão emocional e compromisso

O marketing esportivo pode criar uma conexão emocional única entre marcas e fãs de esportes. Ao patrocinar clubes de futebol, atletas ou eventos da área, as empresas podem manter um posicionamento mais próximo de seu público-alvo, criando um sentimento de identidade e lealdade.

A neurociência nos ensina que as decisões de compra geralmente são baseadas em emoções, não na razão. Ao associar sua marca a um evento esportivo de alto impacto, as organizações podem provocar emoções positivas nos consumidores, levando a um maior envolvimento com a marca e propensão à compra de produtos ou à prestação de mais serviços.

Experiência imersiva e sensorial

O marketing esportivo também pode criar experiências e sensações imersivas que impactam profundamente o cérebro dos consumidores. Ativações de marca em eventos esportivos podem envolver os cinco sentidos do público, criando memórias duradouras e aprofundando a conexão com a empresa.

A neurociência mostra que a memória é mais eficaz quando combinada com a experiência sensorial e emocional. Portanto, estratégias de marketing esportivo que incorporam tais fatores têm maior probabilidade de serem lembradas pelo público, influenciando positivamente em suas decisões de compra.

Alcance global e diversidade cultural 

O esporte transcende fronteiras e culturas, tornando-se uma poderosa plataforma para alcançar públicos em todo o mundo. Ao patrocinar eventos esportivos internacionais, as instituições têm a oportunidade de aumentar sua visibilidade global e alcançar novos mercados. Nesse contexto, a neurociência pode ajudar a adequar as estratégias de marketing a diferentes culturas, ao entender as características e sensibilidades de cada público. Isso permite que as empresas se comuniquem de forma mais eficaz com seus consumidores em diferentes regiões, aumentando sua relevância e conexão emocional.

O caminho para o sucesso global

O marketing esportivo, aliado à neurociência, é uma ferramenta poderosa para impulsionar o crescimento dos negócios no Brasil e no mundo. Ao criar experiências sensoriais, conexões emocionais profundas e alcance global, as empresas podem construir a lealdade do consumidor e alavancar seu lugar no mercado.

Como executiva de Marketing e Inovação, já patrocinei clubes de futebol e outros esportes (incluindo jogos!), testemunhei os resultados surpreendentes dessa poderosa combinação em várias campanhas esportivas, esportes e patrocínios. Encorajo, portanto, todas as marcas a explorar o potencial do marketing esportivo e aliar esse poderoso recurso à neurociência para alcançar o sucesso e o crescimento desejados nacional e internacionalmente.

*Fátima Bana é executiva de Marketing com mais de 15 anos de experiência no Brasil, América Latina e mercado da Europa, EUA e China, nas áreas de Marketing, E-commerce, Gestão Empresarial e de Negócios Digitais no âmbito geral, desenvolveu e executando estratégias em empresas multinacionais de grande porte (como Ambev, Intel, Netshoes, Latam Airlines) nos segmentos de bens de consumo, telecom, financeiro, indústria, tech e startups.

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme