MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Natura lança linha inspirada em estudo sobre cuidados e identidade da pele negra

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

28 de mar. de 2025

CATEGORIA

Notícias

A Natura conduziu um estudo para entender a relação entre saúde da pele, bem-estar e identidade das mulheres negras. O levantamento, chamado Projeto Dandara, mapeou mais de 120 variações de tons de pele e identificou os desafios e as necessidades dessas mulheres no cuidado diário a partir de uma abordagem psicossocial.

Entre os principais desafios identificados, estão a dificuldade em encontrar produtos formulados especificamente para peles ricas em melanina, a falta de representatividade na indústria da beleza e o impacto do racismo estrutural na percepção da identidade e autoestima. 

Além disso, muitas mulheres destacaram a necessidade de fórmulas que ajudem a combater a hiperpigmentação, promovam hidratação profunda e proporcionem luminosidade. Estas observações levaram ao desenvolvimento da linha Natura Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, lançada no final de 2024. 

 

A linha Natura Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju introduz ingredientes específicos para atender às necessidades apontadas no estudo. Entre os ativos utilizados estão a Niacinamida, que ajuda na uniformização da pele e na redução de marcas escurecidas; o Pantenol, que tem ação calmante e reparadora; o Óleo de Gergelim, rico em ômega-6 e ômega-9, fortalecendo a barreira cutânea e proporcionando hidratação prolongada; e a Vitamina E, com propriedades antioxidantes que protegem contra danos externos e auxiliam na renovação celular.

A fragrância da linha foi desenvolvida por Jerry Padoly, um dos poucos perfumistas negros do mundo. Inspirado em uma imersão em Salvador, ele criou uma composição que combina notas frutais tropicais a um sofisticado corpo floral, conectando o produto à ancestralidade e cultura negra.  

O projeto contou com o apoio de consultorias especializadas para garantir um olhar cuidadoso em todas as etapas. A Indique uma Preta contribuiu com um aprofundamento sobre a temática racial e a modelagem da narrativa do projeto. Já a Black Influence foi responsável pelo plano de comunicação, assegurando representatividade real na divulgação do lançamento.


Para Aline Lima, Head de Diversidade, Equidade e Inclusão da Natura, inovação vai além da criação de produtos e envolve compreender as diferentes necessidades da sociedade para oferecer soluções que impactem positivamente a vida das pessoas. Segundo ela, a nova linha traduz os achados do estudo em fórmulas inéditas dentro da marca Tododia, oferecendo um cuidado completo para a pele negra.  

Leia também: Natura aposta em cuidados com corpo e mente na nova linha Tododia Energia

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar