A Natura conduziu um estudo para entender a relação entre saúde da pele, bem-estar e identidade das mulheres negras. O levantamento, chamado Projeto Dandara, mapeou mais de 120 variações de tons de pele e identificou os desafios e as necessidades dessas mulheres no cuidado diário a partir de uma abordagem psicossocial.
Entre os principais desafios identificados, estão a dificuldade em encontrar produtos formulados especificamente para peles ricas em melanina, a falta de representatividade na indústria da beleza e o impacto do racismo estrutural na percepção da identidade e autoestima.
Além disso, muitas mulheres destacaram a necessidade de fórmulas que ajudem a combater a hiperpigmentação, promovam hidratação profunda e proporcionem luminosidade. Estas observações levaram ao desenvolvimento da linha Natura Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, lançada no final de 2024.

A linha Natura Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju introduz ingredientes específicos para atender às necessidades apontadas no estudo. Entre os ativos utilizados estão a Niacinamida, que ajuda na uniformização da pele e na redução de marcas escurecidas; o Pantenol, que tem ação calmante e reparadora; o Óleo de Gergelim, rico em ômega-6 e ômega-9, fortalecendo a barreira cutânea e proporcionando hidratação prolongada; e a Vitamina E, com propriedades antioxidantes que protegem contra danos externos e auxiliam na renovação celular.
A fragrância da linha foi desenvolvida por Jerry Padoly, um dos poucos perfumistas negros do mundo. Inspirado em uma imersão em Salvador, ele criou uma composição que combina notas frutais tropicais a um sofisticado corpo floral, conectando o produto à ancestralidade e cultura negra.
O projeto contou com o apoio de consultorias especializadas para garantir um olhar cuidadoso em todas as etapas. A Indique uma Preta contribuiu com um aprofundamento sobre a temática racial e a modelagem da narrativa do projeto. Já a Black Influence foi responsável pelo plano de comunicação, assegurando representatividade real na divulgação do lançamento.

Para Aline Lima, Head de Diversidade, Equidade e Inclusão da Natura, inovação vai além da criação de produtos e envolve compreender as diferentes necessidades da sociedade para oferecer soluções que impactem positivamente a vida das pessoas. Segundo ela, a nova linha traduz os achados do estudo em fórmulas inéditas dentro da marca Tododia, oferecendo um cuidado completo para a pele negra.
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