<p><strong>M&eacute;tricas para a internet. Custo ou Investimento?</strong></p><p>Por Carlos Medina*</p><p>A preocupa&ccedil;&atilde;o com a mensura&ccedil;&atilde;o de a&ccedil;&otilde;es online e conseq&uuml;entes resultados na internet j&aacute; &eacute; uma realidade em grande parte das empresas, ag&ecirc;ncias de publicidade, anunciantes diretos e indiretos. Aqueles que ainda n&atilde;o se atentaram a isso, o fazem por total desconhecimento das atuais ferramentas existentes no mercado ou por gostarem de investir dinheiro sem saber o seu resultado.</p><p>A utiliza&ccedil;&atilde;o de ferramentas de mensura&ccedil;&atilde;o pode, em um grande n&uacute;mero de empresas, ser vista ainda como um custo a mais, um &ldquo;desvio&rdquo; da verba publicit&aacute;ria para algo sem grande valor a curto, m&eacute;dio ou at&eacute; mesmo a longo prazo. Tais empresas podem estar sendo mal orientadas e com isso deixando de ECONOMIZAR, e muito, em suas a&ccedil;&otilde;es online, pois al&eacute;m de uma otimiza&ccedil;&atilde;o realtime de formatos, canais e impress&otilde;es entregues (para o caso de publicidade online) tais ferramentas podem determinar em detalhes o quanto em R$ todas as a&ccedil;&otilde;es online est&atilde;o trazendo e podem inclusive fazer todos os tipos de cruzamentos entre a&ccedil;&otilde;es e determinar exatamente aquela que mais lhe traz convers&otilde;es. </p><p>Mas para que tudo isso ocorra, precisamos definir antes de qualquer coisa &ldquo;o que&rdquo; e &ldquo;como&rdquo; se mensurar dentro da internet.</p><p>Uma m&eacute;trica &eacute; a medi&ccedil;&atilde;o de um atributo de uma determinada entidade (produto, servi&ccedil;o, processo). Alguns exemplos: Custos por click, custos por visita, taxas e interatividade, taxas de convers&atilde;o, custos de uma campanha publicit&aacute;ria online, alcance e freq&uuml;&ecirc;ncia de pe&ccedil;as interativas e retorno sobre o investimento... tudo isso pode e deve ser mensurado.</p><p>E quais os benef&iacute;cios de se mensurar dados? Ter uma exata estimativa de custo, oferecer dados com qualidade, pass&iacute;veis de estudos de resultados, melhoria na estrat&eacute;gia de marketing da a&ccedil;&atilde;o online e quantidade ao gerenciamento no desenvolvimento de solu&ccedil;&otilde;es online, campanhas. Hoje em dia, praticamente tudo pode e deve ser mensurado dentro da internet.</p><p>N&atilde;o existem m&eacute;tricas ideais para todos os tipos de neg&oacute;cios. As m&eacute;tricas perfeitas para seu neg&oacute;cio s&atilde;o aquelas que respondem as perguntas de seus investidores, aumentem o retorno de suas campanhas e retenham seus clientes mais tempo em seu site. Mais importante que isso: n&atilde;o existe m&eacute;trica sem TESTES, sem EXPERIMENTA&Ccedil;&Atilde;O...descobriu algo interessante, teste em seu site por um per&iacute;odo e mensure os resultados. Separe um pequeno peda&ccedil;o de sua verba de marketing para experimenta&ccedil;&otilde;es e otimiza&ccedil;&otilde;es de campanha. S&oacute; assim que se transforma o aprendizado em pr&aacute;tica e, conseq&uuml;entemente, se transforma um custo em INVESTIMENTO.</p><p>* Carlos Medina &eacute; diretor de opera&ccedil;&otilde;es da Unica Interactive Marketing Solutions. E-mail: <a href="mailto:carlos@aunica.com">carlos@aunica.com</a></p>
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