Faleceu na última quinta-feira (16) o renomado cineasta estadunidense David Lynch, 78. Reconhecido por obras como a série Twin Peaks e o longa Veludo Azul, Lynch também marcou época no mercado publicitário com frequentes e bem-sucedidas parcerias com marcas globais em peças criativas.
Em 2000, Lynch dirigiu a campanha “The Third Place” para o PlayStation 2, promovendo o console como um portal para uma nova dimensão de entretenimento. O comercial é uma obra de arte surreal, com elementos visuais abstratos e cenas que desafiam a lógica. Figuras misteriosas, como um pato antropomórfico e cenários oníricos, criam um clima de mistério que reflete o conceito do produto como algo além do convencional.
Lynch também colaborou com marcas de moda como Calvin Klein (1988) e Armani (1992), trazendo sua estética enigmática e refinada para o universo da publicidade de luxo. Nestas peças, o diretor explora o contraste entre luz e sombra para criar atmosferas carregadas de emoção e mistério, transformando anúncios em experiências visuais sofisticadas.
Em 2002, David Lynch fez uma colaboração com a Nissan para a campanha publicitária do modelo Micra, chamada "Do you speak Micra?". A campanha repetiu os elementos surreais e atmosferas enigmáticas, características do estilo único de Lynch, para destacar as inovações apresentadas propostas pela marca japonesa.
Atuando como roteirista, Lynch criou, em 1991, um comercial para o Departamento de Saneamento de Nova York, abordando o problema do descarte inadequado de lixo na cidade. A peça adotava uma estética sombria e perturbadora, com imagens distorcidas e sons inquietantes, características recorrentes em seu trabalho.
Estas campanhas, bem como todo o acervo criativo do diretor, estão disponíveis no site weblynch.com.
Leia também: Creator Economy: influenciadores preferem o YouTube, marcas o Instagram
COMPARTILHAR ESSE POST