Após passar por maus bocados nos últimos anos, o mercado editorial brasileiro mostra resiliência e exibe sinais promissores de recuperação. No ano passado, 69% dos cerca de 25 milhões de leitores no país adquiriram entre um a cinco livros, enquanto 8% compraram 16 ou mais, conforme apontam dados divulgados na pesquisa “Panorama do Consumo de Livros”, encomendada pela Câmara Brasileira do Livro à Nielsen BookData.
Com efeito, uma pesquisa divulgada pela PwC Brasil projeta uma taxa de crescimento anual de consumo de livros no país a uma constante de 2,5% até 2026. O dado encontra respaldo em um levantamento realizado pela Shopee: segundo o e-commerce, as buscas por novas obras triplicaram no ano passado, enquanto as vendas aumentaram 90% na comparação do segundo trimestre de 2024 e 2023.
Várias categorias literárias se destacaram na plataforma. Entre elas, o nicho de “negócios & investimentos” registrou um crescimento de 150% em volume de vendas. No restante de 2024 e ao longo de 2025, os lançamentos deverão ser os responsáveis por manter – ou mesmo alavancar – a recuperação do setor. Veja, abaixo, alguns lançamentos de outubro no nicho business
Uma vida para o agro, o agro para vidas – Da infância na lavoura à iniciativa que transforma a realidade de jovens e famílias rurais
Escrito por Iro Schünke, presidente do SindiTabaco, e publicado pela Editora Critério, de Porto Alegre, o livro de 192 páginas detalha, em cinco capítulos, a vida de perseverança, fé e otimismo do executivo. O autor comentou que a obra é um registro da semeadura e da colheita de sua própria vida.
Ao longo das páginas, Iro resgata memórias da infância, relembrando tradições familiares e as nuances da vida no campo nas primeiras passagens do conteúdo. O autor também abordou a própria participação na evolução da cadeia produtiva do tabaco e a criação e desenvolvimento do Instituto Crescer Legal, em 2015.

Quem tem estratégia enriquece
Presente na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) 2024, o comunicador e empreendedor paulista Alex Bússulo lançou o livro "Quem tem estratégia enriquece" (Literare Books International, 200 págs.). A obra reúne 47 estratégias de vendas e comunicação aplicadas por profissionais de todo o mundo.
Fruto de anos de pesquisa e prática, o título apresenta tanto metodologias tradicionais, como Cold Calling e Door to Door, quanto estratégias modernas, como Netweaving e Influencer Selling, além de técnicas renomadas como SPIN Selling, DISC e PNL.
Com uma abordagem prática e direta, o livro promete ser uma referência tanto para iniciantes quanto para profissionais experientes. Bússulo reforçou que o objetivo é ajudar profissionais de diversas áreas a economizar tempo e ganhar dinheiro com ações mais estratégicas e eficientes.

Os Quatro Porquinhos
A Alea, empresa de construção off-site da Construtora Tenda, vai mostrar por meio de uma fábula infantil, as vantagens de seu sistema construtivo. A companhia adaptou a obra "Os Quatro Porquinhos" para mostrar alguns dos atributos utilizados no sistema multi paredes na construção de casas.
Segundo Luis Martini, COO da Alea, a empresa conseguiu destacar as vantagens do sistema off-site de forma lúdica, mostrando que é possível ter uma casa segura e bonita, sem os desperdícios e as dificuldades dos métodos tradicionais de construção.
A publicação tem 23 páginas e tem autoria e ilustrações de Gustavo Duarte e revisão de Viviane Campos. Uma versão digital está disponível no site da Alea.

Valor do Branding
Escrito por Eduardo Tomyia, o livro carrega a metodologia por trás do ranking “As Marcas Mais Valiosas do Brasil” e oferece uma análise dos grandes cases corporativos e o impacto deste ativo nos negócios, reputação de empresas, marketing e economia. A obra promete revolucionar o entendimento sobre gestão de marcas para geração de valor ao acionista.
“Valor do Branding” será lançado na próxima quarta-feira (23), na Livraria da Vila – Alameda Lorena, 1501 (SP) – às 18:30.

Marketing do Clássico ao Digital: OOH e o Caminho do Sucesso
De autoria conjunta dos especialistas Rodrigo Kallas, CEO da Kallas Mídia OOH, e Elson Teixeira, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a obra apresenta um embasamento teórico fundamental para entender o mercado de publicidade out of home (OOH) e foi escrita para preencher uma lacuna em relação à informação técnica e especializada sobre a modalidade no Brasil.
Para isso, o livro traz conceitos atuais e inéditos do Marketing, reunindo informações do mercado publicitário e, especialmente, a história do OOH brasileiro. Com essa obra, a Kallas Mídia OOH busca inserir no mercado um conteúdo de relevância e um recorte da história de uma indústria, com exemplos voltados para a comunicação integrada de Marketing, mais especificamente de OOH.

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