<p class="titulomateria">Marketing olfativo e suas estrat&eacute;gias no varejo I</p> <p>Por Rubens Valentim*</p> <p>Quando a Biomist &eacute; procurada para aromatizar uma loja, seja ela de roupa, brinquedo, cal&ccedil;ado, doce, etc., sempre nos fazem a seguinte pergunta: &ldquo;A aromatiza&ccedil;&atilde;o far&aacute; com que o consumidor compre mais o meu produto?&rdquo;.</p> <p>Isso depende! Pois cada segmento possui uma peculiaridade espec&iacute;fica e por isso, em cada tipo de loja adotamos uma estrat&eacute;gia diferente.</p> <p>No caso das lojas de roupas e cal&ccedil;ados, o ambiente aromatizado n&atilde;o vai fazer com que o consumidor compre mais, contudo existem outras formas de conseguir lucros com a aromatiza&ccedil;&atilde;o. A primeira coisa a ser feita &eacute; escolher a fragr&acirc;ncia certa para o local, sempre tendo como foco o p&uacute;blico-alvo da loja. Como ela agradar&aacute; ao cliente, ele sentir&aacute; um maior prazer em permanecer na loja, ficando na mesma mais tempo do que realmente passou em um ponto de venda n&atilde;o perfumado que, fen&ocirc;meno chamado de &ldquo;Spatio-Temporal&rdquo;.</p> <p>Assim, o vendedor da loja pode realizar o seu trabalho com maior precis&atilde;o e tempo, tendo como resultado o aumento do ticket m&eacute;dio da loja.</p> <p>Existem outras formas de usar o marketing olfativo em lojas de roupas e cal&ccedil;ado e as grandes marcas perceberam isso, investindo no desenvolvimento de um logo olfativo para suas lojas. Com isso, al&eacute;m do cliente permanecer mais tempo no local, &eacute; criado um v&iacute;nculo com a marca. Assim, toda vez que a marca fizer um evento e aromatiz&aacute;-lo, entregar uma mala direta aromatizada, entre outras coisas, o cliente vai associar a fragr&acirc;ncia &agrave; marca.</p> <p>Tamb&eacute;m temos casos em que o cliente usa a fragr&acirc;ncia para criar uma atmosfera &uacute;nica, que &eacute; somada &agrave; decora&ccedil;&atilde;o da loja. Isto ocorre com um de nossos clientes que possui uma loja da cal&ccedil;ados infantis, cuja decora&ccedil;&atilde;o &eacute; voltada para chamar a aten&ccedil;&atilde;o das crian&ccedil;as e o ambiente possui cheiro de mel&atilde;o. H&aacute; outro cliente que usa cheiro de tutti-frutti na sua loja de cal&ccedil;ados infantis.</p> <p>Observando os casos citados, notamos que o marketing olfativo tem uma forte contribui&ccedil;&atilde;o para a valoriza&ccedil;&atilde;o da marca, um grande apelo emocional, al&eacute;m de auxiliar os vendedores na hora de executarem suas vendas.</p> <p>No pr&oacute;ximo artigo a ser publicado amanh&atilde;, volto a falar sobre outras estrat&eacute;gias para o varejo, mas agora com cases onde o marketing olfativo tem uma influ&ecirc;ncia direta no aumento das vendas.</p> <p>* Rubens Valentim &eacute; analista de marketing da Biomist, com forma&ccedil;&atilde;o em Gerenciamento da Comunica&ccedil;&atilde;o Empresarial e Comunica&ccedil;&atilde;o Social &ndash; Publicidade e Propaganda. Contatos atrav&eacute;s do site <a href="http://www.biomist.com.br">www.biomist.com.br</a> ou e-mail <a href="mailto:mkt1@biomist.com.br">mkt1@biomist.com.br</a></p>
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