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Marketing olfativo e suas estratégias no varejo I

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Tempo de Leitura 2 min

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8 de abr. de 2008

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Artigos

<p class="titulomateria">Marketing olfativo e suas estratégias no varejo I</p> <p>Por Rubens Valentim*</p> <p>Quando a Biomist é procurada para aromatizar uma loja, seja ela de roupa, brinquedo, calçado, doce, etc., sempre nos fazem a seguinte pergunta: “A aromatização fará com que o consumidor compre mais o meu produto?”.</p> <p>Isso depende! Pois cada segmento possui uma peculiaridade específica e por isso, em cada tipo de loja adotamos uma estratégia diferente.</p> <p>No caso das lojas de roupas e calçados, o ambiente aromatizado não vai fazer com que o consumidor compre mais, contudo existem outras formas de conseguir lucros com a aromatização. A primeira coisa a ser feita é escolher a fragrância certa para o local, sempre tendo como foco o público-alvo da loja. Como ela agradará ao cliente, ele sentirá um maior prazer em permanecer na loja, ficando na mesma mais tempo do que realmente passou em um ponto de venda não perfumado que, fenômeno chamado de “Spatio-Temporal”.</p> <p>Assim, o vendedor da loja pode realizar o seu trabalho com maior precisão e tempo, tendo como resultado o aumento do ticket médio da loja.</p> <p>Existem outras formas de usar o marketing olfativo em lojas de roupas e calçado e as grandes marcas perceberam isso, investindo no desenvolvimento de um logo olfativo para suas lojas. Com isso, além do cliente permanecer mais tempo no local, é criado um vínculo com a marca. Assim, toda vez que a marca fizer um evento e aromatizá-lo, entregar uma mala direta aromatizada, entre outras coisas, o cliente vai associar a fragrância à marca.</p> <p>Também temos casos em que o cliente usa a fragrância para criar uma atmosfera única, que é somada à decoração da loja. Isto ocorre com um de nossos clientes que possui uma loja da calçados infantis, cuja decoração é voltada para chamar a atenção das crianças e o ambiente possui cheiro de melão. Há outro cliente que usa cheiro de tutti-frutti na sua loja de calçados infantis.</p> <p>Observando os casos citados, notamos que o marketing olfativo tem uma forte contribuição para a valorização da marca, um grande apelo emocional, além de auxiliar os vendedores na hora de executarem suas vendas.</p> <p>No próximo artigo a ser publicado amanhã, volto a falar sobre outras estratégias para o varejo, mas agora com cases onde o marketing olfativo tem uma influência direta no aumento das vendas.</p> <p>* Rubens Valentim é analista de marketing da Biomist, com formação em Gerenciamento da Comunicação Empresarial e Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Contatos através do site <a href="http://www.biomist.com.br">www.biomist.com.br</a> ou e-mail <a href="mailto:mkt1@biomist.com.br">mkt1@biomist.com.br</a></p>

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