<p><strong>Marketing com R$ 100,00? Enlouqueceu? N&atilde;o!</strong></p><p>Por Kelly Gomes*</p><p>O que foi? Que cara &eacute; essa? Falo s&eacute;rio! Quem disse que n&atilde;o d&aacute; para fazer marketing com R$ 100,00? D&aacute; sim e nem precisa obrigar o &ldquo;Tico &ldquo; a fazer hora extra e nem escravizar e chicotear o &ldquo;Teco&rdquo; at&eacute; que num &uacute;ltimo suspiro ele solte alguma solu&ccedil;&atilde;o que caiba no seu bolso e seja eficaz.</p><p>Pensar fora da caixinha com certeza &eacute; o caminho para o Marketing de Baixo Custo, por&eacute;m, n&atilde;o &eacute; sempre que estamos inspirados, e a&iacute;, a sa&iacute;da &eacute; a informa&ccedil;&atilde;o: ler muito, estar por dentro de tudo que custa pouco e pode ajudar-nos a alavancar enquanto profissional liberal ou enquanto empresa.</p><p>Um Blog, por exemplo, custa R$ 0,00 (zero real). &Eacute; isso mesmo, n&atilde;o custa nada criar um Blog e hosped&aacute;-lo, e a capacidade dele para fortalecer a marca da empresa ou do profissional, criar um canal de comunica&ccedil;&atilde;o mais pr&oacute;ximo entre o cliente e a empresa ou valer-se como vitrine de vendas e disseminar promo&ccedil;&otilde;es, &eacute; enorme. Mas sabe quantas empresas utilizam esse recurso no Brasil? Menos de 3%, segundo pesquisa da Rapp Collins. </p><p>Outra sa&iacute;da para um marketing de Baixo Custo &eacute; a troca de links, pr&aacute;tica que tamb&eacute;m custa R$ 0,00 ( zero real ). &Eacute; simples: basta o profissional ou a empresa pesquisar os sites que t&ecirc;m sinergia e propor uma troca de links. Cada um coloca o link do outro no site, aumentando assim o tr&aacute;fego de ambos e a probabilidade de fechar novos neg&oacute;cios.</p><p>Como assim? Lojas virtuais de cosm&eacute;ticos podem trocar links com cl&iacute;nicas de est&eacute;tica, por exemplo. Concorda que os dois t&ecirc;m praticamente o mesmo p&uacute;blico? Gente querendo ficar mais bonita.</p><p>Agora, valendo algum investimento em dinheiro, transforme pessoas em &ldquo;Ca&ccedil;adores do Cliente Perdido&rdquo; em troca de um complemento significante de sal&aacute;rio na vida delas. Joe Girard, o maior vendedor de carros do mundo fazia isso: cada cliente dele que indicasse um outro cliente ganhava um valor acordado, cada barbeiro da cidade que indicasse um cliente pra ele ganhava um valor acordado, cada a&ccedil;ougueiro.... </p><p>A&iacute; voc&ecirc; vai dizer: &ldquo;ahhh, mas isso eu j&aacute; fa&ccedil;o&rdquo;. E eu pergunto: &ldquo;Mas voc&ecirc; tem um &ldquo;papel&rdquo; explicando como funciona todo o processo, porcentagem, explicando inclusive a forma de pagamento&rdquo;? Um &ldquo;papel&rdquo; que transforma o favor da indica&ccedil;&atilde;o em uma atividade de complemento de renda? A partir do momento que as pessoas perceberem que o que elas fazem por voc&ecirc; na verdade &eacute; por elas, elas far&atilde;o com muito mais empenho, principalmente se elas encararem como um complemento de or&ccedil;amento que n&atilde;o lhes toma tempo, somente a l&iacute;ngua.&nbsp; </p><p>Quanto custa uma cartinha explicativa? Tempo dispensado com o Word, a impress&atilde;o e x&eacute;rox. Se for R$ 0,20 a folha (aqui perto da KG 8 custa isso ), fa&ccedil;a de in&iacute;cio umas 200 c&oacute;pias, com um investimento de R$ 40,00.</p><p>E para concluir o investimento de acordo com o t&iacute;tulo, gaste os outros R$ 60,00 em links patrocinados. Pr&aacute;tica que voc&ecirc; s&oacute; paga quando clicarem em seu an&uacute;ncio. E que saber o melhor de tudo? Voc&ecirc; decide quanto quer pagar por clique. Quer mais?</p><p>* kelly Gomes &eacute; especialista em Comunica&ccedil;&atilde;o e Marketing de Baixo Custo e tem experi&ecirc;ncia nacional e internacional em ambas as &aacute;reas. Com MBA em Comunica&ccedil;&atilde;o Executiva com &ecirc;nfase em Marketing pela ESPM, trabalhou para a HSM desenvolvendo trabalhos de Comunica&ccedil;&atilde;o Integrada para grandes nomes do management mundial como Peter Drucker, Tom Peters, Philip Kotler, C.K. Prahalad, Alvin Toffler, Anita Roddick, William Ury, entre outros. Hoje, al&eacute;m de estar a frente da consultoria KG 8, escreve artigos e d&aacute; palestras sobre o assunto.<br />Acesse: <a href="http://www.kg8.com.br" target="_blank">www.kg8.com.br</a> <br />Contato: <a href="mailto:kelly@kg8.com.br">kelly@kg8.com.br</a></p><p><span class="texto_laranja_bold">Leia tamb&eacute;m</span><br /><a href="../2006/ver_reportagens.asp?cod=203" target="_blank">Como fazer marketing sem gastar quantias exorbitantes</a> <br /><a href="../2006/ver_reportagens.asp?cod=236" target="_blank">Como convencer o seu chefe a investir em marketing?</a> <br /><a href="../2006/ver_reportagens.asp?cod=123" target="_blank">Mais resultado com menos custo</a> <br /><a href="../2006/ver_reportagens.asp?cod=179" target="_blank">Seu planejamento estrat&eacute;gico pode estar furado</a> </p>
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