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Marcas apostam em narrativas emocionais em campanhas de Dia das Mães

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Tempo de Leitura 16 min

DATA

9 de mai. de 2025

CATEGORIA

Notícias

O Dia das Mães consolidou-se como uma das datas mais relevantes para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal em termos de movimentação econômica. Em 2024, o comércio varejista movimentou R$ 13,23 bilhões em vendas para o Dia das Mães, representando um aumento de 3,5% em relação ao ano anterior, conforme dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). 

No ambiente digital, o e-commerce também apresentou resultados expressivos no ano passado, alcançando um faturamento de R$ 7,03 bilhões (aumento de 25% em relação a 2023), segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Além disso, uma pesquisa da Opinion Box apontou que 77% dos consumidores planejavam passar pelo e-commerce antes de fazer as compras.

Buscando repetir o sucesso em 2025, marcas de diversos setores se preparam estrategicamente para atender à demanda crescente e às expectativas dos consumidores. Com campanhas promocionais, ofertas exclusivas e investimentos em canais digitais, as empresas buscam não apenas impulsionar as vendas, mas também fortalecer o relacionamento com os clientes por meio de campanhas pautadas pela emoção.

Confira, abaixo, os planos de algumas das principais marcas brasileiras para o Dia das Mães.

Abbracio + Scarf Me

No domingo (11), todas as mães que visitarem os restaurantes da Abbracio ganharão um cordão salva-celular desenvolvido exclusivamente para a campanha de Dia das Mães.. Para completar o mimo e a experiência com as marcas, todas as mães ainda ganham um cupom de 50% de desconto para uso exclusivo no e-commerce da Scarf Me.


Água de Cheiro

“O primeiro perfume que ela amou foi o seu”, tema da campanha de Dia das Mães da Água de Cheiro, aborda a conexão entre mães e filhos e direciona o posicionamento do “segundo melhor cheiro da sua mãe”.

A estratégia se apoia em três pilares principais: construção de comunidade, presença digital e experiência omnichannel. A campanha utiliza a memória olfativa como gatilho emocional para criar identificação e reforçar o vínculo entre mães e filhos, convidando o público a relembrar os cheiros marcantes da infância e das relações familiares.

 A marca investe em um ecossistema de conteúdo com foco em engajamento e interatividade. Com ações orgânicas, influenciadoras digitais de diferentes nichos foram selecionadas para amplificar a mensagem da campanha de forma autêntica e segmentada. 

Para os franqueados, a marca disponibilizou kits completos de ativação nos pontos de venda, incluindo centro de mesa, adesivos, blacklight, tags de preço, VM, cartas e cartões-presente personalizados. Além disso, brindes colecionáveis como espelhos, nécessaires, canetas, porta-joias e fones de ouvido reforçam a entrega de valor e ampliam a experiência da consumidora no momento da compra.


aiqfome

Com a temática "O melhor presente dela é você, mas um rango também agrada” e a mecânica promocional de até 40% de desconto, o aiqfome lança a primeira campanha de Dia das Mães em sua história.

A ação vai até o dia 11 de maio e se baseia no envio de ofertas especiais para que os consumidores possam comemorar a data ao lado de mulheres importantes na sua vida. A ideia é ajudar os clientes que desejam ter um dia tranquilo, driblando os restaurantes tipicamente lotados na data.


Americanas

A Americanas preparou descontos de até 50% em uma ampla seleção de produtos presenteáveis como parte da campanha "Dia das mães Americanas - não termina no presente, começa".

Entram no pacote de descontos snacks específicos, como os bombons e os tabletes de chocolate de marcas variadas, eletrodomésticos, itens de decoração, celulares, cosméticos e peças de vestuário.

O conceito comunicacional da ação relaciona o ato de presentear com oportunidades para momentos de convívio e afetivos com a mãe ou com a pessoa que a represente, e que ficarão guardados na memória.


Cacau Show

Por meio de sua boutique de doces finos, Brigaderia, a Cacau Show, preparou uma seleção de presentes para celebrar o Dia das Mães. As marcas trazem desde opções clássicas até novidades exclusivas para transformar a data em um momento mais saboroso.

Na linha de chocolates, destaca-se a “Caixa Ursinhos Necessaire 160g”, composta por bombons de chocolate ao leite com recheio sabor brigadeiro. A compra garante como brinde uma necessaire, disponível em dois designs colecionáveis.

Já na linha de Brigaderia, a “Cesta de Café da Manhã” é o grande destaque. A oferta é composta por pão de queijo fresquinho, minibolos, frutas, suco natural e outras iguarias artesanais. 


Camicado

Sob o slogan “Mãe, Meu Lugar Favorito”, a Camicado, marca de casa e decoração da Lojas Renner S.A., veicular peças e realiza ações que propõem uma abordagem inspiradora e emocional, em um convite para filhos reviverem e criarem memórias afetivas, transformando os laços familiares em lembranças eternas. 

A campanha tem como pilar a característica mais forte associada à maternidade: o amor incondicional entre mães e filhos. A varejista apresenta curadoria de produtos exclusivos cheios de estilo, além de itens de outras marcas e parceiros, por meio do marketplace, com foco em itens de mesa posta, xícaras, toalhas, kits de aromas, mantas e peças decorativas.

A campanha conta com filme para TV, ações com marcas, conteúdos nas redes sociais e parcerias com influenciadores de cozinha e arquitetos. 


Centauro

A campanha de Dia das Mães da Centauro traz uma seleção de presentes feita com o objetivo de valorizar todas as formas de viver a maternidade e a conexão esportiva das mães com seus filhos.

Até o dia 11 de maio, produtos como camisetas, regatas, shorts, calças legging, meias, tops e tênis estarão em destaque, incluindo marcas como Nike, Oxer, adidas, Asics, Mizuno, Fila, Olympikus e New Balance. Itens de moda, calçados e acessórios — categorias mais buscadas no Dia das Mães — estarão com descontos a partir de 60% na loja online. 

Adicionalmente, combos com produtos relacionados estarão com valores promocionais nas lojas físicas.


ClickBus

A ClickBus apresenta a campanha digital “A Maternidade é uma Viagem”. Com o  vídeo, gravado a partir de histórias reais, a Travel Tech declara o propósito da marca e mostra as experiências, sentimentos únicos e relatos de como é viajar depois que a mulher se torna mãe. Além disso, a marca fará ações de influência e descontos para todos os viajantes que quiserem presentear suas mães com passagens ou com a sua companhia. 

Sob o mote “Mãe. Ela te levou do colo pro mundo.”, a campanha busca falar das brasileiras que movem o país com seu amor, força e presença. Para isso, a ClickBus desenvolveu um ensaio fotográfico exclusivo com mulheres que vivem a viagem da maternidade real e abre conversas sobre o tema com o público por meio de uma série de conteúdos no seu Instagram, elaborados a partir de insights e dados colhidos de uma pesquisa proprietária.


Dengo

A Dengo Chocolates apresenta a campanha “Deixa Aflorar”. A proposta é encorajar um olhar mais sensível e realista sobre a maternidade destacando as múltiplas camadas dessa jornada vivida por mulheres que equilibram afeto, desafios, conquistas e desejos pessoais.

A campanha parte de situações cotidianas com as quais muitas mães se identificam: voltar da licença-maternidade com culpa, esconder um chocolate para comer sozinha, ou lidar com as birras de um filho adolescente.

Como parte da campanha, a marca lança três novos produtos exclusivos para presentear: a caixa de quebra-quebra, a caixa de trufas edição especial e a caixa de drágeas. Para marcar o lançamento, a Dengo promoveu um workshop especial na Fábrica de Dengo, em São Paulo.


Fogo de Chão

Fogo de Chão convida filhos e famílias a presentearem com sabor, sofisticação e afeto. A tradicional casa especializada no autêntico churrasco gaúcho oferece diversas opções para tornar a data ainda mais especial, incluindo gift cards personalizados e diferentes formatos de refeições para atender todos os estilos de celebração.

Entre as sugestões está o gift card personalizado, ideal para quem deseja surpreender com liberdade de escolha: o presente pode ser emitido com o valor desejado, e a mãe decide como aproveitar sua experiência nos restaurantes da marca.


Fini

Durante todo o mês de maio, os consumidores que comprarem 250g de balas a granel e adicionarem R$35,80 à transação adquirem uma bolsa exclusiva inspirada no universo lúdico dos Mellows, um dos territórios recém-apresentados pela nova plataforma de marca da Fini, representando a categoria dos marshmellows.

Com design inspirado no lifestyle da marca, a bolsa traduz o criativo da Fini, convidando o público a transformar gestos simples em experiências marcantes. A ação reforça o posicionamento da marca para além do universo dos doces, fortalecendo sua presença em momentos afetivos e no cotidiano dos consumidores.

O presente também estará disponível para compra avulsa no e-commerce oficial, por R$35,92. A ação é válida durante todo o mês de maio ou até quando durarem os estoques.


Galinha Pintadinha

Como gesto de carinho e gratidão às mães que contam com a Galinha Pintadinha como parte da sua rede de apoio, a Popó preparou uma comemoração especial para este Dia das Mães. Nos dias 10 e 11 de maio, a Roda Rico, conhecida como a maior roda-gigante da América Latina, localizada ao lado do Parque Villa-Lobos, em São Paulo, será palco da campanha Giro com Amor, e se transformará no universo lúdico da marca.

Cinco cabines da roda-gigante receberão decoração exclusiva da Galinha Pintadinha, inserindo as mães com seus filhos em cenários cheios de cor e fantasia. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados pelo site Ticketmaster com limite de até três entradas por CPF.


Giuliana Flores

Giuliana Flores convida seus clientes a “celebrarem o amor materno com gestos que marcam para sempre”. De 22 de abril a 11 de maio, quem comprar no site produtos selecionados participa da campanha “Uma Flor, Uma Lembrança” e ganha um voucher de 1 sessão de alta tecnologia da Onodera Estética. 

A ação reforça como gestos de carinho, como presentear com flores, criam memórias afetivas duradouras e transformam momentos simples em lembranças inesquecíveis. A proposta é transformar pequenos gestos em grandes memórias, reforçando os laços entre mães e filhos e valorizando a importância dessas relações ao longo da vida.

A campanha foi criada para alcançar um público amplo, com foco especial em filhos de todas as idades que desejam homenagear suas mães, famílias que valorizam os momentos de afeto, pessoas em busca de um presente significativo e consumidores que mantêm viva a tradição de presentear com flores.

A iniciativa será veiculada de forma ampla e integrada, com presença nas redes sociais (Instagram, Facebook, TikTok e YouTube), por meio de vídeos, posts emocionantes e conteúdos interativos; em mídia paga, com anúncios segmentados; além de ações de e-mail Marketing e notificações push para a base de clientes, no site oficial da marca e em todas as unidades físicas da Giuliana Flores.


Hering

Neste Dia das Mães, a Hering promove uma ação inédita em parceria com o restaurante Matilda Lanches, da renomada Chef Renata Vanzetto. O espaço localizado em Pinheiros, em São Paulo, será totalmente personalizado pela Hering, com lanches e ativações exclusivas da marca, durante os dias 3 a 10 de maio.

A conexão emocional com o grande público se baseia em uma experiência de marca que se conecta aos consumidores de forma inovadora – algo que a Hering busca proporcionar em ativações recentes como foi o caso da Pop-Up de Natal em 2024, que contou com a presença do Chefe Cédric Grolet, em um ambiente imersivo, que se inspirava nas pâtisseries clássicas de Paris.

Como parte desta nova experiência, a parceria promoverá o Combo Hering (R$ 82,00) que inclui o exclusivo Hering Fish, um sanduíche de peixe empanado com molho golf, picles de pepino, cebola roxa e salada de repolho com dill, acompanhado de batata frita e uma bebida à escolha entre refrigerante ou chá. Todo o restaurante, incluindo a papelaria estarão personalizados.

Além do combo personalizado, os clientes que participarem da ação recebem brindes exclusivos e um voucher especial de desconto para compras em lojas selecionadas do Shopping Eldorado, JK Iguatemi, Bourbon e Villa-Lobos, conectando a experiência física ao ambiente digital da marca.


Loungerie

A Loungerie apresenta uma campanha de Dia das Mães inspirada na cumplicidade e nas memórias compartilhadas entre mães e filhas. Entre risadas, gestos espontâneos e brincadeiras que só fazem sentido entre elas, a marca celebra os laços afetivos com criações que combinam aconchego e sofisticação – elementos que se traduzem em bons presentes para a data.

O conceito visual da campanha retrata essas relações de forma sensível e intimista. Em fotos, mães e filhas reais compartilham momentos de afeto e espontaneidade, vestindo peças que valorizam o bem-estar, a elegância e o toque especial que a data merece.

Entre os destaques, estão pijamas longos, camisolas, short dolls e robes desenvolvidos em tecidos acetinados, malhas leves e detalhes delicados. A linha ‘Only Love’, por exemplo, traz opções que vêm acompanhadas de uma lata presenteável.


Mercado Livre

O Mercado Livre aposta em um conceito que, além de homenagear as mães, busca criar uma conexão emocional com os consumidores. Com uma versão acústica de “Take on Me” do A-ha, o filme se passa todo com o ponto de vista da futura mamãe, que se vê ansiosa pela chegada de seu filho, até que chega o grande dia do nascimento. 

Tipicamente, todos celebram a chegada do bebê e acabam por esquecer da mãe, que também acaba de nascer ali naquele momento. Mas uma pessoa em especial não esquece: a nossa própria mãe.

Segundo Alessandra Visintainer, Managing Director da GUT, agência que assina a campanha, a ideia é mostrar que toda mãe também é filha. É muito comum que a recém mãe se sinta perdida logo após o parto e precise de colo, mas todos os colos são do novo bebê. O filme exalta a pessoa que nunca falha em perceber as fragilidades da nova mãe. 


Nutty Bavarian

A Nutty Bavarian lança o sabor Mix Passion Fruit, uma combinação de nuts glaceadas com um toque de maracujá, fruta símbolo da paixão e do carinho. Criado especialmente para homenagear as mães, o novo sabor une crocância e frescor em uma experiência que convida a celebrar os laços afetivos com autenticidade.

O lançamento faz parte da campanha “Transformando sentimentos em sabor”, uma edição limitada voltada para consumidores que buscam presentes afetivos e originais, capazes de traduzir o carinho em gestos simples e memoráveis. 

O Boticário

Eleita a melhor marca para presentear no Dia das Mães (Kantar Insights Brasil), O Boticário aposta em experiências que vão além do presente tradicional. Entre os dias 8 e 11 de maio, a marca traz para a capital paulista uma ativação olfativa exclusiva, que conecta emoção e cuidado, convidando mães e filhos a vivenciarem momentos especiais juntos.

Ao Parque Ibirapuera, a marca leva uma experiência sensorial, com o objetivo de apresentar aos consumidores as opções de kits presenteáveis ideais para a data. O espaço contará ainda com cupons de até 10% de desconto para as lojas de São Paulo e um photo opportunity, para que as famílias possam registrar o momento. 

De forma especial, no domingo (11) – data oficial da celebração – das 10h às 14h - haverá distribuição de buquês de flores na ativação, um gesto de afeto tanto para as mães que estiverem no parque, quanto para os filhos que desejam presenteá-las. 

A celebração de Dia das Mães segue nas lojas conceito, com uma experiência exclusiva na unidade de Pinheiros. Em parceria com a cafeteria Amor Espresso, em compras acima de R$199, o Boticário oferece aos clientes a oportunidade de experimentar um drink especial inspirado na fragrância Lily Blanche, fragrância recém lançada pela marca, servido em um copo exclusivo para a data. 


Pão de Açúcar

Neste ano, o Pão de Açúcar aposta em uma ação protagonizada pela comunicadora e empresária Silvia Braz junto às duas filhas, Maria Vitoria e Maria Antônia. O trio ganha as telas nos dois filmes da campanha "Dia das Mães mais feliz começa com flores", com veiculação nas plataformas digitais da marca (YouTube, Meta e TikTok), além de uma série de ativações nas redes sociais de Silvia e suas filhas. 

Com narrativa emotiva, além de mostrar as flores que o Pão de Açúcar dispõe, os filmes também exploram as opções de almoço da Rotisserie, um dos diferenciais da rede para a data. São duas opções de Menu Completo, com entrada, prato principal e sobremesa.

A marca lança, ainda, uma coleção de louças assinada pela atriz Carolina Ferraz. De edição exclusiva e limitada, a linha intitulada ‘Linha Floral’ traz pratos de sobremesa, jantar, um bowl e uma caneca.


Rommanel

Protagonizada por Viih Tube e sua mãe, Viviane Di Felice, “Ciclos da Vida”, nova campanha de Dia das Mães da Rommanel, reforça o vínculo entre mães e filhos por meio de uma narrativa afetiva e emocional, conectando-se ao público em diferentes pontos de contato. 

Com direção criativa da GenDesigns, equipe in-house da Rommanel, a campanha contou com a atuação das agências Publipix no Nordeste e 4Hands no Sudeste, que foram responsáveis pela execução regional e pelas ativações em mídia out-of-home (OOH), como painéis e mobiliário urbano em shoppings e vias estratégicas. 

Também compõem a campanha peças de mídia indoor, spots de rádio, peças de visual merchandising em ponto de venda (PDVs), vídeos para redes sociais e conteúdos autorais com influenciadoras como Viih Tube, Duda Reis e creators locais. Displays, placas, materiais impressos e placas informativas foram fundamentais no reforço da mensagem nos ambientes físicos.

A ação traz uma coleção exclusiva, composta por itens gargantilhas, anéis e maxi anéis, brincos e maxi brincos, pingentes e berloques delicados com acabamentos detalhados que eternizam a maternidade de forma simbólica e duradoura.



Sonho dos Pés

A Sonho dos Pés desenvolveu a campanha “Muitas em uma” para representar todas as mães que desempenham múltiplos papeis ao longo do dia. Para o fashion shooting, a marca escolheu como estrela a influenciadora e dançarina, Lore Improta, que se conecta e dialoga com mães brasileiras que precisam equilibrar a vida pessoal e profissional.

Essa inspiração também é refletida na coleção especial, que apresenta calçados versáteis para os diferentes perfis de mães. Ao todo, serão sete lançamentos disponíveis em tons neutros como preto, expresso (marrom), verde militar, ameixa (vinho), deserto (bege), camel e rosado. Os destaques ficam para os tênis, Elis e Tati.


Usaflex

A Usaflex apresenta sua campanha de Dia das Mães 2025, “O Amor Ensina a Voar”, protagonizada pela apresentadora Ticiane Pinheiro, sua mãe, a eterna Garota de Ipanema, Helô Pinheiro, e sua filha, Rafaella Justus. Pela primeira vez juntas em uma campanha de TV, mãe, filha e neta simbolizam três gerações que representam o elo do amor materno — capaz de criar raízes e, ao mesmo tempo, dar asas.

A peça central é um filme que será divulgado em diversas plataformas, como redes sociais, TV e outros canais de comunicação. Além da produção audiovisual, a campanha será ampliada com várias ações, incluindo vitrines temáticas nas lojas físicas, conteúdos especiais nas redes sociais da marca, parcerias com influenciadoras e merchandising em programas de TV. 

A campanha destaca, também, os calçados da nova coleção da Usaflex, usados pelas protagonistas. Os modelos escolhidos representam a união entre beleza, conforto e versatilidade, atributos fundamentais para as diferentes gerações de mulheres.


Leia também: Mais de 90% dos brasileiros vão presentear no Dia das Mães; maioria deve gastar até R$ 200

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Ian Cândido

Repórter

AUTOR

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