O mercado publicitário possui um dicionário próprio de jargões que, além de serem fundamentais para a criação de campanhas, se popularizaram fora do setor e passaram a ser utilizados como gírias cotidianas na internet.

O termo “Job” é o mais popular e foi o mais buscado no Google ao longo de janeiro, com 27 mil consultadas mapeadas pela agência Conversion. Na publicidade, expressão é utilizada para se referir a trabalhos específicos dentro de uma campanha; fora dela, o termo foi adaptado para descrever relações informais de trabalho.
"Feedback", com 9,9 mil buscas, é outro termo amplamente utilizado, referindo-se à avaliação de desempenho, seja de um projeto, um trabalho ou um colaborador. Assim, é crucial para o aperfeiçoamento de estratégias. "Budget", terceiro colocado no ranking, com 6,6 mil pesquisas, representa o orçamento disponível para a execução de ações diversas.

Com 5,4 mil consultas, "briefing" – “resumo”, em português – é um dos conceitos centrais da publicidade. Ele sintetiza as informações essenciais sobre uma marca, produto ou serviço e serve como guia para os profissionais envolvidos no desenvolvimento da campanha.
"Workshop", também com 5,4 mil buscas, remete a eventos de aprendizado e troca de conhecimento entre funcionários e empresas, sendo um formato cada vez mais utilizado na capacitação do setor.

Já "brainstorm", traduzido como “tempestade cerebral”, aparece com 4,4 mil procuras e define um processo criativo de geração de ideias, fundamental para a construção de projetos inovadores. "Slogan", com 2,4 mil pesquisas, é um dos principais elementos de identidade de uma marca, produto ou serviço, funcionando como uma frase de impacto que sintetiza seu posicionamento.
Por sua vez, "branding", com 1,9 mil buscas, é a abreviação de “brand management”, que significa “gestão de marca”. O termo "deadline", também com 1,9 mil consultas, é indispensável na rotina publicitária, pois se refere ao prazo final de entrega de um projeto. Por fim, "jingles", com 480 procuras, são composições musicais curtas e marcantes, utilizadas em ações para reforçar a mensagem publicitária de forma memorável.
Leia também: Publicidade de TV por streaming apresenta boas métricas de engajamento no Brasil
COMPARTILHAR ESSE POST