<p><strong>Mais por menos</strong></p><p>Por Celio Ashcar Junior*</p><p>Hoje em dia a frase que mais se ouve nas empresas &eacute; &ldquo;mais por menos&rdquo;. O uso desta frase est&aacute; t&atilde;o exagerado que j&aacute; virou dito popular. As pessoas est&atilde;o sendo impactadas pelo &ldquo;mais por menos&rdquo; em todos momentos e ocasi&otilde;es. Quando chegam no estacionamento do trabalho e logo se v&ecirc; um adesivo &ldquo; Quem tiver MAIS pessoas no carro, paga MENOS&rdquo;. Quando v&atilde;o ao banheiro tem um outro adesivo &ldquo;Use MENOS&nbsp; toalhas e enxugue muito MAIS&rdquo;.&nbsp; </p><p>Ecologicamente est&aacute; muito certo o uso do &ldquo;mais por menos&rdquo;, para a preserva&ccedil;&atilde;o do meio ambiente. Sou muito favor&aacute;vel e fa&ccedil;o campanha para isso. Mas o que n&atilde;o podemos &eacute; deixar que o &ldquo;mais por menos&rdquo; seja regra b&aacute;sica de acordos comerciais entre cliente e fornecedor. Hoje as grandes empresas est&atilde;o exigindo que as ag&ecirc;ncias fa&ccedil;am &ldquo;mais por menos&rdquo;. Como se as ag&ecirc;ncias fossem as respons&aacute;veis pelo controle da infla&ccedil;&atilde;o, dos pre&ccedil;os de mat&eacute;ria-prima, pela fixa&ccedil;&atilde;o do valor do sal&aacute;rio m&iacute;nimo e ajustes fiscais e tribut&aacute;rios. </p><p>Mas o mais engra&ccedil;ado de tudo isso &eacute; que as mesmas pessoas que exigem o &ldquo;mais por menos&rdquo; das ag&ecirc;ncias s&atilde;o os primeiros a pleitear aumento de 15% do seu sal&aacute;rio todo ano. Por qu&ecirc; n&atilde;o aceitam trabalhar mais ganhando menos? Por qu&ecirc; as ag&ecirc;ncias t&ecirc;m que fazer mais e ganhar menos? Ser&aacute; que n&atilde;o estamos tendo dois pesos e duas medidas diferentes?</p><p>A infla&ccedil;&atilde;o do Brasil gira em torno de 6 a 10% ano, isto &eacute;, qualquer pessoa, mesmo que n&atilde;o seja economicamente capaz, sabe que existe um reajuste de pre&ccedil;os a cada ano. Sabendo disso, como poder exigir de uma ag&ecirc;ncia cobrar mais barato pelos seus servi&ccedil;os e fazer muito mais. </p><p>O trabalho de uma ag&ecirc;ncia de marketing promocional consiste na elabora&ccedil;&atilde;o de um projeto com planejamento, encantamento e opera&ccedil;&atilde;o. Um planejamento detalhado envolve diversas pesquisas, tend&ecirc;ncias e intelig&ecirc;ncias. O encantamento envolve conceito, tend&ecirc;ncias e inova&ccedil;&atilde;o. Uma opera&ccedil;&atilde;o de sucesso envolve pesquisa, negocia&ccedil;&atilde;o e precis&atilde;o. E para uma ag&ecirc;ncia ter tudo isso &eacute; feito investimento em profissionais, equipamentos, pesquisas e tecnologia.&nbsp; </p><p>Os clientes querem &ldquo;mais por menos&rdquo; mas eles esquecem que o &ldquo;mais&rdquo; custa e o &ldquo;menos&rdquo; &eacute; reduzido. N&atilde;o adianta querer fazer uma a&ccedil;&atilde;o de R$ 100.000,00 por R$ 60.000,00. Ou melhor, at&eacute; pode fazer a a&ccedil;&atilde;o de R$ 60.000,00 s&oacute; que reduzida e de acordo com o que &eacute; poss&iacute;vel. Uma analogia que explica bem &eacute; quando vamos comprar um terno. O pre&ccedil;o de um terno de padr&atilde;o bom &eacute; R$ 500,00. Caso o consumidor quiser pagar R$ 200,00 ter&aacute; que levar apenas a cal&ccedil;a ou comprar um terno de qualidade inferior. Mas jamais levar&aacute; o mesmo terno por R$ 200,00.</p><p>O sucesso de um projeto consiste na realiza&ccedil;&atilde;o de objetivos de ambas as partes. O cliente tem que estar satisfeito e a ag&ecirc;ncia motivada. Caso uma parte n&atilde;o esteja assim, com certeza a rela&ccedil;&atilde;o ser&aacute; desgastante. A rela&ccedil;&atilde;o cliente x ag&ecirc;ncia tem que ser MAIS estreita na conquista de objetivos e MENOS burocr&aacute;tica na quest&atilde;o de negocia&ccedil;&atilde;o. Parceria se faz por confian&ccedil;a e comprometimento.</p><p>* Celio Ashcar Junior &eacute; Diretor-Geral da Mix Comunica&ccedil;&atilde;o Integrada, ag&ecirc;ncia de Promo&ccedil;&atilde;o do Grupo Giovanni+DraftFCB.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Acesse</span><br /><a href="http://www.mix21.com.br" target="_blank">www.mix21.com.br</a></p>
COMPARTILHAR ESSE POST