MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Mais idosos no volante, menos jovens nas autoescolas — o que está acontecendo?

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

12 de mar. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Mais idosos no volante, menos jovens nas autoescolas — o que está acontecendo?
Mais idosos no volante, menos jovens nas autoescolas — o que está acontecendo?
Mais idosos no volante, menos jovens nas autoescolas — o que está acontecendo?

As Gerações Y e Z dirigem com menos frequência do que a Geração X e os Baby Boomers. O índice de dirigibilidade entre as gerações mais jovens é de 42% e 38%, respectivamente; entre as mais experientes, os números sobem para 52% e 51%, conforme apontam dados divulgados pela Localiza&Co no estudo “Mobilidade Através das Gerações”.

A pesquisa investiga como diferentes gerações se relacionam com a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Curiosamente, embora dirijam mais, o volume de habilitados que não dirigem também é maior entre as gerações mais experientes (26% em ambas contra 21% da Geração Y e 18% da Geração Z).  

Entre os principais motivos apontados pelos entrevistados que possuem CNH, mas não dirigem com frequência, a falta de um carro próprio lidera, sendo mencionada por 29% do total. Esse número é ainda maior entre os mais jovens, com 41% afirmando que a ausência de um veículo desestimula o uso da habilitação.

Outros fatores citados incluem a falta de necessidade de dirigir (28%) e a preferência por outros meios de transporte (19%). O medo de dirigir aparece em quarto lugar, com 15% dos entrevistados mencionando esse receio, sendo a geração Y a mais impactada, com 25% dos respondentes relatando essa preocupação.  

geração Y

O estudo também identificou os fatores que influenciam a escolha do meio de transporte no dia a dia. Conveniência e economia de tempo são as prioridades para todas as gerações. Ao todo, 62% dos entrevistados afirmaram que escolhem o meio de transporte que permite economizar mais tempo, enquanto 44% valorizam trajetos diretos.

Entre as diferenças geracionais, 48,1% dos Baby Boomers priorizam a economia de tempo e a chegada rápida ao destino. Já 36,3% da geração Z destacam a importância de saber o horário exato de partidas e chegadas, enquanto apenas 19,1% escolhem seu transporte com base no custo.  

O interesse pela CNH

A diferença geracional se acentua entre aqueles que não possuem CNH. Entre os Baby Boomers, 15% afirmam que nunca tiraram a carteira e não têm interesse em obtê-la, enquanto 6% da geração X compartilham desse desinteresse. Apenas 8% dos mais velhos demonstram intenção de iniciar o processo de habilitação no futuro. 

Já a geração Z se destaca pelo maior engajamento: 41% dos entrevistados desse grupo que ainda não possuem CNH pretendem tirá-la, enquanto apenas 3% afirmam que não têm interesse. A geração Y apresenta comportamento semelhante, com 32% interessados em obter a carteira e 4% sem intenção de dirigir.  

Segundo Tatiana Rocha, diretora de marca da Localiza&Co, a pesquisa já havia mostrado como as diferentes gerações ainda enxergam valor na posse e no uso do carro. Agora, ela ajuda a entender como cada grupo encara a necessidade de obter ou não a documentação necessária para dirigir, permitindo que marcas atendam a essas demandas. 

O levantamento foi realizado entre abril e junho de 2024 e ouviu 1.600 brasileiros de todas as regiões do país, acima de 18 anos, em um painel oferecido pela Offerwise.

Leia também: Uma empresa de 50 anos não pode mais inovar? A Localiza&Co prova que sim. Especial Web Summit Rio 2023

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme