MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Uma empresa de 50 anos não pode mais inovar? A Localiza&Co prova que sim. Especial Web Summit Rio 2023

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

5 de mai. de 2023

CATEGORIA

Reportagens

A poucos dias de completar 50 anos, a Localiza é a prova viva de que uma empresa teoricamente “velha” pode, sim, inovar. Corrigindo: na verdade, somente uma empresa que inova continuamente consegue comemorar tantos aniversários.  A companhia fundada em 1973 com seis fuscas financiados para alugar tem hoje em sua frota quase 600 mil veículos, está presente em 5 países na América do Sul e com uma lista extensa de inovações. A última foi o reposicionamento da sua marca, criando a Localiza&Co, uma marca corporativa desmembrada em um ecossistema de soluções de mobilidade para pessoa física e jurídica.  Sob esse guarda-chuva estão a marca original Localiza para aluguel de carros, a Localiza Meoo, de carro por assinatura, a Localiza+, de serviços para carros próprios, e a Seminovos Localiza, venda dos carros da locadora, a Localiza Empresas, com as soluções de mobilidade para empresas e o Zarp, um serviço de aluguel digital para motoristas de Uber. A mudança foi justamente para que os clientes possam enxergar com maior facilidade todos os produtos e serviços que a empresa disponibiliza. “Temos que ter habilidade de criar uma boa experiência, mas é preciso mudar o pensamento das companhias de orientação por produto para orientação para o cliente e de uma marca para um ecossistema”, pondera Ewerton Mokarzel, CEO & Partner da FutureBrand, agência responsável pelo reposicionamento durante o Web Summit Rio 2023.   A mudança tem a ver com o objetivo de servir cada público em suas jornadas específicas. “Quando as empresas crescem e são bem sucedidas elas se tornam lentas, param de inovar e param de aprender e, com isso, param de gerar inovações ao consumidor”, afirma Bruno Lasansky, CEO da Localiza&Co. “É o oposto do que estamos fazendo. Estamos sempre buscando entender o consumidor e cocriando com ele”, adiciona.  Um exemplo disso é que hoje o cliente pode alugar um carro pelo aplicativo e fazer o check in pelo seu celular que o carro abre automaticamente. “Isso melhora a experiência do cliente e nos ajuda a crescer”, explica o executivo. “Nos planos de assinatura os clientes também podem customizar pelos quilômetros que querem utilizar e pagar”. Grande parte dessas inovações saíram do Localiza Labs, um Laboratório de tecnologia e ciência de dados para construir soluções de mobilidade. Com mais de 1,7 mil profissionais atuando em modelo de gestão ágil, o objetivo é criar experiências cada vez mais digitais e inovadoras para os clientes.  “Trabalhamos no ramo da mobilidade e a tecnologia tem um ponto central nisso. Por isso, mesmo não sendo uma empresa de tecnologia, temos que ter as habilidades deste mundo para inovar e lançar produtos e serviços mais eficientes e que nos ajudam em produtividade e eficiência”, aponta Bruno Lasansky, CEO da Localiza&Co. O Marketing da Localiza também trabalha sob uma gestão ágil. Eles saíram de um time com 60 pessoas para 140 aplicando a metodologia de Marketing Ágil e, o principal, dando resultado para a companhia. Saiba como eles implementaram e todos os detalhes de como fazer no Clube Mundo do Marketing. 

Leia também: Como a Localiza substituiu o Marketing tradicional pelo Marketing ágil

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme