MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Uma empresa de 50 anos não pode mais inovar? A Localiza&Co prova que sim. Especial Web Summit Rio 2023

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

5 de mai. de 2023

CATEGORIA

Reportagens

A poucos dias de completar 50 anos, a Localiza é a prova viva de que uma empresa teoricamente “velha” pode, sim, inovar. Corrigindo: na verdade, somente uma empresa que inova continuamente consegue comemorar tantos aniversários.  A companhia fundada em 1973 com seis fuscas financiados para alugar tem hoje em sua frota quase 600 mil veículos, está presente em 5 países na América do Sul e com uma lista extensa de inovações. A última foi o reposicionamento da sua marca, criando a Localiza&Co, uma marca corporativa desmembrada em um ecossistema de soluções de mobilidade para pessoa física e jurídica.  Sob esse guarda-chuva estão a marca original Localiza para aluguel de carros, a Localiza Meoo, de carro por assinatura, a Localiza+, de serviços para carros próprios, e a Seminovos Localiza, venda dos carros da locadora, a Localiza Empresas, com as soluções de mobilidade para empresas e o Zarp, um serviço de aluguel digital para motoristas de Uber. A mudança foi justamente para que os clientes possam enxergar com maior facilidade todos os produtos e serviços que a empresa disponibiliza. “Temos que ter habilidade de criar uma boa experiência, mas é preciso mudar o pensamento das companhias de orientação por produto para orientação para o cliente e de uma marca para um ecossistema”, pondera Ewerton Mokarzel, CEO & Partner da FutureBrand, agência responsável pelo reposicionamento durante o Web Summit Rio 2023.   A mudança tem a ver com o objetivo de servir cada público em suas jornadas específicas. “Quando as empresas crescem e são bem sucedidas elas se tornam lentas, param de inovar e param de aprender e, com isso, param de gerar inovações ao consumidor”, afirma Bruno Lasansky, CEO da Localiza&Co. “É o oposto do que estamos fazendo. Estamos sempre buscando entender o consumidor e cocriando com ele”, adiciona.  Um exemplo disso é que hoje o cliente pode alugar um carro pelo aplicativo e fazer o check in pelo seu celular que o carro abre automaticamente. “Isso melhora a experiência do cliente e nos ajuda a crescer”, explica o executivo. “Nos planos de assinatura os clientes também podem customizar pelos quilômetros que querem utilizar e pagar”. Grande parte dessas inovações saíram do Localiza Labs, um Laboratório de tecnologia e ciência de dados para construir soluções de mobilidade. Com mais de 1,7 mil profissionais atuando em modelo de gestão ágil, o objetivo é criar experiências cada vez mais digitais e inovadoras para os clientes.  “Trabalhamos no ramo da mobilidade e a tecnologia tem um ponto central nisso. Por isso, mesmo não sendo uma empresa de tecnologia, temos que ter as habilidades deste mundo para inovar e lançar produtos e serviços mais eficientes e que nos ajudam em produtividade e eficiência”, aponta Bruno Lasansky, CEO da Localiza&Co. O Marketing da Localiza também trabalha sob uma gestão ágil. Eles saíram de um time com 60 pessoas para 140 aplicando a metodologia de Marketing Ágil e, o principal, dando resultado para a companhia. Saiba como eles implementaram e todos os detalhes de como fazer no Clube Mundo do Marketing. 

Leia também: Como a Localiza substituiu o Marketing tradicional pelo Marketing ágil

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme