Lançamento da DVS Editora, o livro “Web Analytics - Uma abordagem à cultura de análise de dados nas empresas”, escrito pelo especialista em SEO e BI Erick Beltrami Formaggio, se apresenta como um guia prático e acessível para aqueles que desejam compreender como os clientes interagem com negócios online.
Ao longo da obra, Formaggio se propõe a ensinar técnicas de identificação sobre quais conteúdos atraem mais atenção nos ambientes digitais e a elucidar outras questões, como a origem dos acessos constantes e a detecção de problemas que podem comprometer oportunidades de lucro.
O especialista defende que apenas com um profundo conhecimento dos dados coletados é possível otimizar campanhas. Por isso, ele destaca a importância de interpretar corretamente as informações obtidas por ferramentas como o Google Analytics, tornando-as essenciais para fundamentar as decisões diárias de analistas de Marketing digital.
Sophie: o núcleo de uma história conectiva
Para ilustrar cada etapa da implementação de um projeto de web analytics, o autor apresenta o caso fictício de Sophie, uma profissional da área que precisa introduzir a cultura de dados no setor de e-commerce de uma empresa. A trajetória da personagem foi desenvolvida como um case prático, oferecendo aos leitores um passo a passo detalhado de como realizar um projeto eficaz.
Segundo Formaggio, a ideia de criar Sophie, que assume o papel de analista em uma empresa, foi pensada para gerar conexão com os profissionais da área. A personagem cria uma ponte entre o conteúdo do livro e o leitor, permitindo que ele se conecte com situações ilustradas e reflita sobre suas próprias experiências.
Os desafios enfrentados por Sofie também foram elaborados para indicar aos leitores aspectos práticos da modalidade, como os principais indicadores que devem ser monitorados em negócios online, as ferramentas mais relevantes de Web Analytics, as diferentes fontes de tráfego e a maneira de identificar quais canais geram mais receita e quais campanhas apresentam melhor desempenho.
Formaggio também explora como construir visualizações eficazes por meio de dashboards e discute o papel da inteligência artificial na melhoria das análises. Além disso, o livro orienta sobre as habilidades essenciais para quem atua na área e oferece dicas valiosas para se manter atualizado nesse campo dinâmico e em constante evolução.
Leia também: Mercado literário aquecido: 5 livros sobre business para ficar de olho em outubro
COMPARTILHAR ESSE POST