MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Líderes de Marketing se sentem pouco preparados para a GenAI

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

30 de jan. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Líderes de Marketing se sentem pouco preparados para a GenAI
Líderes de Marketing se sentem pouco preparados para a GenAI
Líderes de Marketing se sentem pouco preparados para a GenAI

A maioria dos líderes de Marketing ainda se sente despreparada para implementar e integrar a inteligência artificial generativa em suas estratégias. A falta de treinamento específico e os altos custos são os principais entraves para a adoção da tecnologia na indústria, segundo um novo estudo da Kantar.

O relatório "GenAI for Marketing: Fear or FOMO", baseado em entrevistas com mais de 50 líderes globais, identificou desafios e melhores práticas para a utilização da IA no setor. Apesar do grande potencial da GenAI, a adoção ainda é limitada, e os profissionais de Marketing classificam seu impacto atual na indústria com nota 5,3 em uma escala de 10 pontos.

Apesar do cenário atual, os executivos reconhecem que a GenAI será um divisor de águas nos próximos três a cinco anos, prevendo um impacto médio de nove em 10. O preparo das organizações, no entanto, está atrasado, com os entrevistados avaliando a própria prontidão para a IA em 4,9, enquanto parceiros externos, como agências e provedores de dados, são considerados um pouco mais avançados (5,3).

GenAI: eficácia, não obsolescência

Wanessa Muñoz, COO da divisão Insights da Kantar Brasil, explicou que a realidade é que muitas empresas ainda não estão prontas e estão migrando do uso do GenAI apenas para impulsionar a eficácia.

GenAI: eficácia, não obsolescência

A pesquisa também aponta que a adoção bem-sucedida da GenAI pode reduzir ciclos de desenvolvimento de produtos para até seis semanas e acelerar a criação de conceitos criativos em até 60%. A supervisão humana segue essencial para o uso da tecnologia, pois a dependência excessiva pode comprometer a análise crítica de conteúdos gerados pela IA. 

Segundo Wanessa, a implementação requer foco em uso ético, treinamento e qualidade dos dados. Segundo a executiva, as empresas que souberem construir entusiasmo e compreensão sobre o GenAI terão maior sucesso.

O relatório da Kantar apresenta ainda quatro formas pelas quais o GenAI está transformando o Marketing:

Construção de estratégias de marca: A IA pode validar e ajustar detalhes de estratégias de longo prazo. O Group Bel, por exemplo, desenvolveu a BelGPT para analisar mercado, vendas e concorrência, identificando oportunidades de crescimento.

Automação de tarefas diárias: A tecnologia simplifica rotinas e processos. A Reckitt utilizou GenAI para automatizar tarefas demoradas e otimizar o tempo de sua equipe de Marketing.

Planejamento de inovação: A Coca-Cola usou GenAI para criar um novo sabor de edição limitada, o Y-3000, combinando insights de consumidores sobre tendências futuras.

Engajamento personalizado: Empresas como a AIA, do setor de seguros, criaram avatares digitais baseados em inteligência artificial para interagir com clientes de maneira personalizada.

Leia também: O boom do DeepSeek e o papel do Marketing diante dos avanços da Inteligência Artificial

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme