MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Leo Queiroz, da Cogna: tecnologia não funciona sem pessoas e processos

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

17 de dez. de 2024

CATEGORIA

Reportagens

Leo Queiroz, da Cogna: tecnologia não funciona sem pessoas e processos
Leo Queiroz, da Cogna: tecnologia não funciona sem pessoas e processos
Leo Queiroz, da Cogna: tecnologia não funciona sem pessoas e processos

Atual CMO e Vice-Presidente de Crescimento da Cogna Educação, Leo Queiroz carrega na bagagem mais de 20 anos de experiência no mercado de Marketing, vendas e inovação. A longevidade no setor permitiu ao VP testemunhar mudanças profundas na área. Entrevistado no terceiro episódio do CMO Agenda, Queiroz compartilhou percepções sobre as transformações, mas ressaltou que a essência do Marketing permanece a mesma.

“O Marketing mudou nas últimas duas décadas, mas a essência permanece a mesma. Tudo o que aprendi lá atrás continua valendo, mas a tecnologia mudou a forma de fazer. Antigamente, enviávamos mala direta, hoje utilizamos inteligência artificial e CDPs para automatizar processos. A base continua sendo como faço você prestar atenção no valor do que estou entregando”, afirma o CMO.

Entusiasta da Inteligência Artificial, Queiroz pontua que a tecnologia ampliou a capacidade de personalização e escalabilidade das campanhas. Não por acaso, a IA tem sido uma ferramenta central nas estratégias da Cogna e saber orquestrar a tecnologia com profundidade é uma questão imperativa. Para o CMO, empresas dotadas desta capacidade sairão na frente criando novas ideias e propondo soluções inovadoras.

Por outro lado, a força da tecnologia cairá por terra caso não seja ampliada por pessoas treinadas e processos bem desenvolvidos. Para garantir o sucesso dessas integrações, instituições de ensino devem se esforçar para treinar professores capazes de distinguir a diferença entre educação e aprendizagem e entregar aos alunos soluções compatíveis com demandas práticas.

Desafios atuais e o papel da inovação

À frente da Cogna, Leonardo Queiroz lida com desafios constantes relacionados à transformação do setor educacional. Sua atuação passa pelo desenvolvimento de soluções mais conectadas às necessidades dos alunos, como a educação sob demanda, alinhada à aprendizagem contínua, caracterizada pela praticidade.

O grande desafio é construir uma educação mais conectada com a realidade, voltada à resolução de problemas concretos e não apenas ao repasse de conhecimento teórico. Aqui, entra a importância da integração entre pessoas, processos e tecnologias: na visão do VP, capacitar pessoas e construir processos eficientes para simplificar o trabalho são passos essenciais para o bom funcionamento da tecnologia.

Esta direção está intimamente ligada à definição utilizada por Queiroz para explicar o que é, de fato, um Marketing eficaz. O VP defende que os caminhos estratégicos unam propósito e resultados – neste caso, uma combinação entre o impacto positivo da Cogna na vida dos estudantes e o crescimento sustentável do negócio. 

A diferença entre educação e aprendizagem

Seguindo a noção de que pessoas são vitais no processo de aprendizagem, a figura dos professores é uma engrenagem central para os processos educacionais. No entanto, Queiroz acredita que os docentes inseridos na realidade da educação pública não são treinados para lidar com a modernidade e, por conseguinte, não conseguem atender a todas as demandas de seus alunos.

“Há uma diferença muito grande entre o que é educação e o que é aprendizagem. O que as pessoas querem aprender? As escolas entregam ensino e os alunos recebem um monte de conteúdo sem saber se um dia isso lhes será útil. Precisamos mudar isso para a dinâmica da aprendizagem. As instituições de ensino devem entregar ao estudante aquilo que eles precisam para resolver um problema imediato”, defende Queiroz.

Esta entrega passa pela mudança de chave no mindset educacional dos professores. “É preciso treinar os professores para que eles também entendam a diferença de educação para aprendizagem. Isso seria um ganho enorme. Temos tantos professores brilhantes e todo mundo lembra de um professor bacana. Comumente, este é aquele que já aprendeu o conceito de aprendizagem e aborda a realidade de uma forma diferente”, finaliza o CMO.

Leia também: CMO Agenda: novo programa do Mundo do Marketing com maiores executivos do Brasil

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme