MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Já ouviu falar em data lake? Saiba como orientar as decisões através de dados

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

4 de abr. de 2022

CATEGORIA

Artigos

Falar de dados nas empresas é correr o risco de ser redundante. Afinal, com o rápido avanço da tecnologia, a geração deles cresce em ritmo exponencial. A questão é saber o que fazer com esse grande volume de informações. Dessa forma, a capacidade para armazená-lo e analisá-lo deve acompanhar a evolução. Não se trata, portanto, de saber como adquirir esses dados, uma vez que os recursos não são mais escassos nem desconhecidos. O dilema atual resume-se em saber quais respostas procurar. Diante disso, o conceito de data lake surge como a opção mais interessante às empresas, seja por sua flexibilidade para armazenar qualquer tipo de informação, seja pela escalabilidade e pelo valor financeiro.?

Antes de entender como isso ajuda no processo decisório, vamos às explicações. Um data lake pode ser definido como um repositório que unifica e centraliza dados de diferentes fontes, guardando qualquer informação que seja útil ao negócio. O custo baixo traz a vantagem de armazenar dados em seu estado bruto, sem a necessidade de modificá-los, possibilitando a criação de um histórico completo que simplifique o acesso. Assim, eles são escaláveis por suportarem volumes gigantescos de dados sem se limitarem pela unificação de diferentes sistemas de coleta – e por permitirem que as organizações realizem análises mais complexas e em tempo real. Mais do que isso: o dado em forma bruta oferece uma leitura constante para a resolução de novos problemas.

Saber trabalhar com os dados é um dos grandes desafios das empresas brasileiras. A Pesquisa Global de Gestão de Dados 2020, realizada pela Experian, mostra que metade das companhias do país não confia totalmente nas análises por conta do nível de imprecisão e dificuldade no entendimento dessas informações. Por isso, os custos decorrentes a má gestão dos dados são problemas para 87% das organizações no Brasil. O desafio pode ser ainda maior: levantamento ASG Technologies Group mostra que quase dois terços dos profissionais (63%) confirmaram o uso de dados imprecisos, desatualizados ou ruins como fonte de informação para a tomada de decisão.?

O projeto de Data Lake surge justamente para resolver esse problema. Imagine, por exemplo, um grupo de pessoas escalando uma montanha. Seja quem está começando ou quem já é experiente, é preciso ter uma base de apoio para executar os planos. É praticamente a mesma coisa com os dados: independentemente do nível de maturidade da companhia em relação aos dados, esse sistema pode levar o negócio até o próximo nível. Usá-lo apenas como fonte de armazenamento é possível, claro, mas para extrair todo o potencial é necessário desenvolver um verdadeiro projeto de data lake, que serão coletados, transformados e organizados de acordo com as necessidades pontuais, gerando valor, insights e, consequentemente, decisões mais estratégicas.?

Ao tirar proveito de todo o seu potencial, o projeto de data lake (que é composto não só por um data lake em si, mas por todo um ecossistema de banco de dados e softwares de ETL (Extract Transform Load), visualização e análise preditiva) é capaz de ampliar o uso de dados no processo de tomada de decisão do negócio. Uma de suas vantagens é aprofundar a compreensão da empresa sobre seu público-alvo, identificando o perfil, as necessidades, os interesses, entre outros. A integração de diferentes fontes de informação também facilita o entendimento sobre o comportamento dos usuários, abandonando a visão única de cenários isolados. Por fim, é possível gerar insights que percorrem toda a extensão da operação, auxiliando e reforçando as decisões estratégicas em diversos níveis do negócio, e facilitar a projeção de diferentes cenários no segmento em que atua.?

Não dá para negar a importância dos dados nos processos corporativos atualmente. É claramente o combustível no processo evolutivo de estratégia e tomada de decisão nos negócios. Contudo, tê-los em mãos não é mais garantia de sobrevivência. O segredo é saber quais perguntas devem ser respondidas em meio à infinidade de dados que são coletados e observados. Armazená-los em um mesmo local e deixá-los à disposição quando necessário é o primeiro passo para isso. Até porque as respostas já estão lá; só é preciso fazer agora as perguntas-chave que ajudarão a alavancar o crescimento da empresa.


COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme