A tecnologia está transformando a maneira como as marcas se conectam com as pessoas, e 2025 desponta como um marco nesse processo. Soluções como inteligência artificial (IA), big data e plataformas integradas estão impulsionando campanhas mais personalizadas e interativas, indo além de simplificar processos.
Neste panorama, o mercado global de tecnologia aplicada ao Marketing deverá ultrapassar US$ 13 bilhões até o final de 2025, com grande parte dos investimentos concentrados em IA e automação, conforme aponta um estudo conduzido pela Statista. O crescimento reflete o interesse em ferramentas que oferecem resultados mais precisos e em tempo real.
Os investimentos deverão colocar as empresas em um “pé de igualdade”, considerando que, nos níveis operacionais mais altos, todas terão acesso a mecanismos semelhantes. Na avaliação de Thiago Finch, CEO da Ticto, as organizações que utilizarem o aparato tecnológico com mais eficiência na personalização dos serviços sairão na frente.
Ele destaca que as marcas precisam ir além do básico e entender o comportamento do cliente é o mínimo. O verdadeiro diferencial está em prever necessidades antes mesmo que o consumidor as perceba. Isso só é possível com tecnologia integrada e análise inteligente – campos que ganharão novas dimensões com o avanço da IA.
Plataformas integradas: um novo patamar
Ferramentas que centralizam canais como redes sociais, e-mails e aplicativos já são amplamente utilizadas. Essas plataformas simplificam operações, permitem ajustes em tempo real e otimizam os resultados com base no comportamento do consumidor. Estes diferenciais são cruciais para aumentar o engajamento dos leads.
O avanço da IA é o grande alicerce dessa transformação. Cada vez mais cobiçada por grandes empresas, a tecnologia deverá ganhar atualizações que aumentarão ainda mais a capacidade de processamento de grandes volumes de dados com rapidez. Isso facilita a identificação de tendências, a previsão de comportamentos e o ajuste em tempo real de campanhas.
As melhorias beneficiam de forma direta a automação, uma das grandes estrelas da nova era tecnológica e um pilar essencial para o caráter de integração. Munidas dessas ferramentas, lojas online podem disparar ofertas hiperpersonalizadas, com base no histórico de compras de cada cliente.
Este cuidado é particularmente importante: as pessoas estão cada vez mais atentas às mensagens que recebem e 71% dos clientes esperam interações personalizadas e se frustram quando recebem conteúdos genéricos, conforme aponta uma pesquisa publicada pela McKinsey. Isso tem colocado a personalização como uma prioridade absoluta para as empresas.
Além disso, Finch ressalta que os consumidores esperam respostas quase instantâneas, e a IA oferece essa agilidade. Neste contexto, o investimento em tecnologia, seja em atendimentos automatizados ou na sugestão de produtos específicos, torna-se indispensável para a competitividade das empresas. Paradoxalmente, analisa o CEO, ao ser altamente automatizado e preciso, o Marketing se torna mais humano.
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