Começou nesta segunda-feira (06), em Las Vegas, a Consumer Electronics Show (CES) 2025. Considerada a maior feira de tecnologia do mundo, neste ano, a organização reúne mais de 4.500 expositores e cerca de 138 mil participantes.
No primeiro dia de apresentações, representantes de empresas como L’Oréal, LG e Samsung deixaram claro que a IA generativa será um dos principais focos das marcas para 2025. As novidades apresentadas pelas marcas indicam que o escopo de uso da tecnologia será significativamente expandido.
As gigantes sul-coreanas aproveitaram o primeiro dia de evento para anunciar as novas linhas de TVs inteligentes para 2025. Ambas as fabricantes estão adicionando seções dedicadas à IA em seus dispositivos, e algumas das novidades incluem acesso ao assistente, Copilot da Microsoft.
Ainda na segunda-feira, a Nvidia apresentará algumas de suas novidades para o ano. A partir de terça-feira (07), quando a feira será oficialmente aberta ao público, empresas como Lenovo e Asus apresentarão ao público soluções que deverão engrossar o coro sobre a utilização da IA para aprimorar a experiência do usuário e otimizar processos.
Outros destaques
A mobilidade avançada também ganha destaque, com inovações que vão além dos veículos autônomos, abrangendo tecnologias para agricultura e outras indústrias. A John Deere, por exemplo, anunciou uma série de novos veículos totalmente autônomos que, segundo a empresa, irão revolucionar a agricultura, a jardinagem e a construção.
Entre os novos veículos apresentados estão um trator autônomo, um cortador de grama robótico, um caminhão basculante sem tripulação e outro trator sem motorista, projetado especificamente para pomares.
Já os criadores do alimentador inteligente Bird Buddy lançaram a câmera Petal, criada para monitorar a atividade geral em hortas e jardins, gerenciando o ciclo de evolução das sementes e a polinização dos ambientes através da visita de abelhas. Como sugere o nome, o dispositivo se assemelha a uma flor para se misturar ao ambiente.
A câmera 4K de 12 megapixels utiliza um sistema de IA para identificar plantas e insetos através de um aplicativo complementar. Também é possível interagir com um chatbot de IA que fornece informações úteis sobre as atividades capturadas pela câmera e oferece dicas sobre jardinagem e cultivo de plantas.
As tecnologias voltadas para a acessibilidade são outro ponto de destaque na CES 2025, refletindo um compromisso global pela promoção da inclusão através da tecnologia. Além disso, o evento aborda questões de sustentabilidade, com expositores apresentando soluções para desafios globais, como acesso a alimentos, água limpa e ar puro.
Leia também: L'Oréal apresenta dispositivo capaz de ler a idade da pele em cinco minutos
COMPARTILHAR ESSE POST