O Insper contratou a Adobe Experience Cloud para desenvolver seu novo site – e principal ferramenta de Marketing – e melhorar a experiência digital dos visitantes e dos alunos da instituição. O resultado foi um aumento em 30% no tempo de engajamento do usuário de homepage e aumento na taxa de retorno de usuários (DAU-MAU) em 157%.
Pilar fundamental para o processo de maturação digital do Insper, a personalização da jornada do usuário é um tema central para a parceria. Uma das ferramentas utilizadas durante o processo de reformulação foi o AEM (Adobe Experience Manager) que traz soluções de IA da Adobe para fazer a automação e personalização de conteúdo em larga escala.

Sob a estratégia de direcionar conteúdos mais relevantes e adaptados às necessidades individuais de cada visitante, o conceito central da iniciativa passa pela ideia de que as boas experiências de navegação são cruciais para engajar alunos e potenciais estudantes do Insper.
A plataforma passou a utilizar dados comportamentais para oferecer conteúdos específicos conforme o perfil e o histórico de navegação de cada usuário. Esta mudança, segundo Tiago Grinman, Diretor de Vendas da Adobe, parte do princípio de que “o aluno é um consumidor, e o Insper, hoje, não compete mais só com outras instituições de ensino, mas também com outras boas experiências vividas por cada estudante”.

Além da melhoria da experiência de navegação, André Filipe de Moraes Batista, Diretor de Tecnologia da Informação do Insper, reporta avanços na comunicação com os alunos, melhorias no contato com o público geral ao divulgar publicações científicas e eventos e aumentos nas conversões das visitas da audiência externa em novos alunos.
"A plataforma trouxe uma internacionalização muito interessante, com um crescimento de 200% no número de visitantes utilizando a versão em inglês do site. A audiência nas nossas páginas de eventos, que ocorrem diariamente, teve um crescimento de aproximadamente 80% em relação aos períodos anteriores com ferramentas antigas”, narra Moraes.
Desdobramentos em IA e automação
Com Inteligência Artificial e automação, informações sobre mais de 60 cursos agora são atualizadas em tempo real. A versatilidade está ligada à Turing, nova ferramenta de busca do Insper, que permite acesso a pesquisas, artigos e publicações do corpo docente.
Durante a fase de desenvolvimento, os engenheiros levaram três dias para processar mais de 6 mil páginas de conteúdo. A solução foi criada para atender ao usuário que deseja explorar tudo o que a instituição de ensino oferece a respeito de um determinado assunto e permite que os visitantes acessem volumes do acervo em segundos.

Nas próximas fases da colaboração, Insper e Adobe planejam expandir a personalização para outros canais de comunicação, garantindo aos estudantes uma experiência omnicanal real ao interagir com comunicações disparadas pela instituição. Os planos incluem e-mails e notificações personalizadas com base no histórico de interação e recomendações em redes sociais conforme o comportamento do usuário – um misto entre o que a empresa precisa mostrar e o que o cliente quer ver.
"Definimos diferentes públicos-alvo, como candidatos de pós-graduação, pessoas interessadas em pesquisa, professores, novos colaboradores e a própria comunidade, analisando como cada um poderia se beneficiar do conteúdo e do canal digital. Estamos agora em um processo de detalhamento dessas jornadas, garantindo a transição para a omnicanalidade. Com a nova ferramenta, começamos a identificar oportunidades para desenhar e aprimorar esses mecanismos”, finaliza André.
Leia também: Adobe lança programa “Parcerias com Universidades” no Brasil
COMPARTILHAR ESSE POST