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Inovação sensorial e temas inéditos marcam tendências para o Natal 2025

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Tempo de Leitura 2 min

DATA

23 de abr. de 2025

CATEGORIA

Reportagens

Para além das luzes e enfeites clássicos, o Natal de 2025 promete ser um espetáculo de criatividade, tecnologia e emoção. Quem garante é a 2a1 Cenografia, empresa de ambientações temáticas para o varejo e criadora de experiências dos principais shoppings brasileiros. A empresa reuniu mais de 300 empreendimentos de todo o Brasil e América Latina em seu showroom exclusivo, realizado em São Paulo, com o objetivo de antecipar as tendências para o fim do ano.

Com mais de 20 novos temas licenciados e inéditos, a 2a1 aposta em universos que unem apelo emocional, tecnologia e interatividade. Personagens como Wicked, Wonka, Harry Potter, Lego, Moana, Shrek e Smurfs ganham protagonismo em cenários natalinos brasileiros. Já franquias queridinhas como Mickey, Bluey, Looney Tunes, Cocomelon e Coca-Cola retornam em versões repaginadas, com novas experiências sensoriais.

“O público ama novidade. Variar os temas e apostar em ideias inéditas é o que garante encantamento ano após ano. Isso faz com que as famílias queiram voltar e cria uma lembrança afetiva duradoura com a marca do shopping”, explica Danielle Paulino, sócia-fundadora e diretora comercial da 2a1 Cenografia, em entrevista ao Mundo do Marketing.


Mais que decoração: o Natal como experiência

Segundo Danielle, os temas mais inovadores são aqueles que aliam personagens clássicos à tecnologia e à participação ativa do público. Realidade aumentada, oficinas, jogos e ambientes instagramáveis fazem parte do novo repertório natalino da marca. 

“O que mais engaja o público é quando a cenografia não é só para olhar, mas para viver a experiência. Criar cenários onde as crianças podem interagir, tirar fotos com seus personagens favoritos ou participar de atividades como escrever cartinhas para o Papai Noel ou participar de oficinas de enfeites de Natal, que depois vão para casa,  faz toda a diferença. As pessoas amam se sentir parte da magia do Natal e isso gera um engajamento super positivo! Mas o Papai Noel ainda é a grande estrela do Natal e é assim que deve ser.

Além das franquias, a 2a1 apresentou também criações autorais como o Natal dos Sonhos, Natal na Fazenda, Casa do Papai Noel e o delicado Natal dos Ursos, que exploram narrativas emocionais e afeto como protagonistas da experiência.


O showroom simulou em tamanho real como os projetos serão exibidos nos shoppings em dezembro, oferecendo aos gestores de Marketing uma experiência imersiva com os produtos finais. “Transformamos o Natal em um palco vivo de encantamento. O segredo está na surpresa, na inovação e na capacidade de emocionar”, explica Danielle.

Com projetos que variam de R$ 500 mil a R$ 2 milhões, o Natal continua sendo o período mais relevante para os shoppings centers. “Mais do que decorar, criamos experiências imersivas que impactam o fluxo, as vendas e a lembrança de marca”.

Leia também: Produção Virtual: o início de uma nova era na construção de campanhas de Marketing

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Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

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