Foi ao ar na última segunda-feira, dia 25, o primeiro episódio da série Trade Show, idealizada pelo Mundo do Marketing e pela SuperVarejo. A estreia, apresentada pelo sócio-fundador do Mundo do Marketing, Bruno Mello, teve a curadoria de Simone Terra e a participação de Fabiano Benedetti, Head de Marketing e Novos Negócios na APAS, Deise Souza, Gerente de Trade Marketing na J Macêdo e Gabriel Gerbasi, Gerente Nacional de Trade Marketing na Reckitt.
O episódio inaugural teve o tema “Trade Marketing: escopo da área e importância para as empresas”, que foi debatido entre os participantes. Logo no começo do debate, Simone ressaltou que o surgimento do Trade Marketing, no final dos anos 1990, oferece, por si só, pistas sobre o escopo moderno da estratégia.
Com a expansão da indústria e do varejo, marcas tiveram que se adaptar para enfrentar as ameaças de uma concorrência cada vez mais implacável. O novo panorama alterou completamente o comportamento dos consumidores, que ao encontrarem uma infinidade de novas opções em produtos e serviços, tornaram-se o centro da relação comercial e passaram a ser “infiéis” à marcas específicas, flertando com o novo sempre que possível.
Logo, a indústria percebeu que o próprio sucesso estava condicionado ao sucesso dos revendedores parceiros - e dessa percepção, nascia a essência do Trade Marketing como o conhecemos. “Os fabricantes sabiam que não conseguiriam vender caso os varejistas não colocassem os produtos na altura dos olhos dos consumidores que passavam pelas gôndolas. Assim, ficou claro que o sucesso dependia de uma estratégia robusta dentro das estruturas comerciais, que carregavam - e ainda carregam - grande potencial para impactar a decisão do consumidor no ponto de venda”, pontua Simone.
Vantagens e desafios do Trade Marketing
O Trade se encarrega de fazer com que os consumidores visualizem e interajam com o produto, envolvendo-se com a história comumente contada pela embalagem. Desde sempre, a abordagem trouxe vantagens significativas para o setor de varejo, e os supermercados foram um dos principais beneficiados.
Respirando diariamente a atmosfera dos supermercados brasileiros, Benedetti destaca que o Trade trouxe inúmeros avanços que contribuíram para engajar o consumidor, atraí-lo para as lojas e criar experiências novas. “As unidades deixaram de ser pontos de abastecimento sem quaisquer atrativos e se transformaram em grandes palcos para experiências, não só do ponto de vista da degustação, mas também com o lançamento de produtos e inovações nas embalagens. Com o Trade, tudo mudou, inclusive a forma de se comprar”, reflete.
Assumindo o papel de ponte entre fabricantes e lojistas, os profissionais de Trade Marketing enfrentam desafios bastante específicos para o setor. Para Deise, a comunicação é o principal deles. “Precisamos falar uma coisa e garantir que essa informação chegue intacta na outra ponta, que é o time de vendas, para fazer essa sinergia acontecer. Para isso, precisamos entender a estratégia que vem do Marketing e repassar isso a frente de forma clara e linear, esclarecendo os pontos e explicando os porquês em todas as etapas do processo”, conta.
A importância de eliminar os percalços na comunicação ganha ainda mais importância para o enfrentamento de outro desafio comum aos profissionais de trade: a sintonia entre os times. Neste contexto, Gabriel destaca que a dificuldade de alinhamento entre as áreas não é algo incomum. “No varejo, negociamos um plano de ação com a matriz, mas às vezes, ao chegar a uma loja, a informação sobre o que foi planejado não chegou ao gerente, e por vezes, ele se recusa a executar o plano da maneira determinada”, explicou.
A série O primeiro episódio do Mundo do Marketing Trade Show ficará disponível no canal do Mundo do Marketing no YouTube até o dia 2 de outubro. O conteúdo da série se desdobrará em outros cinco episódios dedicados a desmistificar as diversas nuances do Trade Marketing com o auxílio de profissionais e especialistas que são referências na área, seguindo a dinâmica do primeiro episódio.
O segundo episódio da série terá o tema “Gestão voltada a sell out: integração comercial e trade”, e será exibido também no YouTube, gratuitamente, no dia 10 de outubro. Para não perder os lançamentos, os interessados podem se cadastrar no site do Mundo do Marketing para receber os links das lives.
Confira o cronograma e o tema das próximas transmissões:
10 de outubro - Gestão voltada a sell out: integração comercial e trade. 24 de outubro - Integração de Marketing. 07 de novembro - Trade Digital. 21 de novembro - Ativação do ponto de venda. 05 de dezembro - Trade Marketing no varejo. Leia também: Trade Marketing: 4 dicas para criar sua estratégia e profissionalizar canais de venda
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