MADE POSSIBLE BY

Powered by

IA no Marketing gera crescimento de receita em até 6 vezes

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

22 de jul. de 2025

CATEGORIA

Notícias

A inteligência artificial (IA) está redefinindo as fronteiras do Marketing e ampliando o fosso entre líderes e retardatários. Empresas que adotam IA com eficiência geram, em média, um crescimento de receita seis vezes maior do que os concorrentes — gastando apenas 1,5 vez mais em Marketing, conforme aponta um novo estudo global conduzido pela Bain.

Empresas líderes estão se distanciando das concorrentes ao adotar estratégias orientadas por dados, testes contínuos e tecnologias modulares baseadas em IA. Na prática, elas são dez vezes mais propensas a considerar a inteligência artificial como uma capacidade essencial. Isso se reflete na amplitude do uso: elas são seis vezes mais propensas a ter 25 ou mais aplicações de IA em produção. 

Embora a maioria das empresas — líderes e retardatárias — afirmem acreditar na inovação (57% e 48%, respectivamente), a diferença real está na execução. As organizações líderes são oito vezes mais propensas a realizar cem ou mais experimentos por mês, transformando intenção em ação. Também são duas vezes mais eficazes em escalar aprendizados dessas experiências entre diferentes áreas da companhia.


O uso de ferramentas tecnológicas maduras é outro diferencial claro. Quase metade (44%) das empresas líderes executam campanhas com uma visão integrada do consumidor, permitindo ajustes em tempo real conforme a demanda. Elas também são oito vezes mais propensas a utilizar tecnologias personalizáveis com base em inteligência artificial, moldadas para atender a diferentes objetivos de negócios. 

Segundo Lucas Brossi, sócio e líder de Inteligência Artificial da Bain na América do Sul, a superioridade dessas companhias está no uso estratégico da tecnologia. Elas combinam expertise técnica com insights humanos e enriquecem dados primários por meio de análises preditivas, antecipando as necessidades dos consumidores e experimentando continuamente novos formatos.


Neste cenário, a Bain aponta uma ruptura conceitual com os tradicionais “4 Cs” do Marketing — Cliente, Custo, Conveniência e Comunicação — e propõe uma nova estrutura baseada em quatro pilares que refletem as exigências contemporâneas de agilidade, personalização e escala:

1. IA abrangente: líderes têm 10 vezes mais chances de considerar IA e machine learning como capacidades essenciais, o que se traduz em um crescimento em vendas mais que duas vezes superior. Também estão muito mais avançadas na aplicação prática: têm seis vezes mais probabilidade de operar com 25 ou mais casos de uso de IA em produção, incluindo IA generativa aplicada a jornadas de cliente, mídia, campanhas e testes criativos.

2. Obsessão pelo consumidor: líderes de mercado enriquecem seus dados primários com dados de terceiros com quatro vezes mais frequência do que as demais e usam IA para processar essas informações, alcançando mais que o dobro de crescimento médio em vendas.

3. Experimentação contínua: as empresas com melhor desempenho realizam mais de 100 experimentos mensais de Marketing com oito vezes mais frequência do que as outras, e têm o dobro de chances de escalar esses aprendizados internamente. A IA, ao reduzir o custo marginal de produção de conteúdo, favorece esse ciclo ágil de testes e iteração.

4. Destaque no mercado: as líderes se destacam por equilibrar branding com tecnologias automatizadas. São 2,5 vezes mais propensas a operar com infraestruturas maduras de Marketing em quatro frentes: coleta e enriquecimento de dados, mensuração, automação e gestão de fluxos de trabalho. Também têm oito vezes mais chances de usar IA personalizável em múltiplos contextos de negócio.

Leia também: Como usar a inteligência artificial na estratégia de Marketing de pequenas empresas

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar